Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mundim, Ana Paula Freitas
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24052024-172927/
Resumo: A vantagem competitiva de uma empresa de manufatura em uma economia globalizada está diretamente relacionada com sua capacidade de introduzir novos produtos no mercado, garantindo linhas de produtos atualizadas tecnologicamente e com características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual nível de exigência dos consumidores. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é uma tarefa multidisciplinar que depende, para um adequado resultado final, da integração dessas diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, uma das principais dificuldades atuais no gerenciamento integrado do PDP é a existência de poucos profissionais capacitados a atuar eficientemente nesse processo de negócio multifuncional. A fim de se minimizar o problema, os profissionais deveriam aprender, de uma forma o tanto quanto possível adaptada às suas realidades e às suas restições de tempo, as novas tecnologias acopladas com a visão integrada do negócio. Uma apropriada alternativa é a utilziação de uma ferramenta educacional para o PDP, denominada cenário de integração; baseada não só em modelos de referência, que possbilitam a oferta de uma visão holística das situações envolvidas em um processo de negócio específico, mas também em uma nova forma de aprendizagem, capaz de suportar o aprender fazendo de maneira contextualizada. Diante desta alternativa, este trabalho propõe o estudo de programas de educação para o PDP e o desenvolvimento e a análise do cenário de integração em uma empresa, levantando as questões de função do cenário como integrador desse programa mais amplo e da aprendizagem pessoal dos profissionais
id USP_676051419002731d57f2e35030a446d8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24052024-172927
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissionalProduct development integration scenario : an educational tool for professional qualificationaction researchaprendizagemcenário de integraçãocorporate educationdesenvolvimento de produtoseducação corporativalearning methodspesquisa-açãoproduct development processscenario of integrationA vantagem competitiva de uma empresa de manufatura em uma economia globalizada está diretamente relacionada com sua capacidade de introduzir novos produtos no mercado, garantindo linhas de produtos atualizadas tecnologicamente e com características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual nível de exigência dos consumidores. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é uma tarefa multidisciplinar que depende, para um adequado resultado final, da integração dessas diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, uma das principais dificuldades atuais no gerenciamento integrado do PDP é a existência de poucos profissionais capacitados a atuar eficientemente nesse processo de negócio multifuncional. A fim de se minimizar o problema, os profissionais deveriam aprender, de uma forma o tanto quanto possível adaptada às suas realidades e às suas restições de tempo, as novas tecnologias acopladas com a visão integrada do negócio. Uma apropriada alternativa é a utilziação de uma ferramenta educacional para o PDP, denominada cenário de integração; baseada não só em modelos de referência, que possbilitam a oferta de uma visão holística das situações envolvidas em um processo de negócio específico, mas também em uma nova forma de aprendizagem, capaz de suportar o aprender fazendo de maneira contextualizada. Diante desta alternativa, este trabalho propõe o estudo de programas de educação para o PDP e o desenvolvimento e a análise do cenário de integração em uma empresa, levantando as questões de função do cenário como integrador desse programa mais amplo e da aprendizagem pessoal dos profissionaisThe competitive advantage of a manufacture enterprise in a global economy is directed related to its capacity to introduce new products in the market, guaranteeing technological actualised product lines, with characteristics of quality, cost and time according to actual clients exigency. The product development process (PDP) is a multidisciplinary task that depends, to an adequate final result, on the integration of these diverse knowledge are as. In this context, one of the main actual difficulties to the integrated PDP management is the existence of few capacitated professionals to act efficiently in this multifunctional business process. In order to minimise the problem, the projessional should learn in a way as adapted as possible to their realities and to their time restrictions, the new technologies tied with an integrated view of the business. An appropriated alternative is to use an educational tool to the PDP, called integration scenario; based not only on reference models, which proportionate an holistic view of the situations involved in an specific business process, but also on a new learning method, capable to support the \"learning by doing\" in an customised form. Considering this alternative, this work pro poses the study of PDP corporate education programs and the development and analysis of the integration scenario in an enterprise, taking into account the questions of the integration of this broader program and of the professionals personal learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRozenfeld, HenriqueMundim, Ana Paula Freitas2001-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24052024-172927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-24T20:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-24052024-172927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-24T20:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
Product development integration scenario : an educational tool for professional qualification
title Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
spellingShingle Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
Mundim, Ana Paula Freitas
action research
aprendizagem
cenário de integração
corporate education
desenvolvimento de produtos
educação corporativa
learning methods
pesquisa-ação
product development process
scenario of integration
title_short Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
title_full Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
title_fullStr Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
title_full_unstemmed Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
title_sort Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
author Mundim, Ana Paula Freitas
author_facet Mundim, Ana Paula Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rozenfeld, Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Mundim, Ana Paula Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv action research
aprendizagem
cenário de integração
corporate education
desenvolvimento de produtos
educação corporativa
learning methods
pesquisa-ação
product development process
scenario of integration
topic action research
aprendizagem
cenário de integração
corporate education
desenvolvimento de produtos
educação corporativa
learning methods
pesquisa-ação
product development process
scenario of integration
description A vantagem competitiva de uma empresa de manufatura em uma economia globalizada está diretamente relacionada com sua capacidade de introduzir novos produtos no mercado, garantindo linhas de produtos atualizadas tecnologicamente e com características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual nível de exigência dos consumidores. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é uma tarefa multidisciplinar que depende, para um adequado resultado final, da integração dessas diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, uma das principais dificuldades atuais no gerenciamento integrado do PDP é a existência de poucos profissionais capacitados a atuar eficientemente nesse processo de negócio multifuncional. A fim de se minimizar o problema, os profissionais deveriam aprender, de uma forma o tanto quanto possível adaptada às suas realidades e às suas restições de tempo, as novas tecnologias acopladas com a visão integrada do negócio. Uma apropriada alternativa é a utilziação de uma ferramenta educacional para o PDP, denominada cenário de integração; baseada não só em modelos de referência, que possbilitam a oferta de uma visão holística das situações envolvidas em um processo de negócio específico, mas também em uma nova forma de aprendizagem, capaz de suportar o aprender fazendo de maneira contextualizada. Diante desta alternativa, este trabalho propõe o estudo de programas de educação para o PDP e o desenvolvimento e a análise do cenário de integração em uma empresa, levantando as questões de função do cenário como integrador desse programa mais amplo e da aprendizagem pessoal dos profissionais
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24052024-172927/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24052024-172927/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091041723154432