Montesquieu: tópica das paixões e estilo \'moraliste\'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Attié Junior, Alfredo
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-10012023-114238/
Resumo: O propósito do presente trabalho é demonstrar as implicações do estilo de Montesquieu em seu projeto político. A hipótese é a de que Montesquieu construiu seu estilo, nos moldes das formas breves difundidas no século em que nasceu, pelos moralistes, certo de sua adequação à concepção ou interpretação que empreendeu da vida pública. Pretende, primeiramente, definir esse estilo, ao procurá-lo nas leituras do século XVII de Montesquieu, inserindo nosso autor numa série literária,mostrando suas escolhas, antes de tudo, de leituras. A seguir, acertadas as contas com a escritura da obra, procurar entender o projeto político de Montesquieu, perquirindo sua escolha de leitores. O trabalho comporta uma crítica dos lugares-comuns que a tradição sedimentou em torno do autor e de sua obra, refazendo os vínculos de Montesquieu com escritores que, até aqui, têm sido vistos como combatidos por ele. Também a simplificação da interpretação (?) de sua obra política, restringindo-se a mera explicitação de mecanismos de realização e contenção do poder ou áugure da teoria constitucional, foi refutada, para restabelecer seu estatuto perante - e seu diálogo com - seu tempo. Para tanto, refez-se a ligação entre os termos literário e político de seu escritos, evitando a separação - imposta pela mesma tradição - entre o literato e o teórico, entre textos pretensamente sérios e de diversão. Em vista de tais objetivos, o trabalho foi dividido em capítulos, que explicitam temas por onde se explora a reflexão de nosso autor, tais a jurisprudência, a história e as viagens, bem como procuram descrever as leituras, o estilo e o projeto político, esclarecendo suas ligações. Ao conjunto det ais capítulos nomeou-se ensaio, seja porque tal forma pareceu mais adequada ao material legado por Montesquieu, seja porque não parece possível - e nem seria justificável a pretensão de - encerrar em uma tese as conclusões sobre uma obra que continua a ) desafiar nosso próprio arsenal de expectativas e questionar nosso horizonte de desejos Montesquieu, Charles Louis Secondat, Baron de la Brede et ...
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