Simuladores de experimentos baseados em vídeos: investigação de concepções sobre equilíbrio química usando um simulador de titulações ácido-base
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-10082023-120756/ |
Resumo: | Com o objetivo de enunciar uma abordagem inovadora experimental para o ensino remoto de ciências, foram desenvolvidas simulações baseadas em vídeo. Desde a última década, o uso de vídeos para ensinar procedimentos laboratoriais tem sido impulsionado pela divulgação de gravações de alta qualidade feitas com celulares e veiculadas por meio de mídias sociais. Em contraste, para simuladores de experimentos, o princípio central permanece inalterado: renderização visual de cenários calculados a partir de dados dos usuários. Em relação ao seu papel educacional, vídeos e simuladores são muitas vezes considerados recursos complementares. A interface de um vídeo educacional típico é, muitas vezes, limitada ao controle de play-pause e da linha do tempo. Para superar essa limitação, foi criada uma estratégia simples, mas eficaz, para fazer e usar esses vídeos: a simulação, pois assim permite leitura de dados do vídeo, composta por diferentes representações em um único experimento científico, admitindo a visualização dinâmica de centenas de resultados experimentais. Usando essa estratégia, foram gravados vídeos de experimentos típicos de titulação ácido-base, em condições normais de laboratório, para tratar do conceito de equilíbrio químico. Esses vídeos foram incorporados em diferentes recursos educacionais usados na forma de atividades: apresentação dos conceitos, um estudo de caso, um simulador com planilha e um cenário de tomada de decisão. Todos apoiados em níveis crescentes de competência representacional, utilizando representações com base na teoria da aprendizagem multimídia. Os recursos foram testados em aula-atividade remota com 102 alunos de graduação. Os resultados foram tratados de forma agrupada do ponto de vista de perfis conceituais, e mostram que a atividade embora considerada trabalhosa e conceitualmente difícil, foi apreciada como útil e inovadora pelos estudantes. |
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Simuladores de experimentos baseados em vídeos: investigação de concepções sobre equilíbrio química usando um simulador de titulações ácido-baseVideo-based experiment simulators: investigation of conceptions about chemical equilibrium using an acid-base titration simulatorChemical equilibriumCompetência representacionalConceptual profileEquilíbrio químicoPerfil conceitualRepresentational competenceSimulaçãoSimulationTitrationTitulaçãoCom o objetivo de enunciar uma abordagem inovadora experimental para o ensino remoto de ciências, foram desenvolvidas simulações baseadas em vídeo. Desde a última década, o uso de vídeos para ensinar procedimentos laboratoriais tem sido impulsionado pela divulgação de gravações de alta qualidade feitas com celulares e veiculadas por meio de mídias sociais. Em contraste, para simuladores de experimentos, o princípio central permanece inalterado: renderização visual de cenários calculados a partir de dados dos usuários. Em relação ao seu papel educacional, vídeos e simuladores são muitas vezes considerados recursos complementares. A interface de um vídeo educacional típico é, muitas vezes, limitada ao controle de play-pause e da linha do tempo. Para superar essa limitação, foi criada uma estratégia simples, mas eficaz, para fazer e usar esses vídeos: a simulação, pois assim permite leitura de dados do vídeo, composta por diferentes representações em um único experimento científico, admitindo a visualização dinâmica de centenas de resultados experimentais. Usando essa estratégia, foram gravados vídeos de experimentos típicos de titulação ácido-base, em condições normais de laboratório, para tratar do conceito de equilíbrio químico. Esses vídeos foram incorporados em diferentes recursos educacionais usados na forma de atividades: apresentação dos conceitos, um estudo de caso, um simulador com planilha e um cenário de tomada de decisão. Todos apoiados em níveis crescentes de competência representacional, utilizando representações com base na teoria da aprendizagem multimídia. Os recursos foram testados em aula-atividade remota com 102 alunos de graduação. Os resultados foram tratados de forma agrupada do ponto de vista de perfis conceituais, e mostram que a atividade embora considerada trabalhosa e conceitualmente difícil, foi apreciada como útil e inovadora pelos estudantes.In order to enunciate an innovative experimental approach to remote science teaching, video-based simulations were developed. Over the past decade, the use of videos to teach laboratory procedures has been boosted by the dissemination of high-quality recordings made with cell phones and broadcast through social media. In contrast, for experiment simulators, the core principle remains unchanged: visual rendering of scenarios calculated from user data. Regarding their educational role, videos and simulators are often considered complementary resources. The interface of a typical educational video is often limited to play-pause and timeline control. To overcome this limitation, a simple but effective strategy was created to make and use these videos: simulation, as it allows reading data from the video, composed of different representations in a single scientific experiment, allowing the dynamic visualization of hundreds of experimental results. Using this strategy, videos of typical acid-base titration experiments were recorded under normal laboratory conditions to address the concept of chemical equilibrium. These videos were incorporated into different educational resources used in the form of activities: presentation of concepts, a case study, a simulator with a spreadsheet, and a decision-making scenario. All supported by increasing levels of representational competence, using representations based on multimedia learning theory. The resources were tested in a remote activity class with 102 undergraduate students. The results were treated in a grouped way from the point of view of conceptual profiles, and show that the activity, although considered laborious and conceptually difficult, was appreciated as useful and innovative by the students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarson, Guilherme AndradeAraujo, Yuri Barros de2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-10082023-120756/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-25T12:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-10082023-120756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-25T12:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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