O ensino da compreensão de textos na educação infantil: os saberes e as práticas das professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORDEIRO, Dilian da Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000fj12
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20160
Resumo: Não raramente encontramos professores e pais preocupados diante da constatação de que seus alunos e filhos têm dificuldade de compreender o que leem. Por outro lado, diversas pesquisas (CAMPOS, BHERING, ESPOSITO, GIMENES, ABUCHAIM, VALLE; UNBEHAUM, 2011; TAGGART; SYLVA; MELHUISH; SAMMONS; SIRAJ-BLATCHFORD, 2011) têm evidenciado que a Educação Infantil de boa qualidade pode contribuir de forma significativa para a formação de leitores. Desta forma, a presente pesquisa buscou investigar a compreensão de leitura no âmbito da Educação Infantil. Mais especificamente, procuramos identificar quais concepções de leitura e de compreensão de textos norteavam o trabalho docente e que saberes as professoras revelavam acerca do ensino da compreensão de textos nesta etapa. Procuramos ainda identificar e analisar as atividades que, já na Educação Infantil, poderiam contribuir para o desenvolvimento da compreensão dos textos lidos para elas. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras de duas redes municipais (Recife e Camaragibe) que atuavam na Pré-escola, ou seja, nos dois últimos anos da Educação Infantil. Para atingir os objetivos propostos utilizamos como instrumentos de investigação a entrevista semiestruturada e a observação da prática docente. Adotamos a análise de conteúdo temática categorial (BARDIN, 1977) para a interpretação dos dados. Os conhecimentos do campo da psicologia, que explicitam os processos mentais envolvidos na compreensão de textos (KINTSCH, 1998; OAKHILL; CAIN, 2004, 2011) e os estudos dos saberes docentes que analisam como os professores constroem e mobilizam os seus saberes em torno do ensino (SHULMAN, 1986; GAUTHIER et al., 2006; TARDIF, 2000, 2012) subsidiaram teoricamente a análise dos dados gerados. Evidenciamos que as professoras apresentavam uma concepção de leitura que não se restringia apenas ao domínio de um código linguístico. Assim, as docentes valorizavam, além das habilidades básicas de leitura (reconhecimento de letras, consciência fonológica e relação som-grafia), aspectos ligados ao desenvolvimento do gosto e do prazer de ler, fazendo referência às formações continuadas de que participavam. No que se refere à compreensão de textos, esta era, para as professoras, resultado de um percurso natural, fruto do contato das crianças com livros e dos momentos de leitura em sala, sendo tais vivências tomadas como “o ensino da compreensão”. Constatamos que o conhecimento docente acerca da compreensão de textos era, portanto, impreciso e superficial. As professoras, na verdade, não pareciam identificar a compreensão de leitura como um objeto a ser ensinado e, consequentemente, não conseguiam de maneira consciente, estabelecer metas para uma ação pedagógica nesta direção. Por outro lado, elas identificavam um impacto positivo para a compreensão de leitura a partir de algumas atividades que realizavam. De fato, no que diz respeito à observação das práticas docentes, evidenciamos algumas atividades em que as docentes realmente procuravam levar seus alunos a compreender os textos lidos para as crianças. Entre estas, a atividade mais frequente era a formulação de perguntas sobre os textos lidos, em que as conversas conduzidas com as crianças mostraram-se uma excelente estratégia para o ensino da compreensão, quando a mediação estabelecida tinha um caráter dialógico. Verificamos, por outro lado, poucas propostas de reconto oral e de rescrita de histórias ouvidas. Os dados apontam ainda que tanto as formações (inicial e continuada), quanto os documentos curriculares têm contribuído muito pouco para a ampliação do conhecimento das professoras sobre a compreensão de textos escritos. O levantamento bibliográfico realizado durante a pesquisa mostra, contudo, que a literatura na área de compreensão de leitura tem avançado bastante. Ao que parece, tal avanço não tem se materializado nem nos textos do saber, nem nas formações (iniciais e continuadas). Por fim, os dados indicam a necessidade de que a compreensão de textos passe a ser considerada um objeto de ensino já a partir da Educação Infantil, permitindo que as professoras realizem, de forma consciente, um trabalho pedagógico mais amplo e produtivo voltado para a formação dos pequenos leitores.
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spelling CORDEIRO, Dilian da Rochahttp://lattes.cnpq.br/7051605895310772http://lattes.cnpq.br/6442152442379368BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi2017-07-31T12:58:27Z2017-07-31T12:58:27Z2016-02-11https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20160ark:/64986/001300000fj12Não raramente encontramos professores e pais preocupados diante da constatação de que seus alunos e filhos têm dificuldade de compreender o que leem. Por outro lado, diversas pesquisas (CAMPOS, BHERING, ESPOSITO, GIMENES, ABUCHAIM, VALLE; UNBEHAUM, 2011; TAGGART; SYLVA; MELHUISH; SAMMONS; SIRAJ-BLATCHFORD, 2011) têm evidenciado que a Educação Infantil de boa qualidade pode contribuir de forma significativa para a formação de leitores. Desta forma, a presente pesquisa buscou investigar a compreensão de leitura no âmbito da Educação Infantil. Mais especificamente, procuramos identificar quais concepções de leitura e de compreensão de textos norteavam o trabalho docente e que saberes as professoras revelavam acerca do ensino da compreensão de textos nesta etapa. Procuramos ainda identificar e analisar as atividades que, já na Educação Infantil, poderiam contribuir para o desenvolvimento da compreensão dos textos lidos para elas. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras de duas redes municipais (Recife e Camaragibe) que atuavam na Pré-escola, ou seja, nos dois últimos anos da Educação Infantil. Para atingir os objetivos propostos utilizamos como instrumentos de investigação a entrevista semiestruturada e a observação da prática docente. Adotamos a análise de conteúdo temática categorial (BARDIN, 1977) para a interpretação dos dados. Os conhecimentos do campo da psicologia, que explicitam os processos mentais envolvidos na compreensão de textos (KINTSCH, 1998; OAKHILL; CAIN, 2004, 2011) e os estudos dos saberes docentes que analisam como os professores constroem e mobilizam os seus saberes em torno do ensino (SHULMAN, 1986; GAUTHIER et al., 2006; TARDIF, 2000, 2012) subsidiaram teoricamente a análise dos dados gerados. Evidenciamos que as professoras apresentavam uma concepção de leitura que não se restringia apenas ao domínio de um código linguístico. Assim, as docentes valorizavam, além das habilidades básicas de leitura (reconhecimento de letras, consciência fonológica e relação som-grafia), aspectos ligados ao desenvolvimento do gosto e do prazer de ler, fazendo referência às formações continuadas de que participavam. No que se refere à compreensão de textos, esta era, para as professoras, resultado de um percurso natural, fruto do contato das crianças com livros e dos momentos de leitura em sala, sendo tais vivências tomadas como “o ensino da compreensão”. Constatamos que o conhecimento docente acerca da compreensão de textos era, portanto, impreciso e superficial. As professoras, na verdade, não pareciam identificar a compreensão de leitura como um objeto a ser ensinado e, consequentemente, não conseguiam de maneira consciente, estabelecer metas para uma ação pedagógica nesta direção. Por outro lado, elas identificavam um impacto positivo para a compreensão de leitura a partir de algumas atividades que realizavam. De fato, no que diz respeito à observação das práticas docentes, evidenciamos algumas atividades em que as docentes realmente procuravam levar seus alunos a compreender os textos lidos para as crianças. Entre estas, a atividade mais frequente era a formulação de perguntas sobre os textos lidos, em que as conversas conduzidas com as crianças mostraram-se uma excelente estratégia para o ensino da compreensão, quando a mediação estabelecida tinha um caráter dialógico. Verificamos, por outro lado, poucas propostas de reconto oral e de rescrita de histórias ouvidas. Os dados apontam ainda que tanto as formações (inicial e continuada), quanto os documentos curriculares têm contribuído muito pouco para a ampliação do conhecimento das professoras sobre a compreensão de textos escritos. O levantamento bibliográfico realizado durante a pesquisa mostra, contudo, que a literatura na área de compreensão de leitura tem avançado bastante. Ao que parece, tal avanço não tem se materializado nem nos textos do saber, nem nas formações (iniciais e continuadas). Por fim, os dados indicam a necessidade de que a compreensão de textos passe a ser considerada um objeto de ensino já a partir da Educação Infantil, permitindo que as professoras realizem, de forma consciente, um trabalho pedagógico mais amplo e produtivo voltado para a formação dos pequenos leitores.CAPESIt is not uncommon to find teachers and parents worried about the reading comprehension difficult presented by theirs students and children. On the other hand, several researches (CAMPOS, BHERING, ESPOSITO, GIMENES, ABUCHAIM, VALLE; UNBEHAUM, 2011; ZAINNE; FILHO, 2006; TAGGART; SYLVA; MELHUISH; SAMMONS; SIRAJBLATCHFORD, 2011) point that early childhood education of good quality can contribute in a significant way to readers formation. So, the purpose of this important research was to investigate the reading comprehension in early childhood education. More specifically, we observed the reading and text comprehension conception that guided the teacher´s word in classroom. We also observed what knowledge the teachers revealed about the comprehension teaching in this context. We identified and after we analyzed different activities that could contribute to the development of the text comprehension in early childhood education. The participants of this academic research were four teachers from municipal schools (public schools) in Recife e Camaragibe cities. All these teachers worked on the last two years of the early childhood education. We used as investigation instrument the semi-structured interview and we also observed the teachers practice to get the proposed aims of this research. We adopted the content theme categorical analysis (BARDIN, 1977) to interpret the information. The psychology knowledge area that clarify the metals process involved in text comprehension (KINTSCH, 1998; OAKHILL; CAIN, 2004, 2011) and the research of the teacher´s knowledge that analyzed how teachers build and mobilize theirs knowledge about the teaching (SHULMAN, 1986; GAUTHIER et al., 2006; TARDIF, 2000, 2012) helped with the theoretical base the data that emerged in our research. We observed that teacher presented a reading conception the was not limited to the linguistic code domain. Therefore, the teachers valorized beyond the basic reading skills (words recognition, phonological consciousness, sound-writing relation) aspects linked to the reading pleasure development, making reference to the teacher´s formation that they participated. About the text comprehension, this area, to the teachers, was natural route result, it was a result of the students with the books and also connected with the reading activities in the classroom, all these experience were understood as a “comprehension teaching”. We observed that the teacher´s knowledge about the text comprehension was, therefore, imprecise and superficial. In deed, teachers did not identify the reading comprehension as a object that should be taught and, consequently did not get in a conscious way to establish goals to the pedagogical action in this direction. On the other hand, they identified the activities positive impact to the reading comprehension that they made. Surely, about the teacher´s practice observation; we observed some activities wherein the teachers really try to lead theirs students to understand the texts that were read to them. Between these activities, the one more frequent was the questions formulation about the texts they had read. These moments, the conversations with the children were a important teaching comprehension strategy, but when the established mediation had a dialogic goal. We verified, on the other hand, few proposals about oral retelling and heard histories rewrite activities. The data also demonstrate that the teacher´s formation (initial and continued) and the curriculum documents do not have contributed a lot to amplify the teacher´s knowledge about the written texts comprehension. The research bibliographic made during this work show us, however, that the specific literature in comprehension area advanced a lot these last years. Apparently, this advance does not have materialized in texts and also in the teacher´s formation (initial and continued). Lastly, the data show us the necessity that the text comprehension should be considered a teaching object as from the early childhood education, allowing that teachers can work in a conscious way, their pedagogical activities more ample and productive focused to the little readers formation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCompreensão de textoEducação InfantilLeituraSaberes docentesPrática docenteText comprehensionEarly Childhood EducationReadingTeacher´s knowledgeTeacher´s PracticeO ensino da compreensão de textos na educação infantil: os saberes e as práticas das professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILtese final biblioteca CD.pdf.jpgtese final biblioteca CD.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20160/5/tese%20final%20biblioteca%20CD.pdf.jpg5c85b3fd29fcfd9fa14440e07eb89aa1MD55ORIGINALtese final biblioteca CD.pdftese final biblioteca CD.pdfapplication/pdf3332590https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20160/1/tese%20final%20biblioteca%20CD.pdfbc4c22a771787c68cbd86679ca9da7b2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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