O ateliê do ator-encenador: \"enquadramento\", \"incidência\" e \"vulnerabilidade\" na poética da cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Rejane Kasting
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-20102014-114939/
Resumo: Esta pesquisa propõe uma estrutura de três funções mínimas articuladas (incidência, enquadramento e vulnerabilidade) para a orientação da criação e pedagogia do ator. A sua premissa é o par \"anteparo e impressão digital\" (extraído do trabalho do Prof. Dr. Armando Sergio da Silva na USP) como estrutural e a sua hipótese é o arranjo: vários anteparos (materiais) a um só tempo implicados na criação de uma impressão digital (inscrição do ator na poética da cena). O método é a criação assistida no \"Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do ator\", a articulação com a prática pedagógica, teoria teatral e pensamento lacaniano. Procedimentos são formalizados: a.) o jogo de enquadramento, e b.) o pré-jogo - espécie de híbrido entre partiturização e improvisação, fundamentado em uma articulação entre diferentes práxis (a Memorização Através da Escrita de Khan; o treino na imobilidade encontrado em Grotowski; visualização, verbalização e escrita em Kusnet, Stanislavski, Knebel, Adler, Spolin; o princípio da deformação e abstração performativos). São problematizadas duas oposições paradigmáticas (anti-dramático e anti-realista) concluindo-se por uma ética do hibridismo, através do desmonte dos arranjos para a extração de materiais e criação de um estilo de criação. À luz do conceito de \"figuras do objeto a\" encontrado em Dunker, a criação atoral é situada como algo que põe em questão os limites da forma e implica um excesso que aponta para um lugar de não inscrição na linguagem.
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spelling O ateliê do ator-encenador: \"enquadramento\", \"incidência\" e \"vulnerabilidade\" na poética da cenaThe Actor-Meteur en Scéne\'s Atelier: \"Framework\", \"Incidence\" and \"Vulnerability\" in Scene\'s PoeticsActorAtorCriação CênicaPedagogia do TeatroPostdramatisches Theater, PsychoanalysesPsicanáliseScenic CreationTeatro Pós-dramáticoTheater's PedagogyEsta pesquisa propõe uma estrutura de três funções mínimas articuladas (incidência, enquadramento e vulnerabilidade) para a orientação da criação e pedagogia do ator. A sua premissa é o par \"anteparo e impressão digital\" (extraído do trabalho do Prof. Dr. Armando Sergio da Silva na USP) como estrutural e a sua hipótese é o arranjo: vários anteparos (materiais) a um só tempo implicados na criação de uma impressão digital (inscrição do ator na poética da cena). O método é a criação assistida no \"Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do ator\", a articulação com a prática pedagógica, teoria teatral e pensamento lacaniano. Procedimentos são formalizados: a.) o jogo de enquadramento, e b.) o pré-jogo - espécie de híbrido entre partiturização e improvisação, fundamentado em uma articulação entre diferentes práxis (a Memorização Através da Escrita de Khan; o treino na imobilidade encontrado em Grotowski; visualização, verbalização e escrita em Kusnet, Stanislavski, Knebel, Adler, Spolin; o princípio da deformação e abstração performativos). São problematizadas duas oposições paradigmáticas (anti-dramático e anti-realista) concluindo-se por uma ética do hibridismo, através do desmonte dos arranjos para a extração de materiais e criação de um estilo de criação. À luz do conceito de \"figuras do objeto a\" encontrado em Dunker, a criação atoral é situada como algo que põe em questão os limites da forma e implica um excesso que aponta para um lugar de não inscrição na linguagem.This thesis proposes a structure for actor\'s pedagogy and creation, articulating three functions (incidence, framework, and vulnerability). Its premises are two structural concepts - \"anteparo\", and \"fingerprint\" - after Prof. Dr. Armando Sergio da Silva\'s work at USP. The hypothesis is the \"arrangement\": many \"anteparos\" (materials) at the same time implicated in the creation of a fingerprint (the actor\'s inscription in scene\'s poetics). The method is the assisted creation at the \"Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator\" - CEPECA (Center for Actor\'s Scenic Experimentations Research), articulated with the pedagogical practice, theater\'s theory, and the work of Jacques Lacan. Some procedures are formalized: a) the framework\'s game, and b) the pre-game - a hybrid between the creation of a physical score and improvisation, based on an articulation between different praxis (Khan\'s \"memorization through writing\"; Grotowski\'s \"immobility training\"; Kusnet\'s, Stanislavski\'s, Knebel\'s, Adler\'s, and Spolin\'s visualization, verbalization, and writing; and the principle of performative deformation and abstraction). Two paradigmatic oppositions (anti-dramatic and anti-realistic) are questioned and, in the end, an ethics of hybridism emerges through the dismantlement of arrangements for material\'s extraction and the creation of a creations\' style. In the light of Dunker\'s concept of \"figures of the objet petit a\", actor\'s creation is understood as something that questions the form\'s limits and implicates an excess that points out to something non-inscribed in language.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Armando Sérgio daArruda, Rejane Kasting2014-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-20102014-114939/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-20102014-114939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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