Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callegaro, Cássio José
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-26032012-151518/
Resumo: Com a inclusão digital no Brasil, houve um grande crescimento não só do número de pessoas com acesso à Internet, como também do número de pessoas que realizam compras por esse meio. Esta investigação, cuja temática situa-se na área do Comportamento do Consumidor no ambiente online no momento da realização de uma compra, pretende construir um modelo de compreensão e verificação da propensão, ou predisposição, de um indivíduo para realizar compras online, a partir da análise das variáveis socioeconômicas e comportamentais. Por meio de análises estatísticas multivariadas - análise fatorial, análise de homogeneidade e análise de regressão logística -, concluiu-se que, entre os usuários da Internet pesquisados, há heterogeneidade na forma do comportamento de consumo e que existem diversas variáveis que influenciam o consumo por meio da Internet que dependem, em parte, de alguma característica, qualidade ou opinião singular. Este resultado aponta para a possibilidade de entendimento do processo de tomada de decisão pelos consumidores online, que facilitará as estratégias de marketing de forma a realizar uma captação de visitantes para os sites e, consequentemente, melhor conversão de visitantes em consumidores, quaisquer que sejam os produtos ou serviços.
id USP_6badbb7126048d59d6ef0a8c71132d19
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26032012-151518
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariadaConsumption prediction and perceptions of internet use in Brazil: a multivariate approachAnálise multivariadaComportamento do consumidorConsumer behaviorInternetInternetMultivariate analysisCom a inclusão digital no Brasil, houve um grande crescimento não só do número de pessoas com acesso à Internet, como também do número de pessoas que realizam compras por esse meio. Esta investigação, cuja temática situa-se na área do Comportamento do Consumidor no ambiente online no momento da realização de uma compra, pretende construir um modelo de compreensão e verificação da propensão, ou predisposição, de um indivíduo para realizar compras online, a partir da análise das variáveis socioeconômicas e comportamentais. Por meio de análises estatísticas multivariadas - análise fatorial, análise de homogeneidade e análise de regressão logística -, concluiu-se que, entre os usuários da Internet pesquisados, há heterogeneidade na forma do comportamento de consumo e que existem diversas variáveis que influenciam o consumo por meio da Internet que dependem, em parte, de alguma característica, qualidade ou opinião singular. Este resultado aponta para a possibilidade de entendimento do processo de tomada de decisão pelos consumidores online, que facilitará as estratégias de marketing de forma a realizar uma captação de visitantes para os sites e, consequentemente, melhor conversão de visitantes em consumidores, quaisquer que sejam os produtos ou serviços.The digital inclusion in Brazil has leveraged not only the number of individuals who access Internet, but also the amount of online shoppers. This essay, which delves into the area of Online Consumer Behavior at the moment of purchase, aims to design a model to verify and comprehend the tendency or inclination to shop online, regarding the analysis of social, economic and behavioral variables. Through multivariate analysis - factorial analysis, HOMALS and logistic regression -, it could be argued that, among the researched internet users, the web consumption behavior is influenced by an array of variables, resulting in a heterogenic pattern of e-shopping. The outcome points out a better understanding of online buyers\' decision making process, allowing marketing strategies to increase the number of online visitors and improve the conversion from visitors to consumers, whatever the product or service may be.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFavero, Luiz Paulo LopesCallegaro, Cássio José2011-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-26032012-151518/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-26032012-151518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
Consumption prediction and perceptions of internet use in Brazil: a multivariate approach
title Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
spellingShingle Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
Callegaro, Cássio José
Análise multivariada
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Internet
Internet
Multivariate analysis
title_short Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
title_full Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
title_fullStr Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
title_full_unstemmed Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
title_sort Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
author Callegaro, Cássio José
author_facet Callegaro, Cássio José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Favero, Luiz Paulo Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Callegaro, Cássio José
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Internet
Internet
Multivariate analysis
topic Análise multivariada
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Internet
Internet
Multivariate analysis
description Com a inclusão digital no Brasil, houve um grande crescimento não só do número de pessoas com acesso à Internet, como também do número de pessoas que realizam compras por esse meio. Esta investigação, cuja temática situa-se na área do Comportamento do Consumidor no ambiente online no momento da realização de uma compra, pretende construir um modelo de compreensão e verificação da propensão, ou predisposição, de um indivíduo para realizar compras online, a partir da análise das variáveis socioeconômicas e comportamentais. Por meio de análises estatísticas multivariadas - análise fatorial, análise de homogeneidade e análise de regressão logística -, concluiu-se que, entre os usuários da Internet pesquisados, há heterogeneidade na forma do comportamento de consumo e que existem diversas variáveis que influenciam o consumo por meio da Internet que dependem, em parte, de alguma característica, qualidade ou opinião singular. Este resultado aponta para a possibilidade de entendimento do processo de tomada de decisão pelos consumidores online, que facilitará as estratégias de marketing de forma a realizar uma captação de visitantes para os sites e, consequentemente, melhor conversão de visitantes em consumidores, quaisquer que sejam os produtos ou serviços.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-26032012-151518/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-26032012-151518/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091088399466496