Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Maely Pedrosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-12022021-141437/
Resumo: A síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21 e pode presentar distúrbios que interferem nas aquisições motoras, funcionalidade e independência para realização das atividades de vida diária. A expectativa de vida destas pessoas tem aumentado significativamente na população geral e o desenvolvimento vai depender diretamente dos programas de estímulos oferecidos, tendo como possibilidade a intervenção baseada no conhecimento de aprendizagem. Sendo assim uma das ferramentas que podem ser úteis no suporte ao desenvolvimento global e para a reabilitação é a realidade virtual (RV), logo torna-se importante estudar o processo de aprendizagem motora em indivíduos com SD durante tarefa de RV para justificar seu uso em programas de intervenção. O presente estudo tem como objetivo analisar se as pessoas com SD são capazes de melhorar o desempenho em tarefas de RV utilizamos dois softwares: Check Limits e Timing Coincident e para averigar o tempo de reação foi utilizado o TRT. Para a realização deste trabalho foram avaliadas 122 pessoas, divididas em dois grupos: 61 no grupo SD, com idade entre 8 e 50 anos (22±9,32 anos), 38 do sexo masculino e 23 do sexo feminino e 61 pessoas com desenvolvimento típico (DT), pareados por idade e sexo ao grupo SD. Os resultados apontam que os indivíduos com SD melhoraram o desempenho em tarefa virtual, isso foi evidenciado no software Check Limits, com aumento da quantidade das bolhas alcançadas no decorrer do jogo e no Timing Coincidente com menor erro de temporização com a prática, sendo capazes de manter o desempenho no período de retenção e transferir para uma tarefa com velocidade aumenta, logo, a MANOVA que revelou efeito significativo para grupo [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21,9, p <0.001, p2 = 0.36] e Blocos [Wilks \'lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. Na mensuração do Tempo de Reação Total (TRT) houve diferença significativa entre Blocos para ambos os grupos SD (bloco 1: 23331267ms; bloco 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrando maior capacidade para reagir a um estímulo em menor tempo. Podemos concluir que pessoas com SD melhoraram seu desempenho durante a prática em tarefas virtuais, desta forma, estes jogos podem contribuir para aprendizagem motora destes indivíduos
id USP_6be1f12b514574a265aab16ab3bb1941
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12022021-141437
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de DownAnalysis of virtual task performance in people with Down syndromeDown syndromeHabilidades motorasMotor skillsRealidade virtualSíndrome de DownVirtual realityA síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21 e pode presentar distúrbios que interferem nas aquisições motoras, funcionalidade e independência para realização das atividades de vida diária. A expectativa de vida destas pessoas tem aumentado significativamente na população geral e o desenvolvimento vai depender diretamente dos programas de estímulos oferecidos, tendo como possibilidade a intervenção baseada no conhecimento de aprendizagem. Sendo assim uma das ferramentas que podem ser úteis no suporte ao desenvolvimento global e para a reabilitação é a realidade virtual (RV), logo torna-se importante estudar o processo de aprendizagem motora em indivíduos com SD durante tarefa de RV para justificar seu uso em programas de intervenção. O presente estudo tem como objetivo analisar se as pessoas com SD são capazes de melhorar o desempenho em tarefas de RV utilizamos dois softwares: Check Limits e Timing Coincident e para averigar o tempo de reação foi utilizado o TRT. Para a realização deste trabalho foram avaliadas 122 pessoas, divididas em dois grupos: 61 no grupo SD, com idade entre 8 e 50 anos (22±9,32 anos), 38 do sexo masculino e 23 do sexo feminino e 61 pessoas com desenvolvimento típico (DT), pareados por idade e sexo ao grupo SD. Os resultados apontam que os indivíduos com SD melhoraram o desempenho em tarefa virtual, isso foi evidenciado no software Check Limits, com aumento da quantidade das bolhas alcançadas no decorrer do jogo e no Timing Coincidente com menor erro de temporização com a prática, sendo capazes de manter o desempenho no período de retenção e transferir para uma tarefa com velocidade aumenta, logo, a MANOVA que revelou efeito significativo para grupo [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21,9, p <0.001, p2 = 0.36] e Blocos [Wilks \'lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. Na mensuração do Tempo de Reação Total (TRT) houve diferença significativa entre Blocos para ambos os grupos SD (bloco 1: 23331267ms; bloco 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrando maior capacidade para reagir a um estímulo em menor tempo. Podemos concluir que pessoas com SD melhoraram seu desempenho durante a prática em tarefas virtuais, desta forma, estes jogos podem contribuir para aprendizagem motora destes indivíduosDown syndrome (DS) is a genetic condition, characterized by the trisomy of chromosome 21 and can present disorders that interfere with motor acquisitions, functionality, and independence to perform activities of daily living. The life expectancy of these people has increased significantly in the general population and development will depend directly on the stimulus programs offered, with the possibility of intervention based on learning knowledge. Thus, one of the tools that can be useful in supporting global development and for rehabilitation is virtual reality (VR), so it becomes important to study the motor learning process in individuals with DS during VR tasks to justify its use in intervention programs. The present study aims to analyze whether people with DS can improve performance in VR tasks. We use two software: Check Limits and Timing Coincident and to verify the reaction time, TRT was used. For this work, 120 people were evaluated, divided into two groups: 60 in the DS group, aged between 8 and 50 years (22 ± 9.32 years), 37 males and 23 females and 60 people with typical development (TD), matched for age and sex to the DS group. The results show that individuals with DS improved their performance in a virtual task, this was evidenced in the Check Limits software, with an increase in the number of bubbles reached during the game and in the Coincident Timing with less timing error with the practice, being able to maintaining performance in the retention period and transferring to a task with speed increases, therefore, the MANOVA which revealed a significant effect for the group [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21.9, p <0.001, p2 = 0.36] and Blocks [Wilks\' lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. In the measurement of the Total Reaction Time (TRT) there was a significant difference between Blocks for both SD groups (block 1: 23331267ms; block 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrating a greater capacity to react to a stimulus to a lesser extent time. We can conclude that people with DS improved their performance during the practice in virtual tasks, in this way, these games can contribute to motor learning of these individualsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagalhães, Fernando HenriquePimentel, Maely Pedrosa2020-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-12022021-141437/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T18:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-12022021-141437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T18:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
Analysis of virtual task performance in people with Down syndrome
title Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
spellingShingle Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
Pimentel, Maely Pedrosa
Down syndrome
Habilidades motoras
Motor skills
Realidade virtual
Síndrome de Down
Virtual reality
title_short Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
title_full Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
title_fullStr Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
title_sort Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
author Pimentel, Maely Pedrosa
author_facet Pimentel, Maely Pedrosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Fernando Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Maely Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv Down syndrome
Habilidades motoras
Motor skills
Realidade virtual
Síndrome de Down
Virtual reality
topic Down syndrome
Habilidades motoras
Motor skills
Realidade virtual
Síndrome de Down
Virtual reality
description A síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21 e pode presentar distúrbios que interferem nas aquisições motoras, funcionalidade e independência para realização das atividades de vida diária. A expectativa de vida destas pessoas tem aumentado significativamente na população geral e o desenvolvimento vai depender diretamente dos programas de estímulos oferecidos, tendo como possibilidade a intervenção baseada no conhecimento de aprendizagem. Sendo assim uma das ferramentas que podem ser úteis no suporte ao desenvolvimento global e para a reabilitação é a realidade virtual (RV), logo torna-se importante estudar o processo de aprendizagem motora em indivíduos com SD durante tarefa de RV para justificar seu uso em programas de intervenção. O presente estudo tem como objetivo analisar se as pessoas com SD são capazes de melhorar o desempenho em tarefas de RV utilizamos dois softwares: Check Limits e Timing Coincident e para averigar o tempo de reação foi utilizado o TRT. Para a realização deste trabalho foram avaliadas 122 pessoas, divididas em dois grupos: 61 no grupo SD, com idade entre 8 e 50 anos (22±9,32 anos), 38 do sexo masculino e 23 do sexo feminino e 61 pessoas com desenvolvimento típico (DT), pareados por idade e sexo ao grupo SD. Os resultados apontam que os indivíduos com SD melhoraram o desempenho em tarefa virtual, isso foi evidenciado no software Check Limits, com aumento da quantidade das bolhas alcançadas no decorrer do jogo e no Timing Coincidente com menor erro de temporização com a prática, sendo capazes de manter o desempenho no período de retenção e transferir para uma tarefa com velocidade aumenta, logo, a MANOVA que revelou efeito significativo para grupo [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21,9, p <0.001, p2 = 0.36] e Blocos [Wilks \'lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. Na mensuração do Tempo de Reação Total (TRT) houve diferença significativa entre Blocos para ambos os grupos SD (bloco 1: 23331267ms; bloco 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrando maior capacidade para reagir a um estímulo em menor tempo. Podemos concluir que pessoas com SD melhoraram seu desempenho durante a prática em tarefas virtuais, desta forma, estes jogos podem contribuir para aprendizagem motora destes indivíduos
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-12022021-141437/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-12022021-141437/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256888113102848