Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24052024-172927/ |
Resumo: | A vantagem competitiva de uma empresa de manufatura em uma economia globalizada está diretamente relacionada com sua capacidade de introduzir novos produtos no mercado, garantindo linhas de produtos atualizadas tecnologicamente e com características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual nível de exigência dos consumidores. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é uma tarefa multidisciplinar que depende, para um adequado resultado final, da integração dessas diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, uma das principais dificuldades atuais no gerenciamento integrado do PDP é a existência de poucos profissionais capacitados a atuar eficientemente nesse processo de negócio multifuncional. A fim de se minimizar o problema, os profissionais deveriam aprender, de uma forma o tanto quanto possível adaptada às suas realidades e às suas restições de tempo, as novas tecnologias acopladas com a visão integrada do negócio. Uma apropriada alternativa é a utilziação de uma ferramenta educacional para o PDP, denominada cenário de integração; baseada não só em modelos de referência, que possbilitam a oferta de uma visão holística das situações envolvidas em um processo de negócio específico, mas também em uma nova forma de aprendizagem, capaz de suportar o aprender fazendo de maneira contextualizada. Diante desta alternativa, este trabalho propõe o estudo de programas de educação para o PDP e o desenvolvimento e a análise do cenário de integração em uma empresa, levantando as questões de função do cenário como integrador desse programa mais amplo e da aprendizagem pessoal dos profissionais |
id |
USP_676051419002731d57f2e35030a446d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-24052024-172927 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissionalProduct development integration scenario : an educational tool for professional qualificationaction researchaprendizagemcenário de integraçãocorporate educationdesenvolvimento de produtoseducação corporativalearning methodspesquisa-açãoproduct development processscenario of integrationA vantagem competitiva de uma empresa de manufatura em uma economia globalizada está diretamente relacionada com sua capacidade de introduzir novos produtos no mercado, garantindo linhas de produtos atualizadas tecnologicamente e com características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual nível de exigência dos consumidores. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é uma tarefa multidisciplinar que depende, para um adequado resultado final, da integração dessas diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, uma das principais dificuldades atuais no gerenciamento integrado do PDP é a existência de poucos profissionais capacitados a atuar eficientemente nesse processo de negócio multifuncional. A fim de se minimizar o problema, os profissionais deveriam aprender, de uma forma o tanto quanto possível adaptada às suas realidades e às suas restições de tempo, as novas tecnologias acopladas com a visão integrada do negócio. Uma apropriada alternativa é a utilziação de uma ferramenta educacional para o PDP, denominada cenário de integração; baseada não só em modelos de referência, que possbilitam a oferta de uma visão holística das situações envolvidas em um processo de negócio específico, mas também em uma nova forma de aprendizagem, capaz de suportar o aprender fazendo de maneira contextualizada. Diante desta alternativa, este trabalho propõe o estudo de programas de educação para o PDP e o desenvolvimento e a análise do cenário de integração em uma empresa, levantando as questões de função do cenário como integrador desse programa mais amplo e da aprendizagem pessoal dos profissionaisThe competitive advantage of a manufacture enterprise in a global economy is directed related to its capacity to introduce new products in the market, guaranteeing technological actualised product lines, with characteristics of quality, cost and time according to actual clients exigency. The product development process (PDP) is a multidisciplinary task that depends, to an adequate final result, on the integration of these diverse knowledge are as. In this context, one of the main actual difficulties to the integrated PDP management is the existence of few capacitated professionals to act efficiently in this multifunctional business process. In order to minimise the problem, the projessional should learn in a way as adapted as possible to their realities and to their time restrictions, the new technologies tied with an integrated view of the business. An appropriated alternative is to use an educational tool to the PDP, called integration scenario; based not only on reference models, which proportionate an holistic view of the situations involved in an specific business process, but also on a new learning method, capable to support the \"learning by doing\" in an customised form. Considering this alternative, this work pro poses the study of PDP corporate education programs and the development and analysis of the integration scenario in an enterprise, taking into account the questions of the integration of this broader program and of the professionals personal learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRozenfeld, HenriqueMundim, Ana Paula Freitas2001-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24052024-172927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-24T20:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-24052024-172927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-24T20:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional Product development integration scenario : an educational tool for professional qualification |
title |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional |
spellingShingle |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional Mundim, Ana Paula Freitas action research aprendizagem cenário de integração corporate education desenvolvimento de produtos educação corporativa learning methods pesquisa-ação product development process scenario of integration |
title_short |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional |
title_full |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional |
title_fullStr |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional |
title_full_unstemmed |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional |
title_sort |
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional |
author |
Mundim, Ana Paula Freitas |
author_facet |
Mundim, Ana Paula Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rozenfeld, Henrique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mundim, Ana Paula Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
action research aprendizagem cenário de integração corporate education desenvolvimento de produtos educação corporativa learning methods pesquisa-ação product development process scenario of integration |
topic |
action research aprendizagem cenário de integração corporate education desenvolvimento de produtos educação corporativa learning methods pesquisa-ação product development process scenario of integration |
description |
A vantagem competitiva de uma empresa de manufatura em uma economia globalizada está diretamente relacionada com sua capacidade de introduzir novos produtos no mercado, garantindo linhas de produtos atualizadas tecnologicamente e com características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual nível de exigência dos consumidores. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é uma tarefa multidisciplinar que depende, para um adequado resultado final, da integração dessas diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, uma das principais dificuldades atuais no gerenciamento integrado do PDP é a existência de poucos profissionais capacitados a atuar eficientemente nesse processo de negócio multifuncional. A fim de se minimizar o problema, os profissionais deveriam aprender, de uma forma o tanto quanto possível adaptada às suas realidades e às suas restições de tempo, as novas tecnologias acopladas com a visão integrada do negócio. Uma apropriada alternativa é a utilziação de uma ferramenta educacional para o PDP, denominada cenário de integração; baseada não só em modelos de referência, que possbilitam a oferta de uma visão holística das situações envolvidas em um processo de negócio específico, mas também em uma nova forma de aprendizagem, capaz de suportar o aprender fazendo de maneira contextualizada. Diante desta alternativa, este trabalho propõe o estudo de programas de educação para o PDP e o desenvolvimento e a análise do cenário de integração em uma empresa, levantando as questões de função do cenário como integrador desse programa mais amplo e da aprendizagem pessoal dos profissionais |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24052024-172927/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24052024-172927/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091041723154432 |