Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Santini
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-11012024-121851
Resumo: A partir de um estudo de caso específico, a dissertação busca mapear e analisar impactos de políticas públicas de Tarifa Zero universal no transporte público coletivo. Foram levantadas informações detalhadas sobre o funcionamento da rede de ônibus do município de Mariana, em Minas Gerais, antes e após a implantação do Programa Tarifa Zero, em fevereiro de 2022. Os dados relativos ao número de viagens permitiram identificar aumento expressivo da demanda e revelaram variação mais intensa em regiões que concentram maior proporção de moradores de renda mais baixa, identificadas com base no número de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O estudo envolveu também o levantamento de dados de Ouro Preto (MG), município vizinho usado como grupo de controle para melhor contextualizar e entender variações relacionadas à pandemia de Covid 19. Foram realizadas entrevistas com gestores públicos e o acompanhamento do programa em seu primeiro ano de funcionamento. Os resultados indicam uma demanda reprimida constituída majoritariamente por moradores de baixa renda e reforçam a ideia de que a cobrança direta da tarifa no transporte é um elemento segregador, que compromete o direito à mobilidade de populações mais pobres. Situando a Mobilidade como Direito, em oposição ao conceito de Mobilidade como Mercadoria, o texto apresenta aspectos legais, econômicos e políticos relacionados à implantação da Tarifa Zero. Com base em uma abordagem interdisciplinar, procura contribuir para melhor compreensão de seus efeitos na política urbana.
id USP_6693f51bdbb27c705859fffe8b4551c5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11012024-121851
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo Fare free public transport and social inequality: a case study on the experience of Mariana (MG) in the implementation of fare free public transport policy 2023-11-28Raquel RolnikMateus Humberto AndradeRoberto Rolim AndrésSilvana Maria ZioniDaniel SantiniUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Desigualdades sociais Mobilidade urbana Passenger transport Social inequalities Tarifa zero Tarifas de transportes Transport tariffs Transporte de passageiros Urban mobility Zero tariff A partir de um estudo de caso específico, a dissertação busca mapear e analisar impactos de políticas públicas de Tarifa Zero universal no transporte público coletivo. Foram levantadas informações detalhadas sobre o funcionamento da rede de ônibus do município de Mariana, em Minas Gerais, antes e após a implantação do Programa Tarifa Zero, em fevereiro de 2022. Os dados relativos ao número de viagens permitiram identificar aumento expressivo da demanda e revelaram variação mais intensa em regiões que concentram maior proporção de moradores de renda mais baixa, identificadas com base no número de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O estudo envolveu também o levantamento de dados de Ouro Preto (MG), município vizinho usado como grupo de controle para melhor contextualizar e entender variações relacionadas à pandemia de Covid 19. Foram realizadas entrevistas com gestores públicos e o acompanhamento do programa em seu primeiro ano de funcionamento. Os resultados indicam uma demanda reprimida constituída majoritariamente por moradores de baixa renda e reforçam a ideia de que a cobrança direta da tarifa no transporte é um elemento segregador, que compromete o direito à mobilidade de populações mais pobres. Situando a Mobilidade como Direito, em oposição ao conceito de Mobilidade como Mercadoria, o texto apresenta aspectos legais, econômicos e políticos relacionados à implantação da Tarifa Zero. Com base em uma abordagem interdisciplinar, procura contribuir para melhor compreensão de seus efeitos na política urbana. Based on a specific case study, the dissertation seeks to map and analyze the impacts of Fare Free Public Transport policies. Detailed information was collected on the functioning of the bus network in the municipality of Mariana, in Minas Gerais, Brazil, before and after the implementation of the Tarifa Zero Program, in February 2022. The data related to the number of trips allowed identifying a significant increase in demand and revealed more intense variation in regions that concentrate a higher proportion of lower-income residents, defined based on the number of people enrolled in the Single Registry for Social Programs of the Federal Government (CadÚnico). The study also involved collecting data from Ouro Preto (MG), a neighboring municipality used as a control group to better contextualize and understand variations related to the Covid 19 pandemic. operating. The results indicate a repressed demand consisting mostly of low-income residents and reinforce the idea that direct charging of transport fares is a segregating element, which compromises the right to mobility of poorer populations. Situating Mobility as a Right, as opposed to the concept of Mobility as a Commodity, the text presents legal, economic and political aspects related to the implementation of Fare Free Public Transport policies. Based on an interdisciplinary approach, it seeks to contribute to a better understanding of its effects on urban policy. https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-11012024-121851info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2024-03-15T13:21:09Zoai:teses.usp.br:tde-11012024-121851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-23T13:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fare free public transport and social inequality: a case study on the experience of Mariana (MG) in the implementation of fare free public transport policy
title Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo
spellingShingle Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo
Daniel Santini
title_short Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo
title_full Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo
title_fullStr Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo
title_full_unstemmed Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo
title_sort Tarifa zero e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG) na implementação do passe livre no transporte público coletivo
author Daniel Santini
author_facet Daniel Santini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raquel Rolnik
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mateus Humberto Andrade
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberto Rolim Andrés
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silvana Maria Zioni
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Santini
contributor_str_mv Raquel Rolnik
Mateus Humberto Andrade
Roberto Rolim Andrés
Silvana Maria Zioni
description A partir de um estudo de caso específico, a dissertação busca mapear e analisar impactos de políticas públicas de Tarifa Zero universal no transporte público coletivo. Foram levantadas informações detalhadas sobre o funcionamento da rede de ônibus do município de Mariana, em Minas Gerais, antes e após a implantação do Programa Tarifa Zero, em fevereiro de 2022. Os dados relativos ao número de viagens permitiram identificar aumento expressivo da demanda e revelaram variação mais intensa em regiões que concentram maior proporção de moradores de renda mais baixa, identificadas com base no número de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O estudo envolveu também o levantamento de dados de Ouro Preto (MG), município vizinho usado como grupo de controle para melhor contextualizar e entender variações relacionadas à pandemia de Covid 19. Foram realizadas entrevistas com gestores públicos e o acompanhamento do programa em seu primeiro ano de funcionamento. Os resultados indicam uma demanda reprimida constituída majoritariamente por moradores de baixa renda e reforçam a ideia de que a cobrança direta da tarifa no transporte é um elemento segregador, que compromete o direito à mobilidade de populações mais pobres. Situando a Mobilidade como Direito, em oposição ao conceito de Mobilidade como Mercadoria, o texto apresenta aspectos legais, econômicos e políticos relacionados à implantação da Tarifa Zero. Com base em uma abordagem interdisciplinar, procura contribuir para melhor compreensão de seus efeitos na política urbana.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-11012024-121851
url https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-11012024-121851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502345033252864