Simuladores de experimentos baseados em vídeos: investigação de concepções sobre equilíbrio química usando um simulador de titulações ácido-base

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Yuri Barros de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-10082023-120756/
Resumo: Com o objetivo de enunciar uma abordagem inovadora experimental para o ensino remoto de ciências, foram desenvolvidas simulações baseadas em vídeo. Desde a última década, o uso de vídeos para ensinar procedimentos laboratoriais tem sido impulsionado pela divulgação de gravações de alta qualidade feitas com celulares e veiculadas por meio de mídias sociais. Em contraste, para simuladores de experimentos, o princípio central permanece inalterado: renderização visual de cenários calculados a partir de dados dos usuários. Em relação ao seu papel educacional, vídeos e simuladores são muitas vezes considerados recursos complementares. A interface de um vídeo educacional típico é, muitas vezes, limitada ao controle de play-pause e da linha do tempo. Para superar essa limitação, foi criada uma estratégia simples, mas eficaz, para fazer e usar esses vídeos: a simulação, pois assim permite leitura de dados do vídeo, composta por diferentes representações em um único experimento científico, admitindo a visualização dinâmica de centenas de resultados experimentais. Usando essa estratégia, foram gravados vídeos de experimentos típicos de titulação ácido-base, em condições normais de laboratório, para tratar do conceito de equilíbrio químico. Esses vídeos foram incorporados em diferentes recursos educacionais usados na forma de atividades: apresentação dos conceitos, um estudo de caso, um simulador com planilha e um cenário de tomada de decisão. Todos apoiados em níveis crescentes de competência representacional, utilizando representações com base na teoria da aprendizagem multimídia. Os recursos foram testados em aula-atividade remota com 102 alunos de graduação. Os resultados foram tratados de forma agrupada do ponto de vista de perfis conceituais, e mostram que a atividade embora considerada trabalhosa e conceitualmente difícil, foi apreciada como útil e inovadora pelos estudantes.
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