Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-12022021-141437/ |
Resumo: | A síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21 e pode presentar distúrbios que interferem nas aquisições motoras, funcionalidade e independência para realização das atividades de vida diária. A expectativa de vida destas pessoas tem aumentado significativamente na população geral e o desenvolvimento vai depender diretamente dos programas de estímulos oferecidos, tendo como possibilidade a intervenção baseada no conhecimento de aprendizagem. Sendo assim uma das ferramentas que podem ser úteis no suporte ao desenvolvimento global e para a reabilitação é a realidade virtual (RV), logo torna-se importante estudar o processo de aprendizagem motora em indivíduos com SD durante tarefa de RV para justificar seu uso em programas de intervenção. O presente estudo tem como objetivo analisar se as pessoas com SD são capazes de melhorar o desempenho em tarefas de RV utilizamos dois softwares: Check Limits e Timing Coincident e para averigar o tempo de reação foi utilizado o TRT. Para a realização deste trabalho foram avaliadas 122 pessoas, divididas em dois grupos: 61 no grupo SD, com idade entre 8 e 50 anos (22±9,32 anos), 38 do sexo masculino e 23 do sexo feminino e 61 pessoas com desenvolvimento típico (DT), pareados por idade e sexo ao grupo SD. Os resultados apontam que os indivíduos com SD melhoraram o desempenho em tarefa virtual, isso foi evidenciado no software Check Limits, com aumento da quantidade das bolhas alcançadas no decorrer do jogo e no Timing Coincidente com menor erro de temporização com a prática, sendo capazes de manter o desempenho no período de retenção e transferir para uma tarefa com velocidade aumenta, logo, a MANOVA que revelou efeito significativo para grupo [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21,9, p <0.001, p2 = 0.36] e Blocos [Wilks \'lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. Na mensuração do Tempo de Reação Total (TRT) houve diferença significativa entre Blocos para ambos os grupos SD (bloco 1: 23331267ms; bloco 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrando maior capacidade para reagir a um estímulo em menor tempo. Podemos concluir que pessoas com SD melhoraram seu desempenho durante a prática em tarefas virtuais, desta forma, estes jogos podem contribuir para aprendizagem motora destes indivíduos |
id |
USP_6be1f12b514574a265aab16ab3bb1941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12022021-141437 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de DownAnalysis of virtual task performance in people with Down syndromeDown syndromeHabilidades motorasMotor skillsRealidade virtualSíndrome de DownVirtual realityA síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21 e pode presentar distúrbios que interferem nas aquisições motoras, funcionalidade e independência para realização das atividades de vida diária. A expectativa de vida destas pessoas tem aumentado significativamente na população geral e o desenvolvimento vai depender diretamente dos programas de estímulos oferecidos, tendo como possibilidade a intervenção baseada no conhecimento de aprendizagem. Sendo assim uma das ferramentas que podem ser úteis no suporte ao desenvolvimento global e para a reabilitação é a realidade virtual (RV), logo torna-se importante estudar o processo de aprendizagem motora em indivíduos com SD durante tarefa de RV para justificar seu uso em programas de intervenção. O presente estudo tem como objetivo analisar se as pessoas com SD são capazes de melhorar o desempenho em tarefas de RV utilizamos dois softwares: Check Limits e Timing Coincident e para averigar o tempo de reação foi utilizado o TRT. Para a realização deste trabalho foram avaliadas 122 pessoas, divididas em dois grupos: 61 no grupo SD, com idade entre 8 e 50 anos (22±9,32 anos), 38 do sexo masculino e 23 do sexo feminino e 61 pessoas com desenvolvimento típico (DT), pareados por idade e sexo ao grupo SD. Os resultados apontam que os indivíduos com SD melhoraram o desempenho em tarefa virtual, isso foi evidenciado no software Check Limits, com aumento da quantidade das bolhas alcançadas no decorrer do jogo e no Timing Coincidente com menor erro de temporização com a prática, sendo capazes de manter o desempenho no período de retenção e transferir para uma tarefa com velocidade aumenta, logo, a MANOVA que revelou efeito significativo para grupo [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21,9, p <0.001, p2 = 0.36] e Blocos [Wilks \'lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. Na mensuração do Tempo de Reação Total (TRT) houve diferença significativa entre Blocos para ambos os grupos SD (bloco 1: 23331267ms; bloco 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrando maior capacidade para reagir a um estímulo em menor tempo. Podemos concluir que pessoas com SD melhoraram seu desempenho durante a prática em tarefas virtuais, desta forma, estes jogos podem contribuir para aprendizagem motora destes indivíduosDown syndrome (DS) is a genetic condition, characterized by the trisomy of chromosome 21 and can present disorders that interfere with motor acquisitions, functionality, and independence to perform activities of daily living. The life expectancy of these people has increased significantly in the general population and development will depend directly on the stimulus programs offered, with the possibility of intervention based on learning knowledge. Thus, one of the tools that can be useful in supporting global development and for rehabilitation is virtual reality (VR), so it becomes important to study the motor learning process in individuals with DS during VR tasks to justify its use in intervention programs. The present study aims to analyze whether people with DS can improve performance in VR tasks. We use two software: Check Limits and Timing Coincident and to verify the reaction time, TRT was used. For this work, 120 people were evaluated, divided into two groups: 60 in the DS group, aged between 8 and 50 years (22 ± 9.32 years), 37 males and 23 females and 60 people with typical development (TD), matched for age and sex to the DS group. The results show that individuals with DS improved their performance in a virtual task, this was evidenced in the Check Limits software, with an increase in the number of bubbles reached during the game and in the Coincident Timing with less timing error with the practice, being able to maintaining performance in the retention period and transferring to a task with speed increases, therefore, the MANOVA which revealed a significant effect for the group [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21.9, p <0.001, p2 = 0.36] and Blocks [Wilks\' lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. In the measurement of the Total Reaction Time (TRT) there was a significant difference between Blocks for both SD groups (block 1: 23331267ms; block 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrating a greater capacity to react to a stimulus to a lesser extent time. We can conclude that people with DS improved their performance during the practice in virtual tasks, in this way, these games can contribute to motor learning of these individualsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagalhães, Fernando HenriquePimentel, Maely Pedrosa2020-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-12022021-141437/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T18:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-12022021-141437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T18:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down Analysis of virtual task performance in people with Down syndrome |
title |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down |
spellingShingle |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down Pimentel, Maely Pedrosa Down syndrome Habilidades motoras Motor skills Realidade virtual Síndrome de Down Virtual reality |
title_short |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down |
title_full |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down |
title_fullStr |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down |
title_sort |
Análise do desempenho de tarefa virtual em pessoas com Síndrome de Down |
author |
Pimentel, Maely Pedrosa |
author_facet |
Pimentel, Maely Pedrosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães, Fernando Henrique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Maely Pedrosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Down syndrome Habilidades motoras Motor skills Realidade virtual Síndrome de Down Virtual reality |
topic |
Down syndrome Habilidades motoras Motor skills Realidade virtual Síndrome de Down Virtual reality |
description |
A síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21 e pode presentar distúrbios que interferem nas aquisições motoras, funcionalidade e independência para realização das atividades de vida diária. A expectativa de vida destas pessoas tem aumentado significativamente na população geral e o desenvolvimento vai depender diretamente dos programas de estímulos oferecidos, tendo como possibilidade a intervenção baseada no conhecimento de aprendizagem. Sendo assim uma das ferramentas que podem ser úteis no suporte ao desenvolvimento global e para a reabilitação é a realidade virtual (RV), logo torna-se importante estudar o processo de aprendizagem motora em indivíduos com SD durante tarefa de RV para justificar seu uso em programas de intervenção. O presente estudo tem como objetivo analisar se as pessoas com SD são capazes de melhorar o desempenho em tarefas de RV utilizamos dois softwares: Check Limits e Timing Coincident e para averigar o tempo de reação foi utilizado o TRT. Para a realização deste trabalho foram avaliadas 122 pessoas, divididas em dois grupos: 61 no grupo SD, com idade entre 8 e 50 anos (22±9,32 anos), 38 do sexo masculino e 23 do sexo feminino e 61 pessoas com desenvolvimento típico (DT), pareados por idade e sexo ao grupo SD. Os resultados apontam que os indivíduos com SD melhoraram o desempenho em tarefa virtual, isso foi evidenciado no software Check Limits, com aumento da quantidade das bolhas alcançadas no decorrer do jogo e no Timing Coincidente com menor erro de temporização com a prática, sendo capazes de manter o desempenho no período de retenção e transferir para uma tarefa com velocidade aumenta, logo, a MANOVA que revelou efeito significativo para grupo [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21,9, p <0.001, p2 = 0.36] e Blocos [Wilks \'lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. Na mensuração do Tempo de Reação Total (TRT) houve diferença significativa entre Blocos para ambos os grupos SD (bloco 1: 23331267ms; bloco 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrando maior capacidade para reagir a um estímulo em menor tempo. Podemos concluir que pessoas com SD melhoraram seu desempenho durante a prática em tarefas virtuais, desta forma, estes jogos podem contribuir para aprendizagem motora destes indivíduos |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-12022021-141437/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-12022021-141437/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256888113102848 |