Percepção subjetiva de tempo durante a apreciação de música erudita ocidental: uma análise multidimensional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cocenas Silva, Raquel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-23092009-105225/
Resumo: A música tem sido utilizada na pesquisa de percepção subjetiva de tempo por apresentar características de estrutura temporal, como o ritmo, o andamento, os acentos musicais, entre outros. A combinação destes elementos durante a escuta musical suscita a ativação de processos de atenção e memória envolvidos no processamento da percepção temporal. Face à diversidade de elementos que compõem a estrutura da música erudita ocidental, a utilização de uma análise multidimensional (MDS) tem contribuído para a pesquisa na área de cognição musical uma vez que delimita dimensões a partir de uma representação perceptual. A MDS provém de uma família de técnicas de análise de proximidade de dados, que é obtida por meio do julgamento do participante, que compara vários objetos (estímulos) em vários traços (elementos), concomitantemente. A utilização desta técnica visou identificar dimensões que influenciaram a percepção subjetiva de tempo durante uma tarefa de apreciação musical. 48 participantes (músicos e não músicos) ouviram 16 trechos musicais (20 segundos) do repertório erudito ocidental e os associaram às durações de 16, 18, 20, 22 e 24 segundos. Através da MDS foi gerada uma solução bidimensional representando a distribuição dos trechos musicais em função do julgamento de similaridade temporal. Uma análise musicológica foi realizada para avaliar os elementos musicais comuns encontrados nos trechos agrupados próximos. Foram identificados os elementos andamento, intensidade, densidade timbral e tensão, tanto para os músicos como para os não músicos. Foram identificadas duas dimensões complementares, 1) tensão e densidade timbral e 2) andamento e intensidade para os participantes músicos e 1) andamento e intensidade e 2) densidade timbral para os participantes não músicos, como responsáveis pela alteração na percepção subjetiva de tempo durante a apreciação de música erudita ocidental.
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