Eficiência e resiliência no ensino superior: um estudo para o departamento de engenharia de produção da EESC/USP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-08022024-093308/ |
Resumo: | O presente estudo considerou as medidas governamentais durante a pandemia de COVID- 19, como o isolamento social nas instituições de ensino do Brasil, e as decorrentes variações de desempenho, com foco no Departamento de Engenharia de Produção da EESC/USP (SEP), no período de 2015 a 2021. O objetivo central foi avaliar a evolução da eficiência do SEP nesse período e comparar os níveis de resiliência entre professores e alunos. Para atingir esses objetivos, utilizou-se a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para analisar a eficiência, que revelou a ausência de oscilações significativas ao longo do período estudado. Além disso, aplicou-se a escala de resiliência Wagnild e Young, que demonstrou confiabilidade com um coeficiente alfa de Cronbach de 0,84. Este coeficiente permitiu considerar como adequada a aplicabilidade do métodoproposto. A análise de eficiência do SEP indicou que não houve déficit no período pandêmico e a aplicação da escala de resiliência permitiu a identificação de em quais dimensões os dois grupos estudados, alunos e professores, se equiparam nas habilidades de resiliência. |
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Eficiência e resiliência no ensino superior: um estudo para o departamento de engenharia de produção da EESC/USPEfficiency and resilience in higher education: a study for the production engineering department of EESC/USPCovid-19Covid-19DEADEAensino superiorhigher educationresilienceresiliênciaO presente estudo considerou as medidas governamentais durante a pandemia de COVID- 19, como o isolamento social nas instituições de ensino do Brasil, e as decorrentes variações de desempenho, com foco no Departamento de Engenharia de Produção da EESC/USP (SEP), no período de 2015 a 2021. O objetivo central foi avaliar a evolução da eficiência do SEP nesse período e comparar os níveis de resiliência entre professores e alunos. Para atingir esses objetivos, utilizou-se a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para analisar a eficiência, que revelou a ausência de oscilações significativas ao longo do período estudado. Além disso, aplicou-se a escala de resiliência Wagnild e Young, que demonstrou confiabilidade com um coeficiente alfa de Cronbach de 0,84. Este coeficiente permitiu considerar como adequada a aplicabilidade do métodoproposto. A análise de eficiência do SEP indicou que não houve déficit no período pandêmico e a aplicação da escala de resiliência permitiu a identificação de em quais dimensões os dois grupos estudados, alunos e professores, se equiparam nas habilidades de resiliência.The present study considered government measures during the COVID-19 pandemic, such as social isolation in educational institutions in Brazil, and the resulting variations in performance, focusing on the Department of Production Engineering at EESC/USP (SEP), in period from 2015 to 2021. The central objective was to evaluate the evolution of the SEP\'s efficiency during this period and compare the levels of resilience between teachers and students. To achieve these objectives, the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology was used to analyze efficiency, which revealed the absence of significant fluctuations throughout the studied period. Furthermore, the Wagnild and Young resilience scale was applied, which demonstrated reliability with a Cronbach\'s alpha coefficient of 0.84. This coefficient allowed us to consider the applicability of the proposed method as adequate. The SEP efficiency analysis indicated that there was no deficit during the pandemic period and the application of the resilience scale allowed theidentification of in which dimensions the two groups studied, students and teachers, wereequivalent in resilience skills.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRebelatto, Daisy Aparecida do NascimentoNg, Juliana2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-08022024-093308/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-09T13:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-08022024-093308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-09T13:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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