Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolini, Alexandre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-19012023-093845/
Resumo: Esta tese analisa o ciclo de desenvolvimento da política educacional em gênero e diversidade sexual desenvolvida no Brasil entre 2003 e 2018. Aplicando noções de poder e discurso em Foucault para o exame de políticas educacionais, a pesquisa investiga tanto sua produção quanto a sistemática reação que se lançou sobre ela, buscando compreender o lugar do debate sobre gênero e sexualidade nas escolas nos processos recentes de construção e desconstrução da democracia brasileira. Na primeira parte desta tese, são apresentados o desenho e a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa. Na segunda, faz-se um breve resgate histórico que busca localizar essa política educacional no longo processo de produção do gênero e da sexualidade no Brasil, com especial foco nos investimentos do Estado. Na terceira parte, que foca no processo de produção dessa política educacional, são analisados seus antecedentes, suas principais ações, os agentes envolvidos na sua construção e o discurso pedagógico que produziram. Na quarta parte, dedicada à reação, são identificados os principais opositores ao debate de gênero e diversidade sexual na escola, suas táticas de ação e estratégias discursivas, buscando compreender como se articularam com os movimentos reacionários que marcaram a cena política brasileira nos últimos anos. Por fim, apontam-se indícios de como o debate em torno de questões de gênero e sexualidade na escola, em uma perspectiva da diversidade e dos direitos humanos, é fundamental para a construção da democracia no Brasil.
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