Figurações do impasse: forma literária e modernização brasileira em Angústia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-11112019-110720/ |
Resumo: | Dos romances de Graciliano Ramos, Angústia sempre ocupou posição privilegiada, seja pelo traço radical de experimentação formal que lhe é característico, seja pela apreciação da variada e extensa bibliografia crítica que se ocupou do livro. O presente trabalho busca interpretar este romance de Graciliano Ramos, publicado em 1936, levando em consideração duas linhas condutoras de nossa leitura: por um lado, a descrição de seu arranjo formal, cujos procedimentos técnicos remetem à experiência de vanguarda acumulada desde o Modernismo paulista da década de 1920; por outro lado, o contexto histórico de 1930, marcado por grandes agitações e mudanças nos campos político, econômico e social. Tendo em vista que as duas instâncias a estética e a História são, a nosso ver, indissociáveis, procuramos contribuir para a compreensão de Angústia segundo a perspectiva que enxerga, neste romance, um arranjo formal que se destaca de seus pares na produção literária da época. Contribui para isso não apenas a técnica de vanguarda empregada pelo autor, como também a fatura estética engendrada no livro e que acusa a posição peculiar de seu narrador sui generis. Assim, acompanhando a trajetória da figura do fracassado (um tipo dominante no romance de 30), buscamos entender como Graciliano Ramos articula elementos que estão diretamente ligados ao desenvolvimento das formas literárias depois da experiência modernista, o que implica, como pretendemos demonstrar, um ponto de vista particular sobre a modernização material e ideológica pela qual o país atravessava naquele momento com os rudimentos do nacional-desenvolvimentismo. |
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Figurações do impasse: forma literária e modernização brasileira em AngústiaThe figuration of impasse: literary form and Brazilian national development in Angústia1930's Brazilian novelAngústiaAngústiaGraciliano RamosGraciliano RamosModernismModernismoRomance de 30Dos romances de Graciliano Ramos, Angústia sempre ocupou posição privilegiada, seja pelo traço radical de experimentação formal que lhe é característico, seja pela apreciação da variada e extensa bibliografia crítica que se ocupou do livro. O presente trabalho busca interpretar este romance de Graciliano Ramos, publicado em 1936, levando em consideração duas linhas condutoras de nossa leitura: por um lado, a descrição de seu arranjo formal, cujos procedimentos técnicos remetem à experiência de vanguarda acumulada desde o Modernismo paulista da década de 1920; por outro lado, o contexto histórico de 1930, marcado por grandes agitações e mudanças nos campos político, econômico e social. Tendo em vista que as duas instâncias a estética e a História são, a nosso ver, indissociáveis, procuramos contribuir para a compreensão de Angústia segundo a perspectiva que enxerga, neste romance, um arranjo formal que se destaca de seus pares na produção literária da época. Contribui para isso não apenas a técnica de vanguarda empregada pelo autor, como também a fatura estética engendrada no livro e que acusa a posição peculiar de seu narrador sui generis. Assim, acompanhando a trajetória da figura do fracassado (um tipo dominante no romance de 30), buscamos entender como Graciliano Ramos articula elementos que estão diretamente ligados ao desenvolvimento das formas literárias depois da experiência modernista, o que implica, como pretendemos demonstrar, um ponto de vista particular sobre a modernização material e ideológica pela qual o país atravessava naquele momento com os rudimentos do nacional-desenvolvimentismo.Angústia, published in 1936, always had a notable position among Graciliano Ramos\' works, either because of its radical formal experimentation or the extended novel bibliography established over the years. The present study aims to interpret Angústia considering two different aspects: 1) the description of the novel formal structure, in which its aesthetic procedures refer to the experience of avant-garde movements in the early 20th century and to the Brazilian Modernism from the 1920\'s; 2) the 1930\'s context marked by political, economic and social changes in Brazil. Both, aesthetic and historical aspects, offer support for our interpretation, and based on that, we propose an analysis that pursuit the description of the formal structure mentioned before, which is, in our opinion, one of the most singular in the time. Here, the avant-garde techniques and the position sui generis of the novel narrator employed in Angústia were essential for the place that the novel takes in the 1930\'s Brazilian fiction. Also, the protagonist Luís da Silva, whom represents the literary archetype \"fracassado\", provides an important aesthetic element to the novel written by Graciliano Ramos. Therefore, our study seeks to understand how author articulated elements connected to the development of literary forms after the Brazilian Modernism, which culminates in the singular author\'s point of view about the Brazilian national development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPacheco, Ana Paula Sá e SouzaArantes, Dimitri Takamatsu2019-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-11112019-110720/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T21:22:01Zoai:teses.usp.br:tde-11112019-110720Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T21:22:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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