Me apresento pro mundo descortinando a Amazônia?: o entrelaçar da identidade cultural na ginástica para todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Lionela da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-16032023-111627/
Resumo: O Amazonas tem sua cultura formada por influência de diferentes povos que se cruzaram e deram origem a uma cultura cabocla única, com a mistura de elementos indígenas, afro e europeus que são exaltados em diversos festivais amazônicos. Esses eventos envolvem composições coreográficas apresentadas ao público, que recorrem a figurinos, alegorias, luzes, projeções e temas que expõem danças e elementos gímnicos envoltos às suas manifestações folclóricas. Logo, visualizamos nestes festivais um possível caminho para iniciar a prática da Ginástica para Todos (GPT) no referido estado. Neste sentido, esta tese descreve a percepção da experiência vivida por integrantes de um grupo de praticantes de Ginástica para Todos quando do primeiro contato com a ginástica e de construções coreográficas em ginástica com a temática cultural amazônica, que recorreu ao Festival de Parintins para balizar os encontros gímnicos e a temática coreográfica no modelo presencial e remoto. Apoiadas pelos preceitos fenomenológicos Merleau-Pontyano, com destaque à corporeidade como fonte da percepção subjetiva. 19 pessoas do grupo de GPT do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (PRODAGIN) protagonizaram este estudo. Para a coleta de dados foi utilizado a observação participante, com registros realizados em diários de campos e conversas em uma rede social, grupos focais pré composição coreográfica e após composições presencial e remota, método visual, com elicitação de fotos e autofotografia, e entrevista individual. A confiabilidade dos dados ocorreu pela triangulação dos achados. Três temáticas se destacam na análise que ocorreu pela redução fenomenológica: a. Nasce um corpo amazônico; b. A construção identitária no grupo de ginástica para todos, subdividido em: De fora para dentro: eu-Amazônia; Por projetos que incorporam histórias de vida; Pluralidade: ser-indivíduo e ser-coletivo; e por fim, c. Por um fazer ginástico decolonial. Pareceu salutar a interlocução entre a cultura amazônica no fazer ginástico dos entrevistados, evidenciado pela incorporação de movimentos crítico, criativo, mas, sobretudo, significativo ao sujeito que se movimenta!
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spelling Me apresento pro mundo descortinando a Amazônia?: o entrelaçar da identidade cultural na ginástica para todosI present myself to the world by unveiling the Amazon: the interweaving of cultural identity in gymnastics for allAmazon cultureAmazôniaCulturaCultureGinástica para todosGymnastics for allO Amazonas tem sua cultura formada por influência de diferentes povos que se cruzaram e deram origem a uma cultura cabocla única, com a mistura de elementos indígenas, afro e europeus que são exaltados em diversos festivais amazônicos. Esses eventos envolvem composições coreográficas apresentadas ao público, que recorrem a figurinos, alegorias, luzes, projeções e temas que expõem danças e elementos gímnicos envoltos às suas manifestações folclóricas. Logo, visualizamos nestes festivais um possível caminho para iniciar a prática da Ginástica para Todos (GPT) no referido estado. Neste sentido, esta tese descreve a percepção da experiência vivida por integrantes de um grupo de praticantes de Ginástica para Todos quando do primeiro contato com a ginástica e de construções coreográficas em ginástica com a temática cultural amazônica, que recorreu ao Festival de Parintins para balizar os encontros gímnicos e a temática coreográfica no modelo presencial e remoto. Apoiadas pelos preceitos fenomenológicos Merleau-Pontyano, com destaque à corporeidade como fonte da percepção subjetiva. 19 pessoas do grupo de GPT do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (PRODAGIN) protagonizaram este estudo. Para a coleta de dados foi utilizado a observação participante, com registros realizados em diários de campos e conversas em uma rede social, grupos focais pré composição coreográfica e após composições presencial e remota, método visual, com elicitação de fotos e autofotografia, e entrevista individual. A confiabilidade dos dados ocorreu pela triangulação dos achados. Três temáticas se destacam na análise que ocorreu pela redução fenomenológica: a. Nasce um corpo amazônico; b. A construção identitária no grupo de ginástica para todos, subdividido em: De fora para dentro: eu-Amazônia; Por projetos que incorporam histórias de vida; Pluralidade: ser-indivíduo e ser-coletivo; e por fim, c. Por um fazer ginástico decolonial. Pareceu salutar a interlocução entre a cultura amazônica no fazer ginástico dos entrevistados, evidenciado pela incorporação de movimentos crítico, criativo, mas, sobretudo, significativo ao sujeito que se movimenta!The state of Amazonas has a culture formed by the influence of different peoples who crossed and gave rise to a unique caboclo culture, with a mixture of indigenous, Afro and European elements that are found in several Amazonianfestivals. These events have presentations that use costumes, allegories, lights, projections and choreographic compositions with dances and gymnastics elements to promote their folkloric manifestations. When we noticed that Gymnastics for All (GFA) is still little publicized in the state, and with an interest in disseminating it, initially, in the university context, we decided to use an Amazonian festival (Parintins Festival) to encourage experiences in the GFA. From this, we seek to analyze the perception of experience in a process of choreographic composition in Gymnastics for All whose theme permeates the cultural identity of Amazonas in a university extension group. The study included 19 people from the GFA group of the Dance, Circus Activities and Gymnastics Program (PRODAGIN). Observation was used for data collection - with the use of field notes and analysis of conversations in the WhatsApp group, focus groups, and visual method. To understand the process of choreographic construction and the relationship with cultural identity, we base ourselves on the phenomenology based on Merleau-Ponty. And for more reliability of the data, we use triangulation. The results are divided into three categories: An Amazonian corps is born; the construction of identity in the group of gymnastics for all, subdivided into three From the outside in: Me- Amazonian, for projects that incorporate life stories, plurality: being-individual and being-collective; and for a decolonial gymnastic act. The interlocution between the Amazonian culture in the interviewees\' gymnastics seemed to be healthy, evidenced by the incorporation of critical, creative movements, but above all, significant to the subject who moves!Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarbinatto, Michele VivieneCorrêa, Lionela da Silva2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-16032023-111627/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-21T12:36:33Zoai:teses.usp.br:tde-16032023-111627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-21T12:36:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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