Olha o beat envolvente: construção da batida e crueza na sonoridade de três produções de funk no eixo Rio-São Paulo-Minas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rafael Hermés Mondoni
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10032021-012622/
Resumo: Este trabalho aborda os processos de construção da batida de três produções de funk elaboradas no eixo Rio-São Paulo-Minas, bem como suas relações com a composição da sonoridade sob o viés da estética lo-fi. Para tanto, investigou-se os conceitos relacionados à fidelidade sonora a fim de compreender do que se trata essa estética e os objetos musicais característicos desta, os efeitos lo-fi, a partir dos estudos de Adam Harper. Além de contextualizar a produção musical do funk, contemplando tanto a cena musical antecessora à sua produção fonográfica, como também a posterior a esta, o presente trabalho pretende identificar, a partir das investigações da sonoridade, contextualizações históricas e entrevistas realizadas com os produtores das três músicas escolhidas para estudo, o conceito de crueza na sonoridade do eixo estudado. Para maior detalhamento e profundidade - seguindo parte da metodologia estabelecida por Facina, Moutinho, Novaes e Palombini - foram efetuadas análises musicais dessas três produções do eixo com base na realização de transcrições em notação musical tradicional, geração de espectrogramas e percepção a partir da escuta.
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spelling Olha o beat envolvente: construção da batida e crueza na sonoridade de três produções de funk no eixo Rio-São Paulo-MinasCheck this catchy beat out: the beat construction process and sound rawness of three funk productions within the Rio-São Paulo-Minas axisAnáliseAnalysisCruezaEDMEDMFunkFunkLo-fiLo-fiRawnessEste trabalho aborda os processos de construção da batida de três produções de funk elaboradas no eixo Rio-São Paulo-Minas, bem como suas relações com a composição da sonoridade sob o viés da estética lo-fi. Para tanto, investigou-se os conceitos relacionados à fidelidade sonora a fim de compreender do que se trata essa estética e os objetos musicais característicos desta, os efeitos lo-fi, a partir dos estudos de Adam Harper. Além de contextualizar a produção musical do funk, contemplando tanto a cena musical antecessora à sua produção fonográfica, como também a posterior a esta, o presente trabalho pretende identificar, a partir das investigações da sonoridade, contextualizações históricas e entrevistas realizadas com os produtores das três músicas escolhidas para estudo, o conceito de crueza na sonoridade do eixo estudado. Para maior detalhamento e profundidade - seguindo parte da metodologia estabelecida por Facina, Moutinho, Novaes e Palombini - foram efetuadas análises musicais dessas três produções do eixo com base na realização de transcrições em notação musical tradicional, geração de espectrogramas e percepção a partir da escuta.This study examines the compositional processes involved in three funk productions elaborated inside the axis Rio-São Paulo-Minas, as well as their relations with the sonority composition under the point of view of the lo-fi aesthetics. For that, we investigated the concepts related to sound fidelity in order to understand in what consists this aesthetics and the musical objects that are characteristic of it, the lo-fi effects, based upon the studies of Adam Harper. In addition to contextualizing the funk\'s musical production, contemplating both the music scene predecessor to its phonographic production, as well as the one after this, the present work intends to identify, based upon sound investigations, historical contextualizations and interviews with the producers of the three songs chosen for study, the concept of sound \"rawness\" of the studied axis. For greater detail and depth - following part of the methodology established by Facina, Moutinho, Novaes and Palombini - musical analysis of these three productions of the axis were carried out based upon the process of transcription in traditional musical notation, generation of spectrograms and perception by listening.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPalombini, Carlos Vicente de LimaValente, Heloísa de Araújo DuarteMoreira, Rafael Hermés Mondoni2020-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10032021-012622/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-10T20:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-10032021-012622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-10T20:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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