Cointegração fracionária em séries financeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shie, Victor Sakimoto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-14062010-164451/
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar alguns testes de cointegração fracionária para séries integradas de ordem d (dR), i.e., séries I(d), comparando-os com os testes de cointegração, cujo parâmetro d assume valores inteiros. O procedimento para os testes de cointegração fracionária utiliza reamostragens de bootstrap com reposição para gerar séries sob a hipótese nula de não cointegração. Estas reamostragens são então utilizadas para calcular os p-valores de algumas estatísticas de testes de regressão, tais como a estatística de Durbin-Watson e a estimativa do parâmetro de memória longa (d) residual. O poder destes testes é apresentado e comparado com os testes de cointegração, mostrando sua consistência. A aplicação destes testes a dados reais compara o modelo de correção de erros de cointegração com o modelo de correção de erros de cointegração fracionária utilizando a medida de erros quadráticos médios dos modelos ajustados.
id USP_6d5ef3a9202607e0f1bf9fb8ecde05e9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14062010-164451
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cointegração fracionária em séries financeirasFractional Cointegration in financial seriesCointegração Fracionária Memória Longafractional cointegration long memmoryO objetivo deste trabalho é apresentar alguns testes de cointegração fracionária para séries integradas de ordem d (dR), i.e., séries I(d), comparando-os com os testes de cointegração, cujo parâmetro d assume valores inteiros. O procedimento para os testes de cointegração fracionária utiliza reamostragens de bootstrap com reposição para gerar séries sob a hipótese nula de não cointegração. Estas reamostragens são então utilizadas para calcular os p-valores de algumas estatísticas de testes de regressão, tais como a estatística de Durbin-Watson e a estimativa do parâmetro de memória longa (d) residual. O poder destes testes é apresentado e comparado com os testes de cointegração, mostrando sua consistência. A aplicação destes testes a dados reais compara o modelo de correção de erros de cointegração com o modelo de correção de erros de cointegração fracionária utilizando a medida de erros quadráticos médios dos modelos ajustados.The purpose of this project is to present some fractional cointegration tests for integrated time series of order d (dR), i.e., I(d) time series, comparing them to cointegration tests, where the parameter d assumes integer values. The tests procedure is done by using bootstrap samples to obtain series under the null hypothesis of non-cointegration. These samples are then used to estimate the p-value of some regression-based test statistics, such as the Durbin-Watson statistic and estimates of residual d parameter. The application of these tests to real series compares the error correction model of cointegration to the error correction model of fractional cointegration by evaluating the mean squared errors over the residuals from the fitted models.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiann, ChangShie, Victor Sakimoto2010-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-14062010-164451/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-15T17:20:03Zoai:teses.usp.br:tde-14062010-164451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-15T17:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cointegração fracionária em séries financeiras
Fractional Cointegration in financial series
title Cointegração fracionária em séries financeiras
spellingShingle Cointegração fracionária em séries financeiras
Shie, Victor Sakimoto
Cointegração Fracionária Memória Longa
fractional cointegration long memmory
title_short Cointegração fracionária em séries financeiras
title_full Cointegração fracionária em séries financeiras
title_fullStr Cointegração fracionária em séries financeiras
title_full_unstemmed Cointegração fracionária em séries financeiras
title_sort Cointegração fracionária em séries financeiras
author Shie, Victor Sakimoto
author_facet Shie, Victor Sakimoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiann, Chang
dc.contributor.author.fl_str_mv Shie, Victor Sakimoto
dc.subject.por.fl_str_mv Cointegração Fracionária Memória Longa
fractional cointegration long memmory
topic Cointegração Fracionária Memória Longa
fractional cointegration long memmory
description O objetivo deste trabalho é apresentar alguns testes de cointegração fracionária para séries integradas de ordem d (dR), i.e., séries I(d), comparando-os com os testes de cointegração, cujo parâmetro d assume valores inteiros. O procedimento para os testes de cointegração fracionária utiliza reamostragens de bootstrap com reposição para gerar séries sob a hipótese nula de não cointegração. Estas reamostragens são então utilizadas para calcular os p-valores de algumas estatísticas de testes de regressão, tais como a estatística de Durbin-Watson e a estimativa do parâmetro de memória longa (d) residual. O poder destes testes é apresentado e comparado com os testes de cointegração, mostrando sua consistência. A aplicação destes testes a dados reais compara o modelo de correção de erros de cointegração com o modelo de correção de erros de cointegração fracionária utilizando a medida de erros quadráticos médios dos modelos ajustados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-14062010-164451/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-14062010-164451/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090710603825152