Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, G. P.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-07122023-180900/
Resumo: Esta tese teve como objetivo identificar de que maneira o espaço interferia na ação lúdica da criança e como as propriedades do ambiente modificavam o seu brincar, levando-se em consideração os fatores organizacionais e multissensoriais presentes nas múltiplas dimensões e territórios lúdicos. Procurou também caracterizar o brincar da criança contemporânea nos locais públicos e áreas verdes urbanas, apontando se há diferenças entre a estrutura e a percepção do brincar nas cinco regiões do país, de acordo com o perfil sociodemográfico e com fatores socioeconômicos. Considerou-se também os benefícios do brincar para o desenvolvimento integral e sua interface com a saúde mental infantil, e para contemplar as bases desta pesquisa, foi feita uma revisão de escopo com o intuito de identificar, analisar e sintetizar os estudos sobre o brincar da criança nos diversos contextos urbanos. Foi realizada ainda uma pesquisa empírica da qual participaram 431 sujeitos a partir de 18 anos, perfilados como pais, mães e pessoas que cuidam de crianças, mas sem filhos, das cinco regiões do país. O embasamento teórico trouxe achados singulares e fez uma interface muito rica com os estudos no campo Multidisciplinar de Saúde, Arquitetura, Planejamento Urbano e Políticas Ambientais, além de uma vasta transversalidade entre os eixos temáticos da Saúde Mental, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil. Validou-se o âmbito do território urbano de acordo com pressupostos biológicos, políticos e sociais das paisagens e espaços públicos, visando a compreensão dos impactos do ambiente e do design no bem-estar e no desenvolvimento biopsicossocial da sociedade. Na revisão de escopo foram destacados quatro eixos de análise de estudos relevantes para as pesquisas multidisciplinares, a saber: Benefícios para a Saúde Mental, Barreiras de Acesso aos Parques e Espaços Lúdicos, Relações Socioeconômicas e Multiétnicas, Características Desejadas nos Espaços Verdes ao Ar Livre. Os resultados indicaram que existe uma incidência mais frequente de transtornos mentais em áreas urbanas, especialmente nas cidades de maior porte. Na pesquisa empírica, as análises identificaram que há um entendimento sobre a importância do brincar da criança contemporânea nas áreas livres e espaços verdes urbanos, abrindo campo para amplas discussões em relação às políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento sustentável e à implementação de espaços coletivos de lazer e recreação. Ficou evidente também que o uso de celulares e dispositivos para jogos eletrônicos é muito frequente e que as crianças passam um tempo excessivo em frente às telas. Embora os espaços públicos urbanos sejam considerados ambientes de fundamental importância para o enriquecimento das experiências infantis, as crianças contemporâneas não desfrutam suficientemente de seus benefícios, o que concerne ainda mais relevância a esta pesquisa, que traz a perspectiva da ludicidade como ancoragem necessária ao pleno desenvolvimento do potencial humano.
id USP_64bf8a53b9744d9adbf9c1180923a6c8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07122023-180900
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicosContemporary children\'s playful activity in public spacesAção LúdicaÁreas verdes urbanasBrincar espontâneoChild developmentContemporary childCriança contemporâneaDesenvolvimento infantilEspaços públicosPlayful ActionPublic spaces.Spontaneous playUrban green areasEsta tese teve como objetivo identificar de que maneira o espaço interferia na ação lúdica da criança e como as propriedades do ambiente modificavam o seu brincar, levando-se em consideração os fatores organizacionais e multissensoriais presentes nas múltiplas dimensões e territórios lúdicos. Procurou também caracterizar o brincar da criança contemporânea nos locais públicos e áreas verdes urbanas, apontando se há diferenças entre a estrutura e a percepção do brincar nas cinco regiões do país, de acordo com o perfil sociodemográfico e com fatores socioeconômicos. Considerou-se também os benefícios do brincar para o desenvolvimento integral e sua interface com a saúde mental infantil, e para contemplar as bases desta pesquisa, foi feita uma revisão de escopo com o intuito de identificar, analisar e sintetizar os estudos sobre o brincar da criança nos diversos contextos urbanos. Foi realizada ainda uma pesquisa empírica da qual participaram 431 sujeitos a partir de 18 anos, perfilados como pais, mães e pessoas que cuidam de crianças, mas sem filhos, das cinco regiões do país. O embasamento teórico trouxe achados singulares e fez uma interface muito rica com os estudos no campo Multidisciplinar de Saúde, Arquitetura, Planejamento Urbano e Políticas Ambientais, além de uma vasta transversalidade entre os eixos temáticos da Saúde Mental, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil. Validou-se o âmbito do território urbano de acordo com pressupostos biológicos, políticos e sociais das paisagens e espaços públicos, visando a compreensão dos impactos do ambiente e do design no bem-estar e no desenvolvimento biopsicossocial da sociedade. Na revisão de escopo foram destacados quatro eixos de análise de estudos relevantes para as pesquisas multidisciplinares, a saber: Benefícios para a Saúde Mental, Barreiras de Acesso aos Parques e Espaços Lúdicos, Relações Socioeconômicas e Multiétnicas, Características Desejadas nos Espaços Verdes ao Ar Livre. Os resultados indicaram que existe uma incidência mais frequente de transtornos mentais em áreas urbanas, especialmente nas cidades de maior porte. Na pesquisa empírica, as análises identificaram que há um entendimento sobre a importância do brincar da criança contemporânea nas áreas livres e espaços verdes urbanos, abrindo campo para amplas discussões em relação às políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento sustentável e à implementação de espaços coletivos de lazer e recreação. Ficou evidente também que o uso de celulares e dispositivos para jogos eletrônicos é muito frequente e que as crianças passam um tempo excessivo em frente às telas. Embora os espaços públicos urbanos sejam considerados ambientes de fundamental importância para o enriquecimento das experiências infantis, as crianças contemporâneas não desfrutam suficientemente de seus benefícios, o que concerne ainda mais relevância a esta pesquisa, que traz a perspectiva da ludicidade como ancoragem necessária ao pleno desenvolvimento do potencial humano.This thesis aimed to identify how space interfered in the child\'s playful action and how the properties of the environment modified their play, considering the organizational and multisensory factors present in the multiple dimensions and playful territories. It also sought to characterize contemporary childrens play in public places and urban green areas, pointing out whether there are differences between the structure and perception of play in the five regions of the country, according to the sociodemographic profile and socioeconomic factors. The benefits of playing for the integral development and its interface with children\'s mental health were also considered, and to contemplate the bases of this research, a scope review was carried out in order to identify, analyze and synthesize the studies on children\'s play in various urban contexts. It was also carried out an empirical research in which 431 subjects aged over 18 years participated, profiled as fathers, mothers and people who take care for children, but without children, from the five regions of the country. The theoretical basis brought unique findings and made a very rich interface with studies in the multidisciplinary field of Health, Architecture, Urban Planning and Environmental Policies, in addition to a vast transversality between the thematic axes of Mental Health, Playfulness and Child Development. The scope of the urban territory was validated according to biological, political and social assumptions of landscapes and public spaces, aiming to understand the impacts of the environment and design on the well-being and biopsychosocial development of society. In the scoping review, four axes of analysis of studies relevant to multidisciplinary research were highlighted, namely: Benefits for Mental Health, Acess Barriers to Parks and Playful Spaces, Socioeconomic and Multiethnic Relations, Desired Characteristics in Outdoor Green Spaces. The results indicated that there is a more frequent incidence of mental disorders in urban areas, especially in larger cities. In the empirical research, the analyses identified that there is an understanding about the importance of contemporary children\'s play in free areas and urban green spaces, making room for broad discussions in relation to public policies favorable to sustainable development and the implementation of collective spaces for leisure and recreation. It was also evident that the use of cell phones and devices for electronic games is very frequent and that children spend excessive time in front of screens. Although urban public spaces are considered environments of fundamental importance for the enrichment of children\'s experiences, contemporary children do not sufficiently enjoy their benefits, which concerns even more relevance to this research, bringing the perspective of playfulness as a necessary anchorage for the full development of human potential.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAgli, Betania Alves Veiga DellDantas, G. P.2023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-07122023-180900/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-11T14:09:03Zoai:teses.usp.br:tde-07122023-180900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-11T14:09:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos
Contemporary children\'s playful activity in public spaces
title Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos
spellingShingle Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos
Dantas, G. P.
Ação Lúdica
Áreas verdes urbanas
Brincar espontâneo
Child development
Contemporary child
Criança contemporânea
Desenvolvimento infantil
Espaços públicos
Playful Action
Public spaces.
Spontaneous play
Urban green areas
title_short Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos
title_full Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos
title_fullStr Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos
title_full_unstemmed Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos
title_sort Atividade lúdica da criança contemporânea nos espaços públicos
author Dantas, G. P.
author_facet Dantas, G. P.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agli, Betania Alves Veiga Dell
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, G. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Ação Lúdica
Áreas verdes urbanas
Brincar espontâneo
Child development
Contemporary child
Criança contemporânea
Desenvolvimento infantil
Espaços públicos
Playful Action
Public spaces.
Spontaneous play
Urban green areas
topic Ação Lúdica
Áreas verdes urbanas
Brincar espontâneo
Child development
Contemporary child
Criança contemporânea
Desenvolvimento infantil
Espaços públicos
Playful Action
Public spaces.
Spontaneous play
Urban green areas
description Esta tese teve como objetivo identificar de que maneira o espaço interferia na ação lúdica da criança e como as propriedades do ambiente modificavam o seu brincar, levando-se em consideração os fatores organizacionais e multissensoriais presentes nas múltiplas dimensões e territórios lúdicos. Procurou também caracterizar o brincar da criança contemporânea nos locais públicos e áreas verdes urbanas, apontando se há diferenças entre a estrutura e a percepção do brincar nas cinco regiões do país, de acordo com o perfil sociodemográfico e com fatores socioeconômicos. Considerou-se também os benefícios do brincar para o desenvolvimento integral e sua interface com a saúde mental infantil, e para contemplar as bases desta pesquisa, foi feita uma revisão de escopo com o intuito de identificar, analisar e sintetizar os estudos sobre o brincar da criança nos diversos contextos urbanos. Foi realizada ainda uma pesquisa empírica da qual participaram 431 sujeitos a partir de 18 anos, perfilados como pais, mães e pessoas que cuidam de crianças, mas sem filhos, das cinco regiões do país. O embasamento teórico trouxe achados singulares e fez uma interface muito rica com os estudos no campo Multidisciplinar de Saúde, Arquitetura, Planejamento Urbano e Políticas Ambientais, além de uma vasta transversalidade entre os eixos temáticos da Saúde Mental, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil. Validou-se o âmbito do território urbano de acordo com pressupostos biológicos, políticos e sociais das paisagens e espaços públicos, visando a compreensão dos impactos do ambiente e do design no bem-estar e no desenvolvimento biopsicossocial da sociedade. Na revisão de escopo foram destacados quatro eixos de análise de estudos relevantes para as pesquisas multidisciplinares, a saber: Benefícios para a Saúde Mental, Barreiras de Acesso aos Parques e Espaços Lúdicos, Relações Socioeconômicas e Multiétnicas, Características Desejadas nos Espaços Verdes ao Ar Livre. Os resultados indicaram que existe uma incidência mais frequente de transtornos mentais em áreas urbanas, especialmente nas cidades de maior porte. Na pesquisa empírica, as análises identificaram que há um entendimento sobre a importância do brincar da criança contemporânea nas áreas livres e espaços verdes urbanos, abrindo campo para amplas discussões em relação às políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento sustentável e à implementação de espaços coletivos de lazer e recreação. Ficou evidente também que o uso de celulares e dispositivos para jogos eletrônicos é muito frequente e que as crianças passam um tempo excessivo em frente às telas. Embora os espaços públicos urbanos sejam considerados ambientes de fundamental importância para o enriquecimento das experiências infantis, as crianças contemporâneas não desfrutam suficientemente de seus benefícios, o que concerne ainda mais relevância a esta pesquisa, que traz a perspectiva da ludicidade como ancoragem necessária ao pleno desenvolvimento do potencial humano.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-07122023-180900/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-07122023-180900/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Reter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Reter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090495191711744