Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Josivania Pereira Mendonça de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-21062024-113317/
Resumo: O presente estudo teve como inspiração os registros pedagógicos de uma docente que atua em uma escola de Educação Infantil do município de São Paulo. Esses registros apresentam o desenvolvimento de suas ações, direcionadas ao grupo de 35 crianças na faixa etária de 3 e 4 anos, que plantaram e observaram o crescimento de girassóis. Através de seus escritos pessoais a professora relatou suas ações, direcionadas à turma quando organizou propostas que estimularam os questionamentos das crianças sobre o processo de germinação. A pesquisadora buscou trazer aspectos relevantes desses registros, através do olhar reflexivo da própria professora, procurando conhecer quais saberes fundamentavam suas práticas pedagógicas. Ao longo do estudo foram identificados saberes que contribuíram para a organização e tomadas de decisões pedagógicas docentes. Inspirados na literatura pertinente, a pesquisa relacionou os assuntos: Ciências Naturais, documentação pedagógica, interações infantis, profissionalidade e saberes docentes. A metodologia utilizada no estudo, foi a análise de conteúdo, que fez o uso dos procedimentos de organização, seleção e exploração dos escritos, falas transcritas, fotos e desenhos infantis cedidos pela professora. Após o exame desse material, foram identificados saberes e práticas de acordo com as vivências escritas em um caderno de anotações da professora. Uma conclusão do estudo destaca a relação entre os saberes identificados e práticas desenvolvidas com o grupo, finaliza a pesquisa.
id USP_6b55d4a45f8f0ce79c8972f21c6bdda7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21062024-113317
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicosNatural Sciences in Early Childhood EducationEarly Childhood EducationEducação InfantilEnsino de CiênciasPráticas docentesSaberes docentesScience TeachingTeacher KnowledgeTeaching PracticesO presente estudo teve como inspiração os registros pedagógicos de uma docente que atua em uma escola de Educação Infantil do município de São Paulo. Esses registros apresentam o desenvolvimento de suas ações, direcionadas ao grupo de 35 crianças na faixa etária de 3 e 4 anos, que plantaram e observaram o crescimento de girassóis. Através de seus escritos pessoais a professora relatou suas ações, direcionadas à turma quando organizou propostas que estimularam os questionamentos das crianças sobre o processo de germinação. A pesquisadora buscou trazer aspectos relevantes desses registros, através do olhar reflexivo da própria professora, procurando conhecer quais saberes fundamentavam suas práticas pedagógicas. Ao longo do estudo foram identificados saberes que contribuíram para a organização e tomadas de decisões pedagógicas docentes. Inspirados na literatura pertinente, a pesquisa relacionou os assuntos: Ciências Naturais, documentação pedagógica, interações infantis, profissionalidade e saberes docentes. A metodologia utilizada no estudo, foi a análise de conteúdo, que fez o uso dos procedimentos de organização, seleção e exploração dos escritos, falas transcritas, fotos e desenhos infantis cedidos pela professora. Após o exame desse material, foram identificados saberes e práticas de acordo com as vivências escritas em um caderno de anotações da professora. Uma conclusão do estudo destaca a relação entre os saberes identificados e práticas desenvolvidas com o grupo, finaliza a pesquisa.The study delves into the pedagogical records crafted by an educator in a São Paulo Preschool, specifically focusing on Natural Sciences. The records chronicle her interactions with a group of 35 children, aged 3 to 4, who engaged in planting and observing the growth of sunflowers. Through her writings, the teacher details her initiatives, notably in structuring activities that encouraged the children to inquire about the germination process.The researcher aimed to highlight relevant aspects of these records through the teacher\'s reflective perspective, aiming to discern the foundational knowledge informing her pedagogical practices. Throughout the study, identified insights informed the organization and decision-making in the teacher\'s pedagogical approach. Aligned with pertinent literature, the research encompasses Natural Sciences, pedagogical documentation, child interactions, professionalism, and teaching knowledge. To pinpoint the knowledge and practices guiding the teacher in eliciting children\'s inquiries about Natural Sciences, the study employed content analysis. This method encompassed organizing, selecting, and exploring writings, transcribed speeches, as well as photos and children\'s drawings provided by the teacher. Following this scrutiny, specific experiential knowledge was categorized, with the practice of attentive listening underscored as pivotal for implementing the teacher\'s actions. A conclusion of the study highlights the relationship between the identified knowledge and practices developed with the group, concludes the research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDominguez, Celi Rodrigues ChavesSouza, Josivania Pereira Mendonça de2024-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-21062024-113317/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T22:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-21062024-113317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T22:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos
Natural Sciences in Early Childhood Education
title Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos
spellingShingle Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos
Souza, Josivania Pereira Mendonça de
Early Childhood Education
Educação Infantil
Ensino de Ciências
Práticas docentes
Saberes docentes
Science Teaching
Teacher Knowledge
Teaching Practices
title_short Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos
title_full Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos
title_fullStr Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos
title_full_unstemmed Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos
title_sort Ciências Naturais na Educação Infantil: práticas e saberes docentes revelados nos registros pedagógicos
author Souza, Josivania Pereira Mendonça de
author_facet Souza, Josivania Pereira Mendonça de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dominguez, Celi Rodrigues Chaves
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Josivania Pereira Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Early Childhood Education
Educação Infantil
Ensino de Ciências
Práticas docentes
Saberes docentes
Science Teaching
Teacher Knowledge
Teaching Practices
topic Early Childhood Education
Educação Infantil
Ensino de Ciências
Práticas docentes
Saberes docentes
Science Teaching
Teacher Knowledge
Teaching Practices
description O presente estudo teve como inspiração os registros pedagógicos de uma docente que atua em uma escola de Educação Infantil do município de São Paulo. Esses registros apresentam o desenvolvimento de suas ações, direcionadas ao grupo de 35 crianças na faixa etária de 3 e 4 anos, que plantaram e observaram o crescimento de girassóis. Através de seus escritos pessoais a professora relatou suas ações, direcionadas à turma quando organizou propostas que estimularam os questionamentos das crianças sobre o processo de germinação. A pesquisadora buscou trazer aspectos relevantes desses registros, através do olhar reflexivo da própria professora, procurando conhecer quais saberes fundamentavam suas práticas pedagógicas. Ao longo do estudo foram identificados saberes que contribuíram para a organização e tomadas de decisões pedagógicas docentes. Inspirados na literatura pertinente, a pesquisa relacionou os assuntos: Ciências Naturais, documentação pedagógica, interações infantis, profissionalidade e saberes docentes. A metodologia utilizada no estudo, foi a análise de conteúdo, que fez o uso dos procedimentos de organização, seleção e exploração dos escritos, falas transcritas, fotos e desenhos infantis cedidos pela professora. Após o exame desse material, foram identificados saberes e práticas de acordo com as vivências escritas em um caderno de anotações da professora. Uma conclusão do estudo destaca a relação entre os saberes identificados e práticas desenvolvidas com o grupo, finaliza a pesquisa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-21062024-113317/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-21062024-113317/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090960630480896