Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Paula
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-02092016-152309/
Resumo: A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo levantar e discutir maneiras pelas quais o campo do design pode contribuir para a divulgação científica para o público infantil. A partir de um levantamento de casos de comunicação da ciência para crianças no Brasil e exterior, de naturezas e mídias diversas, foram identificados os processos de design empregados e determinados os eixos investigativos da pesquisa: processos colaborativos, processos participativos, ludicidade e design da informação. Para evidenciar e discutir as questões relativas aos quatro eixos, foi realizado um estudo de caso sobre o livro informativo para crianças Lá fora - Guia para descobrir a natureza (textos de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações de Bernardo P. Carvalho, editora Planeta Tangerina, Portugal, 2014). O estudo de caso baseou-se em revisão bibliográfica relativa a: processos colaborativos, processos participativos, processos voltados ao lúdico, design da informação, livros ilustrados e livros informativos para crianças. As análises sugerem que as contribuições do campo para a divulgação científica para crianças potencializam-se quanto mais abrangente for o escopo de participação do design e quanto mais inicial for o estágio de projetação em que é introduzido. Além disso, de cada eixo investigativo sobressaem contribuições específicas ligadas às forma de participação do design no processo de produção da divulgação, a saber: o rigor informativo, investigativo e crítico, e a criatividade na abordagem dos temas da ciência (processos colaborativos); a defesa da autonomia, do protagonismo e do respeito às necessidades cognitivas e emocionais da criança (processos participativos); a aproximação poética, aberta, imaginativa e complexa dos assuntos tratados (processos voltados à ludicidade); e o cuidado com a usabilidade dos objetos, a legibilidade e a visualização da informação (design da informação).
id USP_6d552abcdf3c06255b03c770172fa2c7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02092016-152309
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativoInventory design processes in science communication for children: informative book case studyChildChildren's bookCo-creationCo-designCocriaçãoCodesignCollaborative processesCriançaDesignDesignDesign gráficoDesign processDivulgação científicaEditorial designEducação em museusEducação não formalEducommunicationEducomunicaçãoGraphic designInformaçãoInformationInformation bookLivro ilustradoLivro infantilLivro informativoLivro paradidáticoMuseum educationNon-formal educationParadidactic bookParticipatory processesPicturebookProcessos colaborativosProcessos de designProcessos participativosProjeto editorialScience divulgationA pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo levantar e discutir maneiras pelas quais o campo do design pode contribuir para a divulgação científica para o público infantil. A partir de um levantamento de casos de comunicação da ciência para crianças no Brasil e exterior, de naturezas e mídias diversas, foram identificados os processos de design empregados e determinados os eixos investigativos da pesquisa: processos colaborativos, processos participativos, ludicidade e design da informação. Para evidenciar e discutir as questões relativas aos quatro eixos, foi realizado um estudo de caso sobre o livro informativo para crianças Lá fora - Guia para descobrir a natureza (textos de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações de Bernardo P. Carvalho, editora Planeta Tangerina, Portugal, 2014). O estudo de caso baseou-se em revisão bibliográfica relativa a: processos colaborativos, processos participativos, processos voltados ao lúdico, design da informação, livros ilustrados e livros informativos para crianças. As análises sugerem que as contribuições do campo para a divulgação científica para crianças potencializam-se quanto mais abrangente for o escopo de participação do design e quanto mais inicial for o estágio de projetação em que é introduzido. Além disso, de cada eixo investigativo sobressaem contribuições específicas ligadas às forma de participação do design no processo de produção da divulgação, a saber: o rigor informativo, investigativo e crítico, e a criatividade na abordagem dos temas da ciência (processos colaborativos); a defesa da autonomia, do protagonismo e do respeito às necessidades cognitivas e emocionais da criança (processos participativos); a aproximação poética, aberta, imaginativa e complexa dos assuntos tratados (processos voltados à ludicidade); e o cuidado com a usabilidade dos objetos, a legibilidade e a visualização da informação (design da informação).This qualitative study aimed to raise and discuss ways in which the design field can contribute to science communication for children. Specific applied design processes and certain investigative axes of research were identified from a survey of cases of science communication for children in Brazil and abroad, of different natures and media: collaborative processes, participatory processes, playfulness and information design. In order to highlight and discuss questions relating to these four axes, we conducted a case study of the children\'s information book Lá fora - Guia para descobrir a natureza (texts by Maria Ana Peixe Dias and Inês Teixeira do Rosário, illustrations by Bernardo P. Carvalho, Planeta Tangerina, Portugal, 2014). The case study is based on literature review on: collaborative processes, participatory processes, processes aimed at playfulness, information design, picturebooks and children\'s information books. The analysis suggests that the design field contribution to science communication for children can be enhanced the more comprehensive its scope is and the earlier it is introduced in the design process. In addition, each investigative axis highlights specific contributions, linked to the form of participation that design takes on the production process of the publication, namely: the informative, investigative and critical accuracy, and the creativity in addressing the themes of science (collaborative processes); the defense of autonomy, leadership and respect to cognitive and emotional needs of the child (participatory processes); the poetic, open, imaginative and complex approach of subjects addressed (processes aimed at playfulness); the attention to the usability and readability of objects, and its information visualization (information design).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzilli, Clice de Toledo SanjarCampos, Ana Paula2016-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-02092016-152309/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:48Zoai:teses.usp.br:tde-02092016-152309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
Inventory design processes in science communication for children: informative book case study
title Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
spellingShingle Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
Campos, Ana Paula
Child
Children's book
Co-creation
Co-design
Cocriação
Codesign
Collaborative processes
Criança
Design
Design
Design gráfico
Design process
Divulgação científica
Editorial design
Educação em museus
Educação não formal
Educommunication
Educomunicação
Graphic design
Informação
Information
Information book
Livro ilustrado
Livro infantil
Livro informativo
Livro paradidático
Museum education
Non-formal education
Paradidactic book
Participatory processes
Picturebook
Processos colaborativos
Processos de design
Processos participativos
Projeto editorial
Science divulgation
title_short Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
title_full Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
title_fullStr Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
title_full_unstemmed Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
title_sort Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
author Campos, Ana Paula
author_facet Campos, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Child
Children's book
Co-creation
Co-design
Cocriação
Codesign
Collaborative processes
Criança
Design
Design
Design gráfico
Design process
Divulgação científica
Editorial design
Educação em museus
Educação não formal
Educommunication
Educomunicação
Graphic design
Informação
Information
Information book
Livro ilustrado
Livro infantil
Livro informativo
Livro paradidático
Museum education
Non-formal education
Paradidactic book
Participatory processes
Picturebook
Processos colaborativos
Processos de design
Processos participativos
Projeto editorial
Science divulgation
topic Child
Children's book
Co-creation
Co-design
Cocriação
Codesign
Collaborative processes
Criança
Design
Design
Design gráfico
Design process
Divulgação científica
Editorial design
Educação em museus
Educação não formal
Educommunication
Educomunicação
Graphic design
Informação
Information
Information book
Livro ilustrado
Livro infantil
Livro informativo
Livro paradidático
Museum education
Non-formal education
Paradidactic book
Participatory processes
Picturebook
Processos colaborativos
Processos de design
Processos participativos
Projeto editorial
Science divulgation
description A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo levantar e discutir maneiras pelas quais o campo do design pode contribuir para a divulgação científica para o público infantil. A partir de um levantamento de casos de comunicação da ciência para crianças no Brasil e exterior, de naturezas e mídias diversas, foram identificados os processos de design empregados e determinados os eixos investigativos da pesquisa: processos colaborativos, processos participativos, ludicidade e design da informação. Para evidenciar e discutir as questões relativas aos quatro eixos, foi realizado um estudo de caso sobre o livro informativo para crianças Lá fora - Guia para descobrir a natureza (textos de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações de Bernardo P. Carvalho, editora Planeta Tangerina, Portugal, 2014). O estudo de caso baseou-se em revisão bibliográfica relativa a: processos colaborativos, processos participativos, processos voltados ao lúdico, design da informação, livros ilustrados e livros informativos para crianças. As análises sugerem que as contribuições do campo para a divulgação científica para crianças potencializam-se quanto mais abrangente for o escopo de participação do design e quanto mais inicial for o estágio de projetação em que é introduzido. Além disso, de cada eixo investigativo sobressaem contribuições específicas ligadas às forma de participação do design no processo de produção da divulgação, a saber: o rigor informativo, investigativo e crítico, e a criatividade na abordagem dos temas da ciência (processos colaborativos); a defesa da autonomia, do protagonismo e do respeito às necessidades cognitivas e emocionais da criança (processos participativos); a aproximação poética, aberta, imaginativa e complexa dos assuntos tratados (processos voltados à ludicidade); e o cuidado com a usabilidade dos objetos, a legibilidade e a visualização da informação (design da informação).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-02092016-152309/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-02092016-152309/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090315734220800