Canais do rio Pinheiros: eixos de desenvolvimento urbano. Projeto de arquitetura de infraestrutura urbana fluvial da rede de portos, parques e bairros fluviais dos canais do rio Pinheiros, na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ikeda, Eloisa Balieiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-12122023-124200/
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo para implantação de um sistema de transporte fluvial de passageiros nos canais do rio Pinheiros, no município de São Paulo. O objetivo do modo fluvial de deslocamento é oferecer uma alternativa complementar ao sistema existente e sobretudo servir a usos educacionais e de lazer. O interesse público do projeto aqui proposto é inaugurar o uso da navegação em dois dos canais mais importantes da cidade de São Paulo, e ampliar o acesso às suas águas através de um projeto de uma rede de portos. Cada porto representa uma conexão entre água e cidade e também o potencial de um polo de desenvolvimento urbano. Nesta fase do estudo, são desenhados elementos da infraestrutura urbana fluvial, que são primordiais para viabilizar a navegação nos canais. Devem ser localizados os atracadouros, além dos parques fluviais latentes, para que em uma próxima etapa sejam desenvolvidos os Ecoportos ligados a cada uma dessas localidades. O Ecoporto é uma praça de equipamentos públicos às margens das águas, que tem o potencial de ser um polo de desenvolvimento urbano formado por espaços de qualidade ambiental e urbana. Possibilitar o uso da navegação é também retomar um dos usos previstos para os canais do rio Pinheiros e se aproximar da meta de usos múltiplos das águas, presente no primeiro artigo da Política Nacional dos Recursos Hídricos, (BRASIL, 1997). Salienta-se que o projeto aqui elaborado é pautado na premissa de navegar para limpar, um uso que deve ser compatível com a preservação do meio natural, livre de poluentes, e um instrumento de conscientização ambiental, em consonância com o Acordo de Paris. A metodologia de pesquisa utilizada é da pesquisa em projeto. O projeto responde ao problema posto e o seu desenvolvimento desencadeia a pesquisa que embasa as escolhas projetuais desperta novas problemáticas. Este projeto é continuidade de estudos prévios e adota os mesmos conceitos que orientam os estudos do Hidroanel Metropolitano da Região Metropolitana de São Paulo, e do Aquático SP, ambos projetos desenvolvidos pelo Grupo Metrópole Fluvial do La­boratório de Projeto da FAUUSP, para o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura do Município de São Paulo, respectivamente.
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O interesse público do projeto aqui proposto é inaugurar o uso da navegação em dois dos canais mais importantes da cidade de São Paulo, e ampliar o acesso às suas águas através de um projeto de uma rede de portos. Cada porto representa uma conexão entre água e cidade e também o potencial de um polo de desenvolvimento urbano. Nesta fase do estudo, são desenhados elementos da infraestrutura urbana fluvial, que são primordiais para viabilizar a navegação nos canais. Devem ser localizados os atracadouros, além dos parques fluviais latentes, para que em uma próxima etapa sejam desenvolvidos os Ecoportos ligados a cada uma dessas localidades. O Ecoporto é uma praça de equipamentos públicos às margens das águas, que tem o potencial de ser um polo de desenvolvimento urbano formado por espaços de qualidade ambiental e urbana. Possibilitar o uso da navegação é também retomar um dos usos previstos para os canais do rio Pinheiros e se aproximar da meta de usos múltiplos das águas, presente no primeiro artigo da Política Nacional dos Recursos Hídricos, (BRASIL, 1997). Salienta-se que o projeto aqui elaborado é pautado na premissa de navegar para limpar, um uso que deve ser compatível com a preservação do meio natural, livre de poluentes, e um instrumento de conscientização ambiental, em consonância com o Acordo de Paris. A metodologia de pesquisa utilizada é da pesquisa em projeto. O projeto responde ao problema posto e o seu desenvolvimento desencadeia a pesquisa que embasa as escolhas projetuais desperta novas problemáticas. Este projeto é continuidade de estudos prévios e adota os mesmos conceitos que orientam os estudos do Hidroanel Metropolitano da Região Metropolitana de São Paulo, e do Aquático SP, ambos projetos desenvolvidos pelo Grupo Metrópole Fluvial do La­boratório de Projeto da FAUUSP, para o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura do Município de São Paulo, respectivamente.This work presents a study for the implementation of a river transport system for passengers in the channels of the Pinheiros River, in the city of São Paulo. The purpose of the river mode of travel is to offer a complementary alternative to the existing transport system and, above all, to serve for educational and leisure uses. The public interest of the project proposed here is to inaugurate the use of navigation on two of the most important canals in the city of São Paulo, and to expand access to its waterways through a project for a network of ports. Each port represents a connection between water and the city and it is therefore a potential hub for urban development. In this phase of the study, elements of the rivers urban infrastructure are designed, which are essential to enable navigation on the channels. The berths must be defined, in addition to the latent river parks, so that in a next stage the Ecoports connected to each of these locations can be developed. The Ecoports is a plaza of public equipment on the waterside, which should potentially be an urban development center formed by spaces of environmental and urban quality. Enabling the use of navigation is also resuming one of the uses foreseen for the channels of the Pinheiros River and approaching the goal of multiple uses of water, present in the first article of the National Policy of Water Resources, (BRASIL, 1997). It should be noted that the project elaborated here is based on the premise of sailing to clean, a use that must be compatible with the preservation of the natural environment, free of pollutants, and an instrument of environmental awareness, in line with the Paris Agreement. The research methodology used is of research in project. The project responds to the posed problem and its development triggers the research that supports the design choices and also raises new issues. This project is a continuation of previous studies and adopts the same concepts that guide the studies of the Hidroanel Metropolitano of the Metropolitan Region of São Paulo, and of the Aquático SP, both projects developed by the Metrópole Fluvial Group of the FAUUSP Project Laboratory, for the Government of the State of São Paulo and City Hall of the Municipality of São Paulo, respectively.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDelijaicov, Alexandre Carlos PenhaIkeda, Eloisa Balieiro2023-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-12122023-124200/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-10T12:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-12122023-124200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-10T12:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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