Diálogo e interações face a face na comunicação interna: um estudo da oralidade nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marta Terezinha Motta Campos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-04032013-153323/
Resumo: As novas demandas de públicos solicitam relacionamentos contíguos com gestores, dirigentes e representantes formais das organizações nas relações entre elas e as comunidades participantes de sua rede de relacionamentos. A pesquisa conduzida neste estudo projeta indicativos sobre modos e usos da oralidade na comunicação com empregados e delineia um elenco de posturas verificadas entre gestores que adotam a oralidade como estratégia relacional com suas equipes. Busca identificar e dimensionar o emprego de postulados da oralidade para compreender em que grau lhes pode ser conferido um caráter estratégico quando se trata de atingir resultados e agilizar processos de comunicação com público interno. O corpus empírico foi constituído no ambiente da comunicação interna de uma empresa pública, Embrapa Soja, na unidade localizada em Londrina-PR, uma das 47 unidades de pesquisa da estatal Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Uma pluralidade de métodos foi adotada como estratégia de pesquisa e orientou os procedimentos de coleta e análise de dados que também foram extraídos e tratados de modo fenomenológico, qualitativo e quantitativo. Quatro eixos temáticos foram estabelecidos com base na fundamentação desse método: comunicação interna, comunicação oral, uso do diálogo e comunicação face a face. A oralidade revelou-se marcante na prática de trabalho dos sujeitos entrevistados, está absorvida em todas as formas de comunicação interna e promove integração entre funcionários e administração. Pelos fortes indicativos de sua influência nos resultados do grupo e seu impacto positivo no relacionamento com o público externo, pode-se afirmar a presença desse componente na cultura organizacional e seu alto teor de contribuição como elemento de gestão estratégica.
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