A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Edson Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-141131/
Resumo: Este trabalho procura discutir as contribuições de uma comunidade de prática (CoP) na formação continuada de professores de Ciências, para abordar o tema da natureza da ciência (NdC) com a utilização de recursos fílmicos de veiculação comercial. Para isso, foram elaborados dois cursos na modalidade extensão universitária, oferecidos pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e que ocorreram nos dois semestres de 2012, quinzenalmente aos sábados. Os professores participaram nos cursos de forma voluntária. Também há de se destacar que inicialmente não havíamos previsto aplicar dois cursos, no entanto, a pedido dos professores, conforme está documentado nos dados, foi solicitada a criação do segundo curso, aspecto importante e que inclusive reforça o papel das comunidades de prática em processos de formação de professores. Além disso, apontamos que a formação continuada no caso dos professores em serviço poderia inserir tais temas e, portanto, contribuir na compreensão dos professores acerca deste tema. A fonte principal dos dados são as transcrições das aulas e as análises das sequências didáticas produzidas pelos professores. A orientação metodológica, assim como a análise de dados, foi norteada pelos pressupostos da investigação qualitativa em educação. Destacamos como instrumentos de coleta de dados os seguintes instrumentos: notas de campo, questionário, entrevistas semi-estruturadas, registro audiovisual de todos os encontros, sequências didáticas elaboradas pelos professores e informações contidas em mensagens eletrônicas (e-mails). A análise de dados está distribuída em dois momentos, de modo que o momento I caracteriza-se no primeiro curso e com preocupação principal em investigar as concepções dos professores, assim como identificar possíveis mudanças, enquanto que no momento II, especificamente com dados do segundo curso, ocorre o aprofundamento em analisar as interações que se estabeleceram na CoP, para isso são elaborados categorias e subcategorias de análises. Os resultados demonstram que ainda existem problemas nas concepções dos professores, porém, à medida que os mesmos foram imersos em situações típicas de CoP e com a mediação da utilização dos recursos fílmicos, foi possível identificar mudanças, ainda que sutis nas concepções de NdC. Porém, o mais importante é notado nas interações entre os professores, ou seja, o engajamento mútuo e o compartilhamento de ideias e práticas para tentar introduzir tanto o tema quanto os recursos fílmicos com os alunos dos próprios professores pesquisados. Ao nosso entender, isto pode ser explicado porque os mecanismos de autonomia e protagonismo da ação do professor foram contemplados em virtude da participação em CoP, que valoriza e estimula o compartilhamento entre indivíduos que se identificam em práticas e ideias.
id USP_68ff32690a1f54e3ba0075d268d2e43a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28012015-141131
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de práticaThe approach of nature of science subsidized by filmic resources in a community of practiceCommunity of practiceComunidade de práticaFilmic use of resources in continuing teacher educationNature of scienceNatureza da ciênciaUso de recursos fílmicos na formação continuada de professoresEste trabalho procura discutir as contribuições de uma comunidade de prática (CoP) na formação continuada de professores de Ciências, para abordar o tema da natureza da ciência (NdC) com a utilização de recursos fílmicos de veiculação comercial. Para isso, foram elaborados dois cursos na modalidade extensão universitária, oferecidos pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e que ocorreram nos dois semestres de 2012, quinzenalmente aos sábados. Os professores participaram nos cursos de forma voluntária. Também há de se destacar que inicialmente não havíamos previsto aplicar dois cursos, no entanto, a pedido dos professores, conforme está documentado nos dados, foi solicitada a criação do segundo curso, aspecto importante e que inclusive reforça o papel das comunidades de prática em processos de formação de professores. Além disso, apontamos que a formação continuada no caso dos professores em serviço poderia inserir tais temas e, portanto, contribuir na compreensão dos professores acerca deste tema. A fonte principal dos dados são as transcrições das aulas e as análises das sequências didáticas produzidas pelos professores. A orientação metodológica, assim como a análise de dados, foi norteada pelos pressupostos da investigação qualitativa em educação. Destacamos como instrumentos de coleta de dados os seguintes instrumentos: notas de campo, questionário, entrevistas semi-estruturadas, registro audiovisual de todos os encontros, sequências didáticas elaboradas pelos professores e informações contidas em mensagens eletrônicas (e-mails). A análise de dados está distribuída em dois momentos, de modo que o momento I caracteriza-se no primeiro curso e com preocupação principal em investigar as concepções dos professores, assim como identificar possíveis mudanças, enquanto que no momento II, especificamente com dados do segundo curso, ocorre o aprofundamento em analisar as interações que se estabeleceram na CoP, para isso são elaborados categorias e subcategorias de análises. Os resultados demonstram que ainda existem problemas nas concepções dos professores, porém, à medida que os mesmos foram imersos em situações típicas de CoP e com a mediação da utilização dos recursos fílmicos, foi possível identificar mudanças, ainda que sutis nas concepções de NdC. Porém, o mais importante é notado nas interações entre os professores, ou seja, o engajamento mútuo e o compartilhamento de ideias e práticas para tentar introduzir tanto o tema quanto os recursos fílmicos com os alunos dos próprios professores pesquisados. Ao nosso entender, isto pode ser explicado porque os mecanismos de autonomia e protagonismo da ação do professor foram contemplados em virtude da participação em CoP, que valoriza e estimula o compartilhamento entre indivíduos que se identificam em práticas e ideias.This paper discusses the contributions of a community of practice (CoP) in the continuing education of science teachers, in order to address the issue of the nature of science (NoS) with the use of film resources of commercial broadcasting. For this purpose, two courses were developed in cooperation with the University of São Paulo and offered by the Faculty of Education. The courses were offered for two semesters of 2012, periodically on Saturdays and teachers voluntarily participated in the courses. Initially it had not been intended to apply two courses; however, at the request of teachers, as documented in the data, it was necessary to create the second course. Moreover, we point out that the continued training for teachers in service could insert such issues and thus contribute to the understanding of teachers about this topic. The main source of data is the transcripts of speeches and analysis of didactic sequences produced by teachers. The methodological guidance, as well as data analysis, was guided by the assumptions of qualitative research in education. We highlight as tools of data collection the following instruments: field notes, questionnaire, semi-structured interviews, audio-visual record of all meetings, didactic sequences prepared by teachers and information contained in electronic messages (e-mails). The analysis of data was performed in two occasions. The moment I is characterized in the first course and focused in investigating the conceptions of teachers as well as identify possible changes. Moment II, specifically about data from the second course, brings deepening analysis of the interactions that are established in the CoP. Categories and subcategories for this analysis are drawn. The results show that there are still problems in the conceptions of teachers; however, as they were immersed in typical situations of CoP and with the mediation of the use of film resources, it was possible to identify changes, even subtle conceptions of the NoS. The most important is noticed in the interactions between teachers and the mutual engagement and sharing of ideas and practices to try to introduce both subject filmic resources with students\' own teachers surveyed. This can be explained because the mechanisms of action of autonomy and leadership teacher were contemplated by participating in CoP that values and encourages sharing among individuals who identify in practices and ideas.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoSantana, Edson Rodrigues2014-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-141131/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-28012015-141131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática
The approach of nature of science subsidized by filmic resources in a community of practice
title A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática
spellingShingle A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática
Santana, Edson Rodrigues
Community of practice
Comunidade de prática
Filmic use of resources in continuing teacher education
Nature of science
Natureza da ciência
Uso de recursos fílmicos na formação continuada de professores
title_short A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática
title_full A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática
title_fullStr A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática
title_full_unstemmed A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática
title_sort A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática
author Santana, Edson Rodrigues
author_facet Santana, Edson Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroio, Agnaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Edson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Community of practice
Comunidade de prática
Filmic use of resources in continuing teacher education
Nature of science
Natureza da ciência
Uso de recursos fílmicos na formação continuada de professores
topic Community of practice
Comunidade de prática
Filmic use of resources in continuing teacher education
Nature of science
Natureza da ciência
Uso de recursos fílmicos na formação continuada de professores
description Este trabalho procura discutir as contribuições de uma comunidade de prática (CoP) na formação continuada de professores de Ciências, para abordar o tema da natureza da ciência (NdC) com a utilização de recursos fílmicos de veiculação comercial. Para isso, foram elaborados dois cursos na modalidade extensão universitária, oferecidos pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e que ocorreram nos dois semestres de 2012, quinzenalmente aos sábados. Os professores participaram nos cursos de forma voluntária. Também há de se destacar que inicialmente não havíamos previsto aplicar dois cursos, no entanto, a pedido dos professores, conforme está documentado nos dados, foi solicitada a criação do segundo curso, aspecto importante e que inclusive reforça o papel das comunidades de prática em processos de formação de professores. Além disso, apontamos que a formação continuada no caso dos professores em serviço poderia inserir tais temas e, portanto, contribuir na compreensão dos professores acerca deste tema. A fonte principal dos dados são as transcrições das aulas e as análises das sequências didáticas produzidas pelos professores. A orientação metodológica, assim como a análise de dados, foi norteada pelos pressupostos da investigação qualitativa em educação. Destacamos como instrumentos de coleta de dados os seguintes instrumentos: notas de campo, questionário, entrevistas semi-estruturadas, registro audiovisual de todos os encontros, sequências didáticas elaboradas pelos professores e informações contidas em mensagens eletrônicas (e-mails). A análise de dados está distribuída em dois momentos, de modo que o momento I caracteriza-se no primeiro curso e com preocupação principal em investigar as concepções dos professores, assim como identificar possíveis mudanças, enquanto que no momento II, especificamente com dados do segundo curso, ocorre o aprofundamento em analisar as interações que se estabeleceram na CoP, para isso são elaborados categorias e subcategorias de análises. Os resultados demonstram que ainda existem problemas nas concepções dos professores, porém, à medida que os mesmos foram imersos em situações típicas de CoP e com a mediação da utilização dos recursos fílmicos, foi possível identificar mudanças, ainda que sutis nas concepções de NdC. Porém, o mais importante é notado nas interações entre os professores, ou seja, o engajamento mútuo e o compartilhamento de ideias e práticas para tentar introduzir tanto o tema quanto os recursos fílmicos com os alunos dos próprios professores pesquisados. Ao nosso entender, isto pode ser explicado porque os mecanismos de autonomia e protagonismo da ação do professor foram contemplados em virtude da participação em CoP, que valoriza e estimula o compartilhamento entre indivíduos que se identificam em práticas e ideias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-141131/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-141131/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257423966896128