O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-05072009-212232/ |
Resumo: | O presente trabalho têm como ponto de partida uma reflexão sobre os processos criativos do diretor grego Theodoros Terzopoulos e o cruzamento desta referência com minha pesquisa como encenador. Terzopoulos e seu método, notadamente suas montagens de tragédias clássicas gregas, serviram de filtro para uma investigação prática nas áreas da encenação e interpretação teatrais, tendo como meta última desenvolver um olhar mais pessoal e aprofundado sobre o fazer teatral. Os resultados da pesquisa são analisados à partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett. |
id |
USP_691f3908bc31c952e356642f3016b194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05072009-212232 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel BeckettO princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel BeckettBeckettBeckettTeatroTerzopoulosTerzopoulosTheatreTragédiaTragedyTrainningTreinamentoO presente trabalho têm como ponto de partida uma reflexão sobre os processos criativos do diretor grego Theodoros Terzopoulos e o cruzamento desta referência com minha pesquisa como encenador. Terzopoulos e seu método, notadamente suas montagens de tragédias clássicas gregas, serviram de filtro para uma investigação prática nas áreas da encenação e interpretação teatrais, tendo como meta última desenvolver um olhar mais pessoal e aprofundado sobre o fazer teatral. Os resultados da pesquisa são analisados à partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett.The present work has as starting point a reflexion about the creative process of the greek theatre director TheodorosTerzopoulos and the cross over of his work and my own researches as a director. Terzopoulos and his method, specially his works on classical greek tragedies was the filter to a pratical investigation on stagecraft and acting, where the development of more personal and deeper view was the final aim. The result of this research was analysed with the stagecraft of Samuel Beckett\'s Endgame.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJanuzelli, Antonio Luiz DiasAmado, René Marcelo Piazentin2007-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-05072009-212232/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-05072009-212232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett |
title |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett |
spellingShingle |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett Amado, René Marcelo Piazentin Beckett Beckett Teatro Terzopoulos Terzopoulos Theatre Tragédia Tragedy Trainning Treinamento |
title_short |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett |
title_full |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett |
title_fullStr |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett |
title_full_unstemmed |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett |
title_sort |
O princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos ã partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett |
author |
Amado, René Marcelo Piazentin |
author_facet |
Amado, René Marcelo Piazentin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januzelli, Antonio Luiz Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amado, René Marcelo Piazentin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Beckett Beckett Teatro Terzopoulos Terzopoulos Theatre Tragédia Tragedy Trainning Treinamento |
topic |
Beckett Beckett Teatro Terzopoulos Terzopoulos Theatre Tragédia Tragedy Trainning Treinamento |
description |
O presente trabalho têm como ponto de partida uma reflexão sobre os processos criativos do diretor grego Theodoros Terzopoulos e o cruzamento desta referência com minha pesquisa como encenador. Terzopoulos e seu método, notadamente suas montagens de tragédias clássicas gregas, serviram de filtro para uma investigação prática nas áreas da encenação e interpretação teatrais, tendo como meta última desenvolver um olhar mais pessoal e aprofundado sobre o fazer teatral. Os resultados da pesquisa são analisados à partir da encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-05072009-212232/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-05072009-212232/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256697107644416 |