Educar, catequizar e civilizar a infância: escola paroquial em uma comunidade do sertão da Bahia (1941-1957)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24112009-144649/ |
Resumo: | Este estudo se propõe a analisar concepções e práticas da Escola Paroquial do Povoado de Serrote, uma pequena comunidade no sertão da Bahia, entre 1941 e 1957; essa escola fazia parte de uma rede de escolas paroquiais fundadas pelo Padre austríaco cisterciense, Alfredo Haasler, no município de Jacobina - BA, que tinha como principal objetivo catequizar a população, contando com o apoio de parte da elite local. A implantação dessas escolas, além da realização de outros trabalhos assistenciais, tornou o referido padre uma figura extremamente conhecida e politicamente importante naquela região, exercendo muitas vezes uma influência maior que a do Estado. A escola paroquial possuía uma estrutura simples, funcionando com uma única classe, no sistema de ensino multisseriado, oferecendo ensino primário gratuito para crianças e adolescentes, oriundas de diferentes condições sociais. As professoras eram todas mulheres e solteiras, estando sujeitas a um rígido controle do comportamento; tendo o seu trabalho associado a uma missão religiosa. Com base em uma pedagogia tradicional, a escola procurava manter a ordem e a disciplina através da utilização de castigos físicos, bem como da distribuição de prêmios aos melhores alunos. A escola paroquial possuía uma sintonia com os valores patrióticos e nacionalistas propagados pelo Estado Novo, mesmo após a sua queda, sendo o civismo, ao lado da religião, um forte componente disciplinador. As festas cívicas e religiosas eram comemoradas com muito empenho, constituindo verdadeiros espetáculos, que envolviam toda a comunidade. A idéia de formar um cidadão católico, civilizado, higienizado e disciplinado, constituía o principal objetivo dessa escola. No entanto, havia resistências a esse sistema, identificadas através do cruzamento das diferentes fontes utilizadas na pesquisa (depoimentos orais, documentos escolares, jornais e fotografias), sendo possível perceber uma distância entre a norma e a prática. |
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Educar, catequizar e civilizar a infância: escola paroquial em uma comunidade do sertão da Bahia (1941-1957)Educating, catechizing and civilizing the childhood: parochial school in a an inland community in Bahia (1941-1957)CivismCivismoDisciplinaDisciplineEscola paroquialParochial schoolReligiãoReligionEste estudo se propõe a analisar concepções e práticas da Escola Paroquial do Povoado de Serrote, uma pequena comunidade no sertão da Bahia, entre 1941 e 1957; essa escola fazia parte de uma rede de escolas paroquiais fundadas pelo Padre austríaco cisterciense, Alfredo Haasler, no município de Jacobina - BA, que tinha como principal objetivo catequizar a população, contando com o apoio de parte da elite local. A implantação dessas escolas, além da realização de outros trabalhos assistenciais, tornou o referido padre uma figura extremamente conhecida e politicamente importante naquela região, exercendo muitas vezes uma influência maior que a do Estado. A escola paroquial possuía uma estrutura simples, funcionando com uma única classe, no sistema de ensino multisseriado, oferecendo ensino primário gratuito para crianças e adolescentes, oriundas de diferentes condições sociais. As professoras eram todas mulheres e solteiras, estando sujeitas a um rígido controle do comportamento; tendo o seu trabalho associado a uma missão religiosa. Com base em uma pedagogia tradicional, a escola procurava manter a ordem e a disciplina através da utilização de castigos físicos, bem como da distribuição de prêmios aos melhores alunos. A escola paroquial possuía uma sintonia com os valores patrióticos e nacionalistas propagados pelo Estado Novo, mesmo após a sua queda, sendo o civismo, ao lado da religião, um forte componente disciplinador. As festas cívicas e religiosas eram comemoradas com muito empenho, constituindo verdadeiros espetáculos, que envolviam toda a comunidade. A idéia de formar um cidadão católico, civilizado, higienizado e disciplinado, constituía o principal objetivo dessa escola. No entanto, havia resistências a esse sistema, identificadas através do cruzamento das diferentes fontes utilizadas na pesquisa (depoimentos orais, documentos escolares, jornais e fotografias), sendo possível perceber uma distância entre a norma e a prática.This study is aimed at analyzing conceptions and practices of the Parochial School in the Serrote Settlement, a small community inland Bahia (Brazil), between 1941 and 1957. Such a school was part of a series of parochial units founded by the Austrian Cistercian Monk Alfredo Haasler in the municipality of Jacobina (Bahia), the main aim of which was to catechize the population with the support of the local elite. By establishing the school and carrying out charity work Monk Haasler became an extremely well-known and politically important character in the region, often wielding more influence than the State. Characterized by a simple structure, the Parochial School had a single multigrade classroom that offered free primary schooling for children and teenagers from a variety of social backgrounds. All teachers were female and single, subjected to a strict behavior control, whose work was associated with a religious mission. Based on a traditional pedagogical approach, the school sought to keep order and discipline by resorting to physical punishment and awarding prizes to the best students. In tune with the patriotic and nationalistic values conveyed by the Brazilian New State regime, even after it was overthrown, civism was used together with religion as a disciplinary component. Religious and civic festivities were diligently celebrated, making them spectacular shows involving the whole community. The school ultimately aimed to shape a catholic, civilized, hygienized and disciplined citizen. However, such a system faced some resistance, as could be identified by cross-referring different sources (oral accounts, school documents, newspapers and photographs) during this research work, thus revealing a gap between the norm and its practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcilio, Maria LuizaVasconcelos, Tânia Mara Pereira2009-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24112009-144649/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-24112009-144649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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