Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Gabriel Henrique de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-140211/
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo qualitativo de investigação que teve como objetivo compreender o repertório de estratégias enunciativas empregado por um professor que favoreceu o engajamento dos estudantes. Nele, foram propostas categorias para a análise do engajamento de estudantes e subsídios para auxiliar professores de ciências, interessados na adoção de abordagens investigativas, a compreenderem os objetivos almejados durante sua implementação. Assim, a partir da perspectiva sociocultural sobre o estudo dos gêneros do discurso, a análise tem início com a discussão de que em salas de aula investigativas são criadas esferas comunicacionais que comportam a produção de uma série de discursos. É aventada a perspectiva de que as propostas instrucionais investigativas compõem um gênero discursivo estável, no qual as estratégias enunciativas dos professores podem ser caracterizadas. Dentre essas estratégias, destacam-se aquelas que dão oportunidade para que os estudantes se engajem na utilização do discurso científico. A partir disso, foi feito um estudo das interações discursivas de um professor com um grupo de alunas e com toda a sala ao longo de uma sequência didática investigativa (SDI). A SDI foi aplicada em uma escola municipal localizada no interior do estado de São Paulo para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Durante a aplicação, o foco da análise foram as estratégias mobilizadas pelo professor e as dimensões de engajamento a nível de complexidade cognitiva e de trabalho colaborativo dos estudantes. Os resultados obtidos mostram que ao construir seu discurso pedagógico, o professor mobilizou um amplo repertório de estratégias enunciativas que teve relação com a disponibilização de princípios necessários ao engajamento em aulas de ciências. Sua intervenção no grupo também foi essencial para a ocorrência das instâncias mais complexas de engajamento.
id USP_6a15a0a090f54b445d18216e1604ed29
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17062020-140211
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidadeEnunciative strategies and engagement during an inquiring didactic sequence in biodiversitydiscurso científicoengagementengajamentoensino de ciências por investigaçãoenunciative strategyestratégia enunciativaGênero do discursoinquiring didactic sequenceinquiring science classesscience discoursesequência didática investigativaSpeech genresEsse trabalho apresenta um estudo qualitativo de investigação que teve como objetivo compreender o repertório de estratégias enunciativas empregado por um professor que favoreceu o engajamento dos estudantes. Nele, foram propostas categorias para a análise do engajamento de estudantes e subsídios para auxiliar professores de ciências, interessados na adoção de abordagens investigativas, a compreenderem os objetivos almejados durante sua implementação. Assim, a partir da perspectiva sociocultural sobre o estudo dos gêneros do discurso, a análise tem início com a discussão de que em salas de aula investigativas são criadas esferas comunicacionais que comportam a produção de uma série de discursos. É aventada a perspectiva de que as propostas instrucionais investigativas compõem um gênero discursivo estável, no qual as estratégias enunciativas dos professores podem ser caracterizadas. Dentre essas estratégias, destacam-se aquelas que dão oportunidade para que os estudantes se engajem na utilização do discurso científico. A partir disso, foi feito um estudo das interações discursivas de um professor com um grupo de alunas e com toda a sala ao longo de uma sequência didática investigativa (SDI). A SDI foi aplicada em uma escola municipal localizada no interior do estado de São Paulo para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Durante a aplicação, o foco da análise foram as estratégias mobilizadas pelo professor e as dimensões de engajamento a nível de complexidade cognitiva e de trabalho colaborativo dos estudantes. Os resultados obtidos mostram que ao construir seu discurso pedagógico, o professor mobilizou um amplo repertório de estratégias enunciativas que teve relação com a disponibilização de princípios necessários ao engajamento em aulas de ciências. Sua intervenção no grupo também foi essencial para a ocorrência das instâncias mais complexas de engajamento.This research presents a qualitative approach that aimed to comprehend the repertoire of enunciative strategies employed by a teacher that favored student\'s engagement. Categories were described to analyze the engagement and subsidies were given for science teachers, interested in adopting inquiring approaches, to comprehend the goals pursued during their pedagogical practice. The sociocultural perspective about speech genres lead to the understanding that inside science classes are created communicative spheres supporting the production of different speeches. Them, it\'s proposed that science inquiring classes have a stable genre of speech in which teacher\'s enunciative approaches can be characterized. Among all possible approaches, it\'s emphasized the ones that give opportunities to student\'s engagement in mobilizing science discourses. The discursive interactions between a teacher and a group of students was analyzed during an inquiring didactic sequence (IDS). The IDS was applied in a public school localized in a São Paulo\'s state country town to 14 years old students. During the application, the enunciative approaches mobilized by the teacher and the cognitive complexity and collaborative work instances of student\'s engagement were analyzed. The results showed that the teacher mobilized a series of strategies related to the principles needed to the occurrence of engagement in science classes. His interventions in small groups were also essential to the occurrence of more complex instances of engagement. Therefore, there was a deeper understanding of how enunciative repertoires are related to opportunities for engagement in investigative instructional proposals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMotokane, Marcelo TadeuCamargo, Gabriel Henrique de2020-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-140211/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:32:36Zoai:teses.usp.br:tde-17062020-140211Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:32:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
Enunciative strategies and engagement during an inquiring didactic sequence in biodiversity
title Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
spellingShingle Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
Camargo, Gabriel Henrique de
discurso científico
engagement
engajamento
ensino de ciências por investigação
enunciative strategy
estratégia enunciativa
Gênero do discurso
inquiring didactic sequence
inquiring science classes
science discourse
sequência didática investigativa
Speech genres
title_short Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
title_full Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
title_fullStr Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
title_full_unstemmed Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
title_sort Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
author Camargo, Gabriel Henrique de
author_facet Camargo, Gabriel Henrique de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Motokane, Marcelo Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Gabriel Henrique de
dc.subject.por.fl_str_mv discurso científico
engagement
engajamento
ensino de ciências por investigação
enunciative strategy
estratégia enunciativa
Gênero do discurso
inquiring didactic sequence
inquiring science classes
science discourse
sequência didática investigativa
Speech genres
topic discurso científico
engagement
engajamento
ensino de ciências por investigação
enunciative strategy
estratégia enunciativa
Gênero do discurso
inquiring didactic sequence
inquiring science classes
science discourse
sequência didática investigativa
Speech genres
description Esse trabalho apresenta um estudo qualitativo de investigação que teve como objetivo compreender o repertório de estratégias enunciativas empregado por um professor que favoreceu o engajamento dos estudantes. Nele, foram propostas categorias para a análise do engajamento de estudantes e subsídios para auxiliar professores de ciências, interessados na adoção de abordagens investigativas, a compreenderem os objetivos almejados durante sua implementação. Assim, a partir da perspectiva sociocultural sobre o estudo dos gêneros do discurso, a análise tem início com a discussão de que em salas de aula investigativas são criadas esferas comunicacionais que comportam a produção de uma série de discursos. É aventada a perspectiva de que as propostas instrucionais investigativas compõem um gênero discursivo estável, no qual as estratégias enunciativas dos professores podem ser caracterizadas. Dentre essas estratégias, destacam-se aquelas que dão oportunidade para que os estudantes se engajem na utilização do discurso científico. A partir disso, foi feito um estudo das interações discursivas de um professor com um grupo de alunas e com toda a sala ao longo de uma sequência didática investigativa (SDI). A SDI foi aplicada em uma escola municipal localizada no interior do estado de São Paulo para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Durante a aplicação, o foco da análise foram as estratégias mobilizadas pelo professor e as dimensões de engajamento a nível de complexidade cognitiva e de trabalho colaborativo dos estudantes. Os resultados obtidos mostram que ao construir seu discurso pedagógico, o professor mobilizou um amplo repertório de estratégias enunciativas que teve relação com a disponibilização de princípios necessários ao engajamento em aulas de ciências. Sua intervenção no grupo também foi essencial para a ocorrência das instâncias mais complexas de engajamento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-140211/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-140211/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257039960539136