Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102006-153357/ |
Resumo: | Este trabalho, apresenta a análise de conteúdo de um conjunto de anúncios ecológicos impressos, obtidos de empresas de setores econômicos diversos. Objetivou a analisar a estrutura implícita desses anúncios, os apelos ecológicos utilizados, o grau de profundidade com que o assunto ecologia era tratado pelas empresas pesquisadas. Começa com uma revisão do referencial teórico abordando parâmetros da responsabilidade social; conceitos de marketing estratégico e do marketing operacional; o marketing societal e as relações entre a comunicação integrada de marketing e o marketing ambiental. Como estrutura de análise, selecionou-se uma amostra de anúncios impressos escolhidos por conveniência e por meio de uma análise estatística multivariada, utilizando a técnica do Escalonamento Multidimensional (MDS), obteve-se um mapa perceptual que posiciona as empresas de acordo com critérios de similaridade entre si. Uma outra técnica de estatística multivariada - Análise de Conglomerados foi aplicada para definir no mapa perceptual, os conglomerados que agrupam as empresas que se caracterizam por serem mais homogêneas entre si. |
id |
USP_6805bedc050ce6bb2bd360b1590749af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19102006-153357 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos Green marketing and the ecological advertisement: an analysis of the structure of the communication in announcements printed matters "green advertisementgreen marketingmarketing societalmarketing verdepropaganda ecológicasocietal marketingEste trabalho, apresenta a análise de conteúdo de um conjunto de anúncios ecológicos impressos, obtidos de empresas de setores econômicos diversos. Objetivou a analisar a estrutura implícita desses anúncios, os apelos ecológicos utilizados, o grau de profundidade com que o assunto ecologia era tratado pelas empresas pesquisadas. Começa com uma revisão do referencial teórico abordando parâmetros da responsabilidade social; conceitos de marketing estratégico e do marketing operacional; o marketing societal e as relações entre a comunicação integrada de marketing e o marketing ambiental. Como estrutura de análise, selecionou-se uma amostra de anúncios impressos escolhidos por conveniência e por meio de uma análise estatística multivariada, utilizando a técnica do Escalonamento Multidimensional (MDS), obteve-se um mapa perceptual que posiciona as empresas de acordo com critérios de similaridade entre si. Uma outra técnica de estatística multivariada - Análise de Conglomerados foi aplicada para definir no mapa perceptual, os conglomerados que agrupam as empresas que se caracterizam por serem mais homogêneas entre si.This work presents an analysis of a sample of printed environmental ads attained from companies of several economic sectors. The purpose was to analyse the implicit structure of such an ads; its environmental appeals; the depth of the ecologic matter was treated by the researched companies. It satarts with a careful analysis of the theory concerning the social responsibility; the strategic and operational marketing concepts; the societal marketing and the relationship of the integrated marketing communications and the green marketing. As analytical framework was used a convenience sample of printed ads and by a multivariate data analysis using the MDS Multidimensional Scalling technic, a perceptual mapping was built to positioning the companies in terms of similarity judments. Another multivariate technic Hyerarchical Cluster Analysis was used as to define, in the perceptual mapping, the clusters that contain the companies that was characterized as to be homogeneous among themselves.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToledo, Geraldo LucianoGuimarães, Antonio Fernando2006-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102006-153357/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-19102006-153357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos Green marketing and the ecological advertisement: an analysis of the structure of the communication in announcements printed matters " |
title |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos |
spellingShingle |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos Guimarães, Antonio Fernando green advertisement green marketing marketing societal marketing verde propaganda ecológica societal marketing |
title_short |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos |
title_full |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos |
title_fullStr |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos |
title_full_unstemmed |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos |
title_sort |
Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos |
author |
Guimarães, Antonio Fernando |
author_facet |
Guimarães, Antonio Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Toledo, Geraldo Luciano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Antonio Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
green advertisement green marketing marketing societal marketing verde propaganda ecológica societal marketing |
topic |
green advertisement green marketing marketing societal marketing verde propaganda ecológica societal marketing |
description |
Este trabalho, apresenta a análise de conteúdo de um conjunto de anúncios ecológicos impressos, obtidos de empresas de setores econômicos diversos. Objetivou a analisar a estrutura implícita desses anúncios, os apelos ecológicos utilizados, o grau de profundidade com que o assunto ecologia era tratado pelas empresas pesquisadas. Começa com uma revisão do referencial teórico abordando parâmetros da responsabilidade social; conceitos de marketing estratégico e do marketing operacional; o marketing societal e as relações entre a comunicação integrada de marketing e o marketing ambiental. Como estrutura de análise, selecionou-se uma amostra de anúncios impressos escolhidos por conveniência e por meio de uma análise estatística multivariada, utilizando a técnica do Escalonamento Multidimensional (MDS), obteve-se um mapa perceptual que posiciona as empresas de acordo com critérios de similaridade entre si. Uma outra técnica de estatística multivariada - Análise de Conglomerados foi aplicada para definir no mapa perceptual, os conglomerados que agrupam as empresas que se caracterizam por serem mais homogêneas entre si. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102006-153357/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102006-153357/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257133163216896 |