Retrato impossivel: o corpo desfigurado no modernismo frances
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-15052023-105023/ |
Resumo: | Em 1936, Georges Bataille publica o primeiro número da revista Acéphale, cuja figura emblemática, criada por André Masson, e um homem decapitado e vivo. O acéfalo remete ao ponto terminal de um imaginário moderno que tem no corpo desfigurado um de seus motivos estéticos mais recorrentes. Este trabalho pretende recompor o itinerário do motivo de certos autores do modernismo francês - de Lautréamontaos surrealistas, e destes ao grupo que se reúne em torno de Bataille -, buscando analisar as principais tópicas que o constituem. Tentamos, assim, realçar a lógica histórica e estética que preside ao intenso processo de decomposição da figura humana na obra desses autores, marcadas por uma forte negação do antropomorfismo, tendo como horizonte uma interpretação da imagem proposta na Acéphale |
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