Mudanças ocorridas no marketing das organizações decorrentes do uso de plataformas de redes sociais: casos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, Durval Lucas dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22012016-110527/
Resumo: Atualmente, as plataformas de redes sociais despontam como uma das principais tecnologias emergentes no universo organizacional, com diversas empresas aderindo a estas plataformas, numa ampliação do uso originalmente concebido para as pessoas físicas. Por conta disso, torna-se relevante compreender se as mudanças que estão ocorrendo nas organizações - especificamente na área de marketing - são apenas um movimento de adaptação à determinada plataforma, ou se se vislumbra uma maior perenidade dessas mudanças, com vistas à consolidação de um novo paradigma tecnológico. Assim, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender as implicações do uso de plataformas de redes sociais nas funções da área de marketing das organizações brasileiras do setor de comércio e serviços. Para tanto, esta pesquisa utiliza a técnica do estudo de casos múltiplos, numa perspectiva qualitativa, exploratória e descritiva, contemplando quatro organizações líderes em seus segmentos de mercado, sendo elas: Bradesco (serviços financeiros), Metrô de São Paulo (serviços de transporte público), TECNISA (construção civil) e Telefônica Vivo (telecomunicações). Utilizou-se, como técnicas de coleta de dados, entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado, observação não participante e pesquisa documental. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do software NVivo, versão 9.0, em função do rigor metodológico destacado por Dubé e Paré (2003) e da orientação metodológica estabelecida por Miles e Huberman (1994), de promover a análise dos dados coletados por meio da codificação dos constructos identificados no Referencial Teórico. Também se realizou um teste de teorias, a fim de se verificar qual das duas teorias analisadas - Teoria da Estruturação Adaptativa, desenvolvida por DeSanctis e Poole (1994), e Teoria Institucional, desenvolvida por Meyer e Rowan (1977) - seria a que mais fidedignamente explicaria os fenômenos observados nesta pesquisa. Como resultados obtidos, pode-se afirmar que o uso de plataformas de redes sociais gerou mudanças incrementais, essencialmente no contexto dos processos da área de Marketing, com destaque para as atividades de comunicação de marketing, seja com a reestruturação de fundamentos como mídia, conteúdo e dinâmica de resposta, seja com o efetivo compartilhamento de parte destas atividades com a nova área de redes sociais que foi introduzida nas organizações. Mudanças no tocante à própria estrutura organizacional não foram observadas, enquanto que em relação aos sistemas existe um movimento de integração ainda em desenvolvimento. Em relação ao teste de teorias realizado, constatou-se que a Teoria Institucional é a que mais predominantemente explica o fenômeno como um todo, e os casos especificamente. Porém, o constructo relativo aos usos corporativos de redes sociais é predominantemente explicado pela Teoria da Estruturação Adaptativa, o que implica em reflexões acerca da efetividade do uso das teorias de sistemas de informação em fenômenos complexos.
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spelling Mudanças ocorridas no marketing das organizações decorrentes do uso de plataformas de redes sociais: casos brasileirosOrganisational changes occurred on marketing areas resulting from the usage of social networking sites: Brazilian casesComunicação de marketingEstrutura organizacionalInformation systemsMarketing communicationOrganisational structureRedes sociaisSistemas de informaçãoSocial networking sitesAtualmente, as plataformas de redes sociais despontam como uma das principais tecnologias emergentes no universo organizacional, com diversas empresas aderindo a estas plataformas, numa ampliação do uso originalmente concebido para as pessoas físicas. Por conta disso, torna-se relevante compreender se as mudanças que estão ocorrendo nas organizações - especificamente na área de marketing - são apenas um movimento de adaptação à determinada plataforma, ou se se vislumbra uma maior perenidade dessas mudanças, com vistas à consolidação de um novo paradigma tecnológico. Assim, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender as implicações do uso de plataformas de redes sociais nas funções da área de marketing das organizações brasileiras do setor de comércio e serviços. Para tanto, esta pesquisa utiliza a técnica do estudo de casos múltiplos, numa perspectiva qualitativa, exploratória e descritiva, contemplando quatro organizações líderes em seus segmentos de mercado, sendo elas: Bradesco (serviços financeiros), Metrô de São Paulo (serviços de transporte público), TECNISA (construção civil) e Telefônica Vivo (telecomunicações). Utilizou-se, como técnicas de coleta de dados, entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado, observação não participante e pesquisa documental. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do software NVivo, versão 9.0, em função do rigor metodológico destacado por Dubé e Paré (2003) e da orientação metodológica estabelecida por Miles e Huberman (1994), de promover a análise dos dados coletados por meio da codificação dos constructos identificados no Referencial Teórico. Também se realizou um teste de teorias, a fim de se verificar qual das duas teorias analisadas - Teoria da Estruturação Adaptativa, desenvolvida por DeSanctis e Poole (1994), e Teoria Institucional, desenvolvida por Meyer e Rowan (1977) - seria a que mais fidedignamente explicaria os fenômenos observados nesta pesquisa. Como resultados obtidos, pode-se afirmar que o uso de plataformas de redes sociais gerou mudanças incrementais, essencialmente no contexto dos processos da área de Marketing, com destaque para as atividades de comunicação de marketing, seja com a reestruturação de fundamentos como mídia, conteúdo e dinâmica de resposta, seja com o efetivo compartilhamento de parte destas atividades com a nova área de redes sociais que foi introduzida nas organizações. Mudanças no tocante à própria estrutura organizacional não foram observadas, enquanto que em relação aos sistemas existe um movimento de integração ainda em desenvolvimento. Em relação ao teste de teorias realizado, constatou-se que a Teoria Institucional é a que mais predominantemente explica o fenômeno como um todo, e os casos especificamente. Porém, o constructo relativo aos usos corporativos de redes sociais é predominantemente explicado pela Teoria da Estruturação Adaptativa, o que implica em reflexões acerca da efetividade do uso das teorias de sistemas de informação em fenômenos complexos.Social Networking Sites (SNS) are rising as one of the leading emerging technologies into the organisational environment, with several organisations joining to these sites, in an extension to the original usage, firstly oriented to natural persons. As a result, it becomes relevant to comprehend whether changes that are occurring into the organisations - especially on marketing departments - are just a movement of adaptation to a given SNS, or if one can expect a continuity of these changes in order to consolidate a new technological paradigm. Therefore, this research aims to comprehend implications, to the functions of marketing departments, of the usage of SNS into the Brazilian organisations of retail and services sectors. For that, this research makes use of multiple cases strategy, in a qualitative, exploratory and descriptive perspective, analysing four organisations leaders in their market sector, which are: Bradesco (financial services), São Paulo Metro (public transportation services), TECNISA (real estate) and Telefonica Vivo (telecommunications). This research have used, as data collection techniques, semi-structured interviews, non-participant observations and documental research. Data analysis process has made with support of software NVivo, version 9.0, based on the perspective of methodological rigor highlighted in Dubé and Paré (2003). In order to follow the methodological orientation observed in Miles and Huberman (1994), data analysis has made through the codification of constructs identified on Literature Review. Also, it has been realised a theory testing, in order to verify which of two theories analysed - Adaptive Structuration Theory, developed by DeSanctis and Poole (1994), and Institutional Theory, developed by Meyer and Rowan (1977) - could trustworthily explain the phenomena observed in this research. As a main result, it can affirm that the usage of SNS has implied in incremental changes, essentially in the context of marketing department processes. These changes have affected the process of marketing communication with the restructuration of fundaments like media, content and dynamics of response, as well as the effective sharing of some activities with new SNS departments once created into the organisational environments. It has not observed changes related to the organisational structure, while changes related to the information systems are in an integration movement already under construction. Related to the theory testing, it has been verified that Institutional Theory is the most reliable to explain the main phenomenon, as well as cases separately. Notwithstanding the Adaptive Structuration Theory is the most trustworthily that explains the construct related to the corporate use of SNS, implying in reflections about the effectiveness of using Information Systems theories to explain complex phenomena.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Cesar Alexandre deSantos Junior, Durval Lucas dos2015-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22012016-110527/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-22012016-110527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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