Jogos reduzidos e aprendizagem no futsal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-10112022-160406/ |
Resumo: | Os jogos reduzidos são atividades de ensino centrais do futsal e dos Jogos Esportivos Coletivos em geral. No entanto, não é raro nos depararmos com seu uso indiscriminado, carecendo de proposta clara, ou mesmo quando essa proposta existe, ainda restar a dúvida se eles estão atingindo os objetivos para que foram delineados. Em face disso, o objetivo do presente trabalho foi de investigar se os jogos reduzidos, de fato, entregam aquilo que prometem, ou seja, se delineados de maneira coerente, promovem melhora do desempenho estratégico-tático-técnico. O primeiro passo para aferir a eficácia dessas atividades de ensino é identificar quais problemas e ações estão sendo enfatizados. O segundo é verificar se sua prática sistematizada é capaz de promover alterações no desempenho no jogo alvo de ensino. Para buscar evidências nesse sentido, investigamos jogos reduzidos bastante utilizados no futebol/futsal, os com restrição de no máximo dois toques na bola por cada ação do jogador, conhecidos popularmente como jogos em dois toques. Com eles espera-se enfatizar as ações de passe, desmarque e oferecimento de linha de passe. Para participar do estudo, foram selecionados 18 jovens do sexo masculino, de 15 a 19 anos, com no mínimo de três anos de experiência com futsal. Os participantes compareceram a 17 encontros ao longo de aproximadamente dois meses e meio, sendo cinco avaliações em jogo formal e 12 sessões de ensino (em que os participantes foram submetidos aos jogos reduzidos combinados com instrução). Cada uma das avaliações em jogo formal foi sucedida por três sessões de ensino, com exceção da última (quinta). Os resultados das análises indicaram que os jogos em dois toques (combinados com instrução) promoveram maior incidência nos passes, desmarques e oferecimento de linha de passe quando comparados aos jogos formais. Essas ações enfatizadas pelos jogos reduzidos foram, ao longo do tempo, apresentando progressivamente maiores frequências e melhor qualidade nas avaliações em jogo formal, ao passo que outras ações, permaneceram mais constantes em número e qualidade, o que indica que houve impacto dessas atividades de ensino. Em que pesem as limitações, as evidências do presente estudo sustentam a tese de que a prática sistematizada de jogos reduzidos, se delineada de maneira coerente, melhora o desempenho estratégico-tático-técnico em jogo formal |
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O segundo é verificar se sua prática sistematizada é capaz de promover alterações no desempenho no jogo alvo de ensino. Para buscar evidências nesse sentido, investigamos jogos reduzidos bastante utilizados no futebol/futsal, os com restrição de no máximo dois toques na bola por cada ação do jogador, conhecidos popularmente como jogos em dois toques. Com eles espera-se enfatizar as ações de passe, desmarque e oferecimento de linha de passe. Para participar do estudo, foram selecionados 18 jovens do sexo masculino, de 15 a 19 anos, com no mínimo de três anos de experiência com futsal. Os participantes compareceram a 17 encontros ao longo de aproximadamente dois meses e meio, sendo cinco avaliações em jogo formal e 12 sessões de ensino (em que os participantes foram submetidos aos jogos reduzidos combinados com instrução). Cada uma das avaliações em jogo formal foi sucedida por três sessões de ensino, com exceção da última (quinta). Os resultados das análises indicaram que os jogos em dois toques (combinados com instrução) promoveram maior incidência nos passes, desmarques e oferecimento de linha de passe quando comparados aos jogos formais. Essas ações enfatizadas pelos jogos reduzidos foram, ao longo do tempo, apresentando progressivamente maiores frequências e melhor qualidade nas avaliações em jogo formal, ao passo que outras ações, permaneceram mais constantes em número e qualidade, o que indica que houve impacto dessas atividades de ensino. Em que pesem as limitações, as evidências do presente estudo sustentam a tese de que a prática sistematizada de jogos reduzidos, se delineada de maneira coerente, melhora o desempenho estratégico-tático-técnico em jogo formalSmall-sided games are central activities for teaching futsal and Team Sports in general. However, it is not uncommon to come across its indiscriminate use, lacking a clear proposal, or even when this proposal exists, it remains unclear whether these games are achieving the objectives for which they were designed. In this regard, the objective of the present work was to investigate whether the small-sided games, in fact, \"deliver what they promise\", that is, if coherently delineated, they promote improvements in strategic-tactical-technical performance. The first step to assess the effectiveness of these teaching activities would be to identify what problems and actions they are eliciting. The second step would be to verify if a systematized practice of these small-sided games can produce performance improvements in formal games. To seek evidence in this sense, we investigated small-sided games widely used in football / futsal, the ones with restrictions on the number of ball touches (maximum of two touches). With these small-sided games it is expected to emphasize passes and unmarking movements. To participate in the study, 18 young males, aged 15 to 19 years, with at least three years of experience with futsal, were selected. Participants attended 17 meetings over approximately two months and a half, five of which were assessments in formal games and 12 teaching sessions (where participants were subjected to small-sided games combined with instruction). The assessments were followed by three teaching sessions each, except the final one The results indicated that the games with ball touch restriction, in fact, promoted higher incidence of passes and unmarking movements when compared to the formal games. In addition, these actions emphasized by the small-sided games increased their frequencies and quality in the formal games throughout time, while other actions remained unaltered, which indicates that there was an impact of these teaching activities. Despite the limitations, the evidence from this study supports the thesis that systematized practice of small-sided games, if coherently designed, can improve the strategic-tactical-technical performance in formal gamesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDantas, Luiz Eduardo Pinto Basto TourinhoNovaes, Rafael Batista2022-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-10112022-160406/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-18T12:20:11Zoai:teses.usp.br:tde-10112022-160406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-18T12:20:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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