Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Herbert Gomes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-111707/
Resumo: O presente trabalho teórico possui como tese a necessária compreensão da base biológica da cognição humana, para reconhecermos que a origem das referências dos fenômenos estudados pelas Ciências se dá a partir da nossa correlação interna, a qual surge na experiência dos sujeitos como observadores individualmente e coletivamente. No percurso do trabalho identificamos as concepções relacionadas à interação humana por meio da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e as suas implicações para o Ensino de Ciências da Natureza. De acordo com Humberto Maturana (2006) não podemos evitar nossa biologia, ou seja, nossa constituição estrutural do organismo enquanto ser biológico, que influência diretamente no modo como interagimos e como aprendemos. Explicitamos, também, os paradigmas em torno das pesquisas sobre a cognição e como a Biologia do Conhecer se diferencia em relação a outros programas de estudo, ao mesmo tempo, destacamos os conceitos fundamentais que trazem uma perspectiva, por meio do observador, para a educação científica. Os referidos conceitos abrem uma área própria de pesquisa para o ensino de Ciências da Natureza, que denominamos de Biointeracionismo.
id USP_64ae9219b2723dbe0671b776f451dc1e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26072018-111707
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da naturezaBiology of the knowledge: fundamentals of a biointeractionist theory on cognition for teaching the natural sciencesBiointeracionismoBiointeractionBiologia do ConhecerBiology of KnowledgeCogniçãoCognitionEnsino de CiênciasHumberto MaturanaHumberto MaturanaInteraçãoInteractionScience TeachingO presente trabalho teórico possui como tese a necessária compreensão da base biológica da cognição humana, para reconhecermos que a origem das referências dos fenômenos estudados pelas Ciências se dá a partir da nossa correlação interna, a qual surge na experiência dos sujeitos como observadores individualmente e coletivamente. No percurso do trabalho identificamos as concepções relacionadas à interação humana por meio da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e as suas implicações para o Ensino de Ciências da Natureza. De acordo com Humberto Maturana (2006) não podemos evitar nossa biologia, ou seja, nossa constituição estrutural do organismo enquanto ser biológico, que influência diretamente no modo como interagimos e como aprendemos. Explicitamos, também, os paradigmas em torno das pesquisas sobre a cognição e como a Biologia do Conhecer se diferencia em relação a outros programas de estudo, ao mesmo tempo, destacamos os conceitos fundamentais que trazem uma perspectiva, por meio do observador, para a educação científica. Os referidos conceitos abrem uma área própria de pesquisa para o ensino de Ciências da Natureza, que denominamos de Biointeracionismo.This theoretical work presents and defends as a thesis the necessity of understanding the biological basis of human cognition to acknowledge that the references origin from researched sciences phenomena came from the internal correlations of humans, in which come up from the experience of the subject both as individual observer and as collective observer. During the course of this research, conceptions were identified and associated to human interaction by means of Biology of Cognition by Humberto Maturana and its implications in natural sciences teaching. According to the biology of cognition, we cannot avoid our biology, in other words, our structural constitution as an organism while being a biological being directly influence the way we interact and how we learn. Besides that, it is displayed paradigms that dwell upon cognition research and how the biology of cognition differs from other study programs and at the same time it is highlight the fundamental concepts which brings a perspective, through the observer, for the for scientific education. The research developed during the preparation of this thesis and the fundamental concepts of biology of cognition open their own research area in natural sciences teaching field, called here as Biointeraction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalachias, Maria Elena InfanteSilva, Herbert Gomes da2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-111707/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-26072018-111707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza
Biology of the knowledge: fundamentals of a biointeractionist theory on cognition for teaching the natural sciences
title Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza
spellingShingle Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza
Silva, Herbert Gomes da
Biointeracionismo
Biointeraction
Biologia do Conhecer
Biology of Knowledge
Cognição
Cognition
Ensino de Ciências
Humberto Maturana
Humberto Maturana
Interação
Interaction
Science Teaching
title_short Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza
title_full Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza
title_fullStr Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza
title_full_unstemmed Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza
title_sort Biologia do conhecer: fundamentos de uma teoria biointeracionista sobre a cognição para ensino de ciências da natureza
author Silva, Herbert Gomes da
author_facet Silva, Herbert Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malachias, Maria Elena Infante
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Herbert Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Biointeracionismo
Biointeraction
Biologia do Conhecer
Biology of Knowledge
Cognição
Cognition
Ensino de Ciências
Humberto Maturana
Humberto Maturana
Interação
Interaction
Science Teaching
topic Biointeracionismo
Biointeraction
Biologia do Conhecer
Biology of Knowledge
Cognição
Cognition
Ensino de Ciências
Humberto Maturana
Humberto Maturana
Interação
Interaction
Science Teaching
description O presente trabalho teórico possui como tese a necessária compreensão da base biológica da cognição humana, para reconhecermos que a origem das referências dos fenômenos estudados pelas Ciências se dá a partir da nossa correlação interna, a qual surge na experiência dos sujeitos como observadores individualmente e coletivamente. No percurso do trabalho identificamos as concepções relacionadas à interação humana por meio da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e as suas implicações para o Ensino de Ciências da Natureza. De acordo com Humberto Maturana (2006) não podemos evitar nossa biologia, ou seja, nossa constituição estrutural do organismo enquanto ser biológico, que influência diretamente no modo como interagimos e como aprendemos. Explicitamos, também, os paradigmas em torno das pesquisas sobre a cognição e como a Biologia do Conhecer se diferencia em relação a outros programas de estudo, ao mesmo tempo, destacamos os conceitos fundamentais que trazem uma perspectiva, por meio do observador, para a educação científica. Os referidos conceitos abrem uma área própria de pesquisa para o ensino de Ciências da Natureza, que denominamos de Biointeracionismo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-111707/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-111707/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257396675608576