A evolução do desenvolvimento no primeiro ano de vida em comunidades de alta vulnerabilidade social: um estudo longitudinal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-31032022-163513/ |
Resumo: | Em países desenvolvidos, 13% das crianças apresentam algum tipo de déficit no desenvolvimento. Já em países de baixa e média renda socioeconômica, estimase 250 milhões de crianças com alto risco de não atingirem seu potencial de desenvolvimento na primeira infância, um período da vida considerado sensível, em cujo desenvolvimento cerebral atinge 80% da sua capacidade total. O objetivo deste trabalho foi analisar a trajetória latente aos 6 e 12 meses do desenvolvimento cognitivo, linguagem e motor através da Escala Bayley de Desenvolvimento. Além disso, investigou-se a ação preditora e mediadora de fatores gestacionais, psicossociais e ambientais no primeiro ano de vida. Tratase de um estudo epidemiológico longitudinal, uma coorte de nascimento de base populacional com quatro momentos de avaliação: terceiro trimestre da gestação, aos dois meses, seis e doze meses do lactente. Foi analisado o desenvolvimento neuropsicomotor dos lactentes aos 6 meses e 1 ano de idade, além de dados sociodemográficos, saúde maternal, violência, alimentação e cuidados do lactente. Analisamos o desenvolvimento de 313 lactentes, encontramos a prevalência de 25% de lactentes abaixo da média no desenvolvimento motor aos 6 meses, e 19,5% aos 12 meses; 23% de déficit de linguagem aos 6 meses, e 26% aos 12 meses. A menor prevalência, porém, extremamente significativo no o desenvolvimento cognitivo, 9% de atraso aos 6 meses e 11,5% aos 12 meses. As análises mostram que os lactentes do sexo masculino tiveram uma melhor trajetória quando inseridos na creche quando comparados com os do sexo feminino, porém, os meninos com irmãos mais velhos mostram uma queda na trajetória, e as meninas tiveram uma melhor trajetória no desenvolvimento no caso de mães com maior escolaridade. Também encontramos associações negativas do uso de substâncias, doenças psiquiátricas e peso do nascimento em relação ao desenvolvimento, e fatores como amamentação e mães adolescentes sendo associados positivamente no desenvolvimento dos lactentes. Conclui-se que o desenvolvimento neuropsicomotor dos diferentes domínios estão intimamente relacionados, os fatores biológicos vão perdendo força com o passar do tempo, e os fatores ambientais vão se fortalecendo, sendo que os fatores biológicos e psicossociais impactam no percurso do desenvolvimento. Encontrarmos uma alta prevalência de atraso no desenvolvimento, a área motora teve a maior frequência de atraso e a prevalência do atraso no desenvolvimento cognitivo e de linguagem aumentou com o passar dos meses |
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A evolução do desenvolvimento no primeiro ano de vida em comunidades de alta vulnerabilidade social: um estudo longitudinalInfant development evolution in the first year of life in communities with high social vulnerability: a longitudinal studyBayley scaleChild developmentDesenvolvimento infantilEscala BayleyFatores maternosMaternal factorsNeuropsicologiaNeuropsychologyPediatriaPediatricsEm países desenvolvidos, 13% das crianças apresentam algum tipo de déficit no desenvolvimento. Já em países de baixa e média renda socioeconômica, estimase 250 milhões de crianças com alto risco de não atingirem seu potencial de desenvolvimento na primeira infância, um período da vida considerado sensível, em cujo desenvolvimento cerebral atinge 80% da sua capacidade total. O objetivo deste trabalho foi analisar a trajetória latente aos 6 e 12 meses do desenvolvimento cognitivo, linguagem e motor através da Escala Bayley de Desenvolvimento. Além disso, investigou-se a ação preditora e mediadora de fatores gestacionais, psicossociais e ambientais no primeiro ano de vida. Tratase de um estudo epidemiológico longitudinal, uma coorte de nascimento de base populacional com quatro momentos de avaliação: terceiro trimestre da gestação, aos dois meses, seis e doze meses do lactente. Foi analisado o desenvolvimento neuropsicomotor dos lactentes aos 6 meses e 1 ano de idade, além de dados sociodemográficos, saúde maternal, violência, alimentação e cuidados do lactente. Analisamos o desenvolvimento de 313 lactentes, encontramos a prevalência de 25% de lactentes abaixo da média no desenvolvimento motor aos 6 meses, e 19,5% aos 12 meses; 23% de déficit de linguagem aos 6 meses, e 26% aos 12 meses. A menor prevalência, porém, extremamente significativo no o desenvolvimento cognitivo, 9% de atraso aos 6 meses e 11,5% aos 12 meses. As análises mostram que os lactentes do sexo masculino tiveram uma melhor trajetória quando inseridos na creche quando comparados com os do sexo feminino, porém, os meninos com irmãos mais velhos mostram uma queda na trajetória, e as meninas tiveram uma melhor trajetória no desenvolvimento no caso de mães com maior escolaridade. Também encontramos associações negativas do uso de substâncias, doenças psiquiátricas e peso do nascimento em relação ao desenvolvimento, e fatores como amamentação e mães adolescentes sendo associados positivamente no desenvolvimento dos lactentes. Conclui-se que o desenvolvimento neuropsicomotor dos diferentes domínios estão intimamente relacionados, os fatores biológicos vão perdendo força com o passar do tempo, e os fatores ambientais vão se fortalecendo, sendo que os fatores biológicos e psicossociais impactam no percurso do desenvolvimento. Encontrarmos uma alta prevalência de atraso no desenvolvimento, a área motora teve a maior frequência de atraso e a prevalência do atraso no desenvolvimento cognitivo e de linguagem aumentou com o passar dos mesesThe aim was to analyze a latent trajectory at 6 and 12 months of cognitive, language and motor development through the Bayley Scale; And the predictive and mediation of gestational, psychosocial and environmental factors in the first year of life. This is a longitudinal epidemiological study, a population-based birth cohort with four evaluation moments: third trimester of pregnancy, at two months, six months and 1 year of the infant. We analyzed the neuropsychomotor development of infants at 6 and 12 months, sociodemographic, maternal health, violence, feeding and care child care. We analyzed the development of 313 infants. We found a prevalence of 25% of infants below average in motor development at 6 months and 19.5% at 12 months, 23% of language deficit at 6 months and 26% at 12 months. lower prevalence, but extremely significant in cognitive development, 9% delay at 6 months and 11.5% at 12 months. The analyzes showed that male infants who went to daycare had a better developmental trajectory when compared to girls, but boys show a decrease in the trajectory of infants with older siblings. And girls had a better development trajectory of mothers with higher education. We found maternal associations as substance abuse and psychiatric illness, also infants birth weight associated to low infant development. And breastfeeding and teenage mothers being positively associated with infant neurodevelopment. We concluded that the neuropsychomotor development of the different domains are closely related. Biological and psychosocial factors impact on infant milestones. We found a high prevalence of developmental delay on motor and the prevalence in language and cognitive development increased over the months. This study shows the importance of screenings to identify possible development delays, for subsequent intervention programs to prevent or minimize future hazards and allow the child to develop to their full potentialBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerraro, Alexandre ArchanjoTella, Patrícia Constantino de2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-31032022-163513/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-31T19:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-31032022-163513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-31T19:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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