O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marili Macruz Ferreira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-14122011-224042/
Resumo: A presente dissertação toma como objeto a escuta construída culturalmente elaborada conceitualmente a partir da concepção de escuta cultural proposta por Pierre Schaeffer , a fim de analisar seu papel e contribuição na aprendizagem e desenvolvimento musical de crianças de uma escola da cidade de São Paulo. O processo investigativo foi conduzido pela professora de música dos alunos observados, que, desempenhou o papel de observadora participante da investigação qualitativa. A pesquisa de campo sustentou-se em formulações teóricas de autores das áreas da Música, da Antropologia, da Educação e da Educação Musical, e na realização de entrevistas e questionário dirigidos às crianças. Foram investigados os elementos musicais extra e intra-classe/escola, presentes na construção do repertório de escuta de uma criança de sete anos e dos alunos de 5º ano do ensino Fundamental e realizadas a análise e interpretação de situações de aula, associadas ao objeto de estudo. Os resultados demonstram que a escuta construída culturalmente é elemento fundamental dos processos de aprendizado e desenvolvimento musical, servindo de referência ao professor, enquanto mediador, e à participação consciente da criança em seus próprios processos de aprendizagem musical. Conclui-se que o objetivo inicial de analisar e interpretar a participação e a contribuição da escuta construída culturalmente nos processos de educação musical de alunos de seis a dez anos de uma escola particular da cidade de São Paulo tenha sido alcançado.
id USP_693520d4ca909e92b3e75eafd86b599c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122011-224042
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criançaThe role of cultural listening in the process of musical learning and development of the child.CulturaCultural listeningCultureEducaçãoEducação MusicalEducationEscuta construída culturalmenteMusic and TeachingMusic EducationMúsica e EnsinoA presente dissertação toma como objeto a escuta construída culturalmente elaborada conceitualmente a partir da concepção de escuta cultural proposta por Pierre Schaeffer , a fim de analisar seu papel e contribuição na aprendizagem e desenvolvimento musical de crianças de uma escola da cidade de São Paulo. O processo investigativo foi conduzido pela professora de música dos alunos observados, que, desempenhou o papel de observadora participante da investigação qualitativa. A pesquisa de campo sustentou-se em formulações teóricas de autores das áreas da Música, da Antropologia, da Educação e da Educação Musical, e na realização de entrevistas e questionário dirigidos às crianças. Foram investigados os elementos musicais extra e intra-classe/escola, presentes na construção do repertório de escuta de uma criança de sete anos e dos alunos de 5º ano do ensino Fundamental e realizadas a análise e interpretação de situações de aula, associadas ao objeto de estudo. Os resultados demonstram que a escuta construída culturalmente é elemento fundamental dos processos de aprendizado e desenvolvimento musical, servindo de referência ao professor, enquanto mediador, e à participação consciente da criança em seus próprios processos de aprendizagem musical. Conclui-se que o objetivo inicial de analisar e interpretar a participação e a contribuição da escuta construída culturalmente nos processos de educação musical de alunos de seis a dez anos de uma escola particular da cidade de São Paulo tenha sido alcançado.The objective of this dissertation was to analyze the role and contribution of the cultural listening developed conceptually from the concept proposed by Pierre Schaeffer in the process of musical learning and development of children from a school in the city of São Paulo. The investigative process was conducted by the music teacher of the observed children, who took the role of a participant observer in the qualitative research of ethnographic type. The field research was based on theoretical formulations from authors of areas such Music, Anthropology, Education and Music Education, and also on the results of interviews and questionnaires aimed at children. We studied the musical elements extra and intra-classes/school present in the construction of the listening repertoire of a child of seven years and of children from fifth grade of elementary school and made the analysis and interpretation of classroom situations, associated with the object study. The results showed that the cultural listening is a fundamental process of musical learning and development, and should be used as a reference to the teacher, as a mediator, and also to the conscious participation of children in their own process of learning music. We concluded that the initial study aim of to analyze and interpret the participation and contribution of cultural listening in the process of musical education of students from six to ten year-old in a private school in the city of Sao Paulo has been achieved.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Pedro PauloSilva, Marili Macruz Ferreira da2011-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-14122011-224042/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-14122011-224042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança
The role of cultural listening in the process of musical learning and development of the child.
title O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança
spellingShingle O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança
Silva, Marili Macruz Ferreira da
Cultura
Cultural listening
Culture
Educação
Educação Musical
Education
Escuta construída culturalmente
Music and Teaching
Music Education
Música e Ensino
title_short O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança
title_full O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança
title_fullStr O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança
title_full_unstemmed O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança
title_sort O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança
author Silva, Marili Macruz Ferreira da
author_facet Silva, Marili Macruz Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Pedro Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marili Macruz Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Cultural listening
Culture
Educação
Educação Musical
Education
Escuta construída culturalmente
Music and Teaching
Music Education
Música e Ensino
topic Cultura
Cultural listening
Culture
Educação
Educação Musical
Education
Escuta construída culturalmente
Music and Teaching
Music Education
Música e Ensino
description A presente dissertação toma como objeto a escuta construída culturalmente elaborada conceitualmente a partir da concepção de escuta cultural proposta por Pierre Schaeffer , a fim de analisar seu papel e contribuição na aprendizagem e desenvolvimento musical de crianças de uma escola da cidade de São Paulo. O processo investigativo foi conduzido pela professora de música dos alunos observados, que, desempenhou o papel de observadora participante da investigação qualitativa. A pesquisa de campo sustentou-se em formulações teóricas de autores das áreas da Música, da Antropologia, da Educação e da Educação Musical, e na realização de entrevistas e questionário dirigidos às crianças. Foram investigados os elementos musicais extra e intra-classe/escola, presentes na construção do repertório de escuta de uma criança de sete anos e dos alunos de 5º ano do ensino Fundamental e realizadas a análise e interpretação de situações de aula, associadas ao objeto de estudo. Os resultados demonstram que a escuta construída culturalmente é elemento fundamental dos processos de aprendizado e desenvolvimento musical, servindo de referência ao professor, enquanto mediador, e à participação consciente da criança em seus próprios processos de aprendizagem musical. Conclui-se que o objetivo inicial de analisar e interpretar a participação e a contribuição da escuta construída culturalmente nos processos de educação musical de alunos de seis a dez anos de uma escola particular da cidade de São Paulo tenha sido alcançado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-14122011-224042/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-14122011-224042/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090726278987776