Estudo da aula, letramento digital e computação criativa: caminhos possíveis para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-09102023-084213/ |
Resumo: | O avanço tecnológico nos exige uma aprendizagem constante, tanto para o uso consciente, quanto para a criação e compartilhamento de tecnologias. Aliadas à inovação tecnológica, vivenciamos questões sérias de conceitos éticos, cabendo à escola um importante papel social para a construção de conhecimentos que envolvem o uso e a criação de tecnologias para a promoção de práticas éticas e responsáveis. A fim de que haja uma verdadeira integração das tecnologias no currículo da educação básica para promoção do letramento midiático e da computação criativa, é necessário um conjunto de ações, dentre elas, a formação de professores. No contexto de pandemia ocasionado pelo SARS-Cov-2, a necessidade formativa tornou-se ainda mais evidente. Diante desta problemática, nossa proposta teve por objetivo favorecer o senso de comunidade de prática (CoP) com estudo de aula (EA) na formação continuada de professores (remotamente), visando ao desenvolvimento profissional (DP) do docente, por meio de reflexão da prática educativa para integração do letramento digital e da computação criativa no currículo escolar. Para isso, propusemos o desenvolvimento de um programa de formação continuada na modalidade aperfeiçoamento, mediante o uso da metodologia de pesquisa-ação-participante, buscando responder à seguinte questão: A metodologia do estudo de aula pode favorecer o desenvolvimento profissional dos professores, por meio da reflexão da prática educativa, para a integração do letramento digital e da computação criativa no currículo escolar? Devido à pandemia, o curso ocorreu de forma remota, correspondendo a uma proposta diferenciada das práticas de EA, que normalmente ocorrem de forma presencial. Buscamos integrar as contribuições da pesquisa-ação e do EA de maneira adaptada para o remoto, o que favoreceu a participação de professores do ensino fundamental de diferentes redes públicas brasileiras e que estavam distantes geograficamente, além da troca de vivências, experiências, culturas e valores, incentivando o compartilhamento de conhecimentos diversos. Os dados coletados foram analisados seguindo a análise de conteúdo, por meio das seguintes categorias, definidas a posteriori: desenvolvimento profissional e Estudo da Aula; desenvolvimento profissional, letramento midiático e computação criativa; e desenvolvimento profissional e comunidade de prática. Por meio do curso de aperfeiçoamento, os professores executaram aulas em que trabalharam com os componentes da área da computação em um contexto curricular, desenvolvendo outros saberes aliados ao ensino da área. A análise de dados e resultados nos demonstrou que os professores desenvolveram saberes que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional, por meio da execução de um planejamento de aulas colaborativo e reflexivo, envolvendo práticas integradas ao currículo e que pudessem favorecer o letramento midiático, o pensamento criativo e o protagonismo estudantil. A adaptação do EA em um contexto remoto mostrou-se uma estratégia eficaz para a formação docente em um contexto de pandemia. |
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Estudo da aula, letramento digital e computação criativa: caminhos possíveis para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalLesson study, digital literacy, and creative computing: potential paths for professional development of early elementary school teachersCommunity of practiceComputational thinkingComunidade de práticaEducation technologyFormação de professoresLesson studyLesson studyPensamento computacionalTeacher trainingTecnologias na educaçãoO avanço tecnológico nos exige uma aprendizagem constante, tanto para o uso consciente, quanto para a criação e compartilhamento de tecnologias. Aliadas à inovação tecnológica, vivenciamos questões sérias de conceitos éticos, cabendo à escola um importante papel social para a construção de conhecimentos que envolvem o uso e a criação de tecnologias para a promoção de práticas éticas e responsáveis. A fim de que haja uma verdadeira integração das tecnologias no currículo da educação básica para promoção do letramento midiático e da computação criativa, é necessário um conjunto de ações, dentre elas, a formação de professores. No contexto de pandemia ocasionado pelo SARS-Cov-2, a necessidade formativa tornou-se ainda mais evidente. Diante desta problemática, nossa proposta teve por objetivo favorecer o senso de comunidade de prática (CoP) com estudo de aula (EA) na formação continuada de professores (remotamente), visando ao desenvolvimento profissional (DP) do docente, por meio de reflexão da prática educativa para integração do letramento digital e da computação criativa no currículo escolar. Para isso, propusemos o desenvolvimento de um programa de formação continuada na modalidade aperfeiçoamento, mediante o uso da metodologia de pesquisa-ação-participante, buscando responder à seguinte questão: A metodologia do estudo de aula pode favorecer o desenvolvimento profissional dos professores, por meio da reflexão da prática educativa, para a integração do letramento digital e da computação criativa no currículo escolar? Devido à pandemia, o curso ocorreu de forma remota, correspondendo a uma proposta diferenciada das práticas de EA, que normalmente ocorrem de forma presencial. Buscamos integrar as contribuições da pesquisa-ação e do EA de maneira adaptada para o remoto, o que favoreceu a participação de professores do ensino fundamental de diferentes redes públicas brasileiras e que estavam distantes geograficamente, além da troca de vivências, experiências, culturas e valores, incentivando o compartilhamento de conhecimentos diversos. Os dados coletados foram analisados seguindo a análise de conteúdo, por meio das seguintes categorias, definidas a posteriori: desenvolvimento profissional e Estudo da Aula; desenvolvimento profissional, letramento midiático e computação criativa; e desenvolvimento profissional e comunidade de prática. Por meio do curso de aperfeiçoamento, os professores executaram aulas em que trabalharam com os componentes da área da computação em um contexto curricular, desenvolvendo outros saberes aliados ao ensino da área. A análise de dados e resultados nos demonstrou que os professores desenvolveram saberes que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional, por meio da execução de um planejamento de aulas colaborativo e reflexivo, envolvendo práticas integradas ao currículo e que pudessem favorecer o letramento midiático, o pensamento criativo e o protagonismo estudantil. A adaptação do EA em um contexto remoto mostrou-se uma estratégia eficaz para a formação docente em um contexto de pandemia.The rapid advancement of technology requires constant learning so it can not only be used but also created and shared consciously. With technological innovation, we face serious ethical issues, and schools play an important social role in building knowledge that involves using and creating technologies to promote ethical and responsible practices. For technology to be integrated into the primary education curriculum and promote media literacy and creative computing, a set of actions is necessary, including teacher training. Amidst the SARS-CoV-2 pandemic, the need for training has become even more evident. We proposed to promote the notion of a community of practice (CoP) through Lesson Study (LS) in the continuing (remote) training of teachers to enhance their professional development (PD) through reflection on educational practices to integrate digital literacy and creative computing into the school curriculum. To achieve this, we proposed the development of a continuing training program in the form of an improvement proposal, using a participatory action research methodology to answer the following question: Can the Lesson Study methodology favor the professional development of teachers by promoting reflections on the educational practice to integrate digital literacy and creative computing into the school curriculum? Due to the pandemic, the course was held remotely, a different proposal from LS practices that typically occur face-to-face. We sought to adapt the contributions of action research and LS for the remote format, which favored the participation of geographically distant Primary Education teachers from various Brazilian public school networks and the exchange of experiences, cultures, and values, encouraging the sharing of diverse knowledge. The collected data underwent a content analysis based on the following categories defined a posteriori: professional development and Lesson Study; professional development, media literacy, and creative computing; and professional development and community of practice. Based on the improvement proposal, teachers administrated lessons that worked with components in the area of computing in the curriculum, developing other related knowledge. Data and result analysis showed that the teachers developed knowledge that contributed to their professional development, as shown by the execution of a collaborative and reflective lesson plan involving curriculum-integrated practices that could promote media literacy, creative thinking, and student protagonism. The adaptation of the LS in a remote context proved to be an effective strategy for teacher training amidst a pandemic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoSobreira, Elaine Silva Rocha2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-09102023-084213/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-10T19:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-09102023-084213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-10T19:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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