Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, João Paulo Resende de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23042018-103503/
Resumo: A formação dos docentes que atuam no ensino superior tem ganhado destaque nas últimas décadas nas mais diversas áreas, contudo, os estudos da área têm ocorrido com maior foco nas competências e saberes necessários à profissão resultando na dissociação entre o eu profissional e o eu pessoal, instaurando uma crise identitária. Dado este contexto o objetivo geral desse estudo é compreender como ocorre o processo de construção da identidade docente em professores que atuam em cursos de ciências contábeis na fase de estabilização da carreira utilizando o ciclo de vida profissional proposto por Hubermann (2000). Como objetivos específicos o estudo visa analisar: (i) a trajetória acadêmica e profissional dos docentes em contabilidade; (ii) analisar a percepção sobre a carreira docente em contabilidade; e (iii) sentido que a docência têm para os docentes em contabilidade. Para alcançar o objetivo foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e como estratégia a análise de narrativas com a abordagem Three-dimensional space, análise de narrativa que leva em consideração local, continuidade e interações. A construção dos dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas utilizando um guia de entrevistas construído com base na literatura a respeito do tema, três entrevistaspiloto e discussão com especialistas no tema. A partir da análise das doze entrevistas com seis participantes foram encontradas três grandes dimensões da identidade docente dos professores participantes da pesquisa: Trajetória, Carreira e Docência. No que diz respeito a Trajetória, os professores acumulam experiências profissionais e acadêmicas e guardam referências de professores que marcaram sua trajetória. Já no aspecto de Carreira, observou-se que os professores entrevistados ingressam na docência, na maioria das vezes, sem planejamento e sem formação para tal. Assim, vão aprendendo a ser docente com base nos saberes experienciais e dos professores-referência. Por fim, na análise da dimensão, Docência foi observado que os professores experimentam situações e sentimentos negativos durante o começo da carreira, mas que vão se adaptando e aprendendo a lidar com as situações diversas, construindo seus saberes experienciais. É importante ressaltar que os aspectos institucionais e relacionais exercem influência direta na prática docente dos participantes dessa pesquisa e destaca-se, ainda, que os participantes se identificam com a profissão e, após superarem as dificuldades iniciais, experimentam sentimentos positivos que são reforçados pelo reconhecimento tanto dos pares, quanto dos alunos, dando significado à profissão e reforçando a sua identidade como docente. Para pesquisas futuras, sugere-se o estudo aprofundado das emoções e crenças pedagógicas dos professores e como essas influenciam sua prática docente, a pesquisa sobre as relações de gênero e raça na construção da identidade docente, investigações sobre o papel do estágio docente na construção da identidade docente e, por fim, sobre a formação dos professores que formam novos professores e professoras
id USP_6ec4d515ed07a06e3200acb3888a46ae
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23042018-103503
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeisBeing an academic: an analysis of Accounting Professors\' academic identity constructionAccounting EducationEnsino de ContabilidadeEnsino SuperiorFormação DocenteHigher EducationIdentidade DocenteTeacher IdentityTeacher TrainingA formação dos docentes que atuam no ensino superior tem ganhado destaque nas últimas décadas nas mais diversas áreas, contudo, os estudos da área têm ocorrido com maior foco nas competências e saberes necessários à profissão resultando na dissociação entre o eu profissional e o eu pessoal, instaurando uma crise identitária. Dado este contexto o objetivo geral desse estudo é compreender como ocorre o processo de construção da identidade docente em professores que atuam em cursos de ciências contábeis na fase de estabilização da carreira utilizando o ciclo de vida profissional proposto por Hubermann (2000). Como objetivos específicos o estudo visa analisar: (i) a trajetória acadêmica e profissional dos docentes em contabilidade; (ii) analisar a percepção sobre a carreira docente em contabilidade; e (iii) sentido que a docência têm para os docentes em contabilidade. Para alcançar o objetivo foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e como estratégia a análise de narrativas com a abordagem Three-dimensional space, análise de narrativa que leva em consideração local, continuidade e interações. A construção dos dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas utilizando um guia de entrevistas construído com base na literatura a respeito do tema, três entrevistaspiloto e discussão com especialistas no tema. A partir da análise das doze entrevistas com seis participantes foram encontradas três grandes dimensões da identidade docente dos professores participantes da pesquisa: Trajetória, Carreira e Docência. No que diz respeito a Trajetória, os professores acumulam experiências profissionais e acadêmicas e guardam referências de professores que marcaram sua trajetória. Já no aspecto de Carreira, observou-se que os professores entrevistados ingressam na docência, na maioria das vezes, sem planejamento e sem formação para tal. Assim, vão aprendendo a ser docente com base nos saberes experienciais e dos professores-referência. Por fim, na análise da dimensão, Docência foi observado que os professores experimentam situações e sentimentos negativos durante o começo da carreira, mas que vão se adaptando e aprendendo a lidar com as situações diversas, construindo seus saberes experienciais. É importante ressaltar que os aspectos institucionais e relacionais exercem influência direta na prática docente dos participantes dessa pesquisa e destaca-se, ainda, que os participantes se identificam com a profissão e, após superarem as dificuldades iniciais, experimentam sentimentos positivos que são reforçados pelo reconhecimento tanto dos pares, quanto dos alunos, dando significado à profissão e reforçando a sua identidade como docente. Para pesquisas futuras, sugere-se o estudo aprofundado das emoções e crenças pedagógicas dos professores e como essas influenciam sua prática docente, a pesquisa sobre as relações de gênero e raça na construção da identidade docente, investigações sobre o papel do estágio docente na construção da identidade docente e, por fim, sobre a formação dos professores que formam novos professores e professorasThe training of teachers who work in higher education has gained prominence in the last decades in the most diverse areas, however, these studies have occurred with greater focus on the skills and knowledge required for the profession resulting in the dissociation between the professional self and the personal self, instituting an identity crisis. Given this context the general objective of this study is to understand how accounting professor construct their theacher identity during the stabilization phase of the career, based on the professional life cycle proposed by Hubermann (2000). As specific objectives the study aims to analyze: (i) the academic and professional trajectory of accounting professor; (ii) analyze the teaching career in accounting; and (iii) the meaning that teaching has for accounting profesors. To reach the objective was adopted a qualitative approach of research and as strategy the analysis of narratives with the approach Three-dimensional Space, analysis of narrative that takes into account local, continuity and interactions. The construction of the data was done through semistructured interviews using an interview guide built on the literature on the subject, three pilot interviews and discussion with experts on the theme. From the analysis of the twelve interviews with six participants were found three large dimensions of the teaching identity of the teachers participating in the research: Trajectory, Career and Teaching. As far as Trajectory is concerned, teachers accumulate professional and academic experiences and keep references of teachers who have marked their trajectory. Regarding the career aspect, it was observed that the teachers interviewed entered the teaching, most of the time, without planning and without training to do so. Thus, they learn to be teachers based on the experiential knowledge and the reference teachers. Finally, in the dimension analysis, Teaching was observed that teachers experience negative situations and feelings during the beginning of the career, but that they are adapting and learning to deal with the diverse situations, constructing their experiential knowledge. It is important to emphasize that the institutional and relational aspects have a direct influence on the teaching practice of the participants of this research, and it is also important to note that the participants identify with the profession and, after overcoming the initial difficulties, experience positive feelings that are reinforced by recognition both of peers and students, giving meaning to the profession and reinforcing its identity as a teacher. For future research, we suggest an in-depth study of the teachers\' emotions and pedagogical beliefs and how these influence their teaching practice, research on gender and race relations in teacher identity construction, investigations on the role of the teaching stage in the construction of teacher identity and, finally, on the training of teachers who train new teachersBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Adriana Maria Procopio deLima, João Paulo Resende de2018-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23042018-103503/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-23042018-103503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis
Being an academic: an analysis of Accounting Professors\' academic identity construction
title Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis
spellingShingle Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis
Lima, João Paulo Resende de
Accounting Education
Ensino de Contabilidade
Ensino Superior
Formação Docente
Higher Education
Identidade Docente
Teacher Identity
Teacher Training
title_short Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis
title_full Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis
title_fullStr Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis
title_full_unstemmed Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis
title_sort Ser professor: um estudo da identidade docente na área de ciências contábeis
author Lima, João Paulo Resende de
author_facet Lima, João Paulo Resende de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Adriana Maria Procopio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, João Paulo Resende de
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting Education
Ensino de Contabilidade
Ensino Superior
Formação Docente
Higher Education
Identidade Docente
Teacher Identity
Teacher Training
topic Accounting Education
Ensino de Contabilidade
Ensino Superior
Formação Docente
Higher Education
Identidade Docente
Teacher Identity
Teacher Training
description A formação dos docentes que atuam no ensino superior tem ganhado destaque nas últimas décadas nas mais diversas áreas, contudo, os estudos da área têm ocorrido com maior foco nas competências e saberes necessários à profissão resultando na dissociação entre o eu profissional e o eu pessoal, instaurando uma crise identitária. Dado este contexto o objetivo geral desse estudo é compreender como ocorre o processo de construção da identidade docente em professores que atuam em cursos de ciências contábeis na fase de estabilização da carreira utilizando o ciclo de vida profissional proposto por Hubermann (2000). Como objetivos específicos o estudo visa analisar: (i) a trajetória acadêmica e profissional dos docentes em contabilidade; (ii) analisar a percepção sobre a carreira docente em contabilidade; e (iii) sentido que a docência têm para os docentes em contabilidade. Para alcançar o objetivo foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e como estratégia a análise de narrativas com a abordagem Three-dimensional space, análise de narrativa que leva em consideração local, continuidade e interações. A construção dos dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas utilizando um guia de entrevistas construído com base na literatura a respeito do tema, três entrevistaspiloto e discussão com especialistas no tema. A partir da análise das doze entrevistas com seis participantes foram encontradas três grandes dimensões da identidade docente dos professores participantes da pesquisa: Trajetória, Carreira e Docência. No que diz respeito a Trajetória, os professores acumulam experiências profissionais e acadêmicas e guardam referências de professores que marcaram sua trajetória. Já no aspecto de Carreira, observou-se que os professores entrevistados ingressam na docência, na maioria das vezes, sem planejamento e sem formação para tal. Assim, vão aprendendo a ser docente com base nos saberes experienciais e dos professores-referência. Por fim, na análise da dimensão, Docência foi observado que os professores experimentam situações e sentimentos negativos durante o começo da carreira, mas que vão se adaptando e aprendendo a lidar com as situações diversas, construindo seus saberes experienciais. É importante ressaltar que os aspectos institucionais e relacionais exercem influência direta na prática docente dos participantes dessa pesquisa e destaca-se, ainda, que os participantes se identificam com a profissão e, após superarem as dificuldades iniciais, experimentam sentimentos positivos que são reforçados pelo reconhecimento tanto dos pares, quanto dos alunos, dando significado à profissão e reforçando a sua identidade como docente. Para pesquisas futuras, sugere-se o estudo aprofundado das emoções e crenças pedagógicas dos professores e como essas influenciam sua prática docente, a pesquisa sobre as relações de gênero e raça na construção da identidade docente, investigações sobre o papel do estágio docente na construção da identidade docente e, por fim, sobre a formação dos professores que formam novos professores e professoras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23042018-103503/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23042018-103503/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257360221863936