Análise dos discursos de jovens nadadores na fase de transição da categoria júnior para sênior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-22102021-110357/ |
Resumo: | A transição, nos esportes, do nível Júnior para Sênior é percebida pelos jovens atletas como um grande passo, associado a padrões muito mais elevados em sua prática e desempenho, pois nesta fase a exigência é muito maior do que já experimentaram anteriormente. Estudos discutem que o resultado da adaptação à transição depende da relação que o atleta estabelece entre as exigências da situação e seus processos internos. A realidade pode ser vista como ameaçadora, geradora de mal-estar, ou como desafiadora e beneficiária, e essa percepção influenciará na possibilidade de haver uma adaptação positiva ou negativa como resultado da transição. A assistência psicológica para atletas em transição de carreira tem o objetivo de prevenir crises durante o processo. O presente estudo teve, como foco principal, investigar, no âmbito da natação, a partir da análise de discursos, quais sentidos que jovens nadadores de ambos os sexos atribuem à fase de transição da categoria Júnior para a Sênior e o trabalho realizado pela psicologia esportiva no esporte de alto rendimento. Os discursos de 20 nadadores da categoria Júnior foram analisados às luzes do método intitulado Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) através de duas questões abertas, uma focada na transição e outra no trabalho do psicólogo. Foram encontradas evidências, nos discursos dos atletas, de que é difícil ou complicado passar por esta transição. Constatou-se também, por parte dos entrevistados, representações sociais de satisfação com o processo de transição. Os discursos coletados também revelaram que os atletas percebem como positivo e valorizam o trabalho psicológico realizado com indivíduos que estão nesta fase de transição. Frente às representações sociais de dificuldade no período de transição encontradas nos discursos dos atletas, sugere-se a implementação de protocolos de intervenção para trabalhar tais demandas, a fim de que os atletas desenvolvam habilidades de enfrentamento e resiliência |
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Análise dos discursos de jovens nadadores na fase de transição da categoria júnior para sêniorDiscourse analysis of young swimmers in the transition from junior to senior.Career transitionCollective subject discourseDiscurso do sujeito coletivoNataçãoSwimming;Transição de carreiraA transição, nos esportes, do nível Júnior para Sênior é percebida pelos jovens atletas como um grande passo, associado a padrões muito mais elevados em sua prática e desempenho, pois nesta fase a exigência é muito maior do que já experimentaram anteriormente. Estudos discutem que o resultado da adaptação à transição depende da relação que o atleta estabelece entre as exigências da situação e seus processos internos. A realidade pode ser vista como ameaçadora, geradora de mal-estar, ou como desafiadora e beneficiária, e essa percepção influenciará na possibilidade de haver uma adaptação positiva ou negativa como resultado da transição. A assistência psicológica para atletas em transição de carreira tem o objetivo de prevenir crises durante o processo. O presente estudo teve, como foco principal, investigar, no âmbito da natação, a partir da análise de discursos, quais sentidos que jovens nadadores de ambos os sexos atribuem à fase de transição da categoria Júnior para a Sênior e o trabalho realizado pela psicologia esportiva no esporte de alto rendimento. Os discursos de 20 nadadores da categoria Júnior foram analisados às luzes do método intitulado Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) através de duas questões abertas, uma focada na transição e outra no trabalho do psicólogo. Foram encontradas evidências, nos discursos dos atletas, de que é difícil ou complicado passar por esta transição. Constatou-se também, por parte dos entrevistados, representações sociais de satisfação com o processo de transição. Os discursos coletados também revelaram que os atletas percebem como positivo e valorizam o trabalho psicológico realizado com indivíduos que estão nesta fase de transição. Frente às representações sociais de dificuldade no período de transição encontradas nos discursos dos atletas, sugere-se a implementação de protocolos de intervenção para trabalhar tais demandas, a fim de que os atletas desenvolvam habilidades de enfrentamento e resiliênciaThe transition from junior to senior sports is perceived by young athletes as a big step forward, coupled with much higher standards in their training and performance, once the requirements at this stage are much higher than they have ever experienced before. Studies debate that the results of the adaptation for the transition phase depend on the relationship established by the athlete between the demands of the new situation and related internal processes. The reality can be seen as threatening and discomforting or challenging and beneficial. This perception will positively or negatively influence the overall adaptation resulted from the transition. Psychological assistance for athletes in such career transition aims to prevent crises along the process. The present study focused the investigation at the swimming scope, based on the testimonial analysis which senses young swimmers of both sexes attribute to the transition phase from junior to senior category, and the work performed by sports psychology in the sport of high yield. The testimonials of 20 junior swimmers were analyzed in the light of the method entitled Collective Subject Discourse through two open questions: one focused on transition and the other on the psychologist work. Pieces of evidence were found in athletes\' discourse pointing that it is difficult or complicated to go through this transition. The interviewees also found social representations of satisfaction with the transition process. The collected testimonials also revealed that athletes perceive the transition as positive and value the psychological work with individuals who are in this transition phase. Considering the social representations of difficulty in the transition period found in the athletes\'testimonials, it is suggested the implementation of intervention protocols to address such demands, in order to develop athletes coping skills and resilienceBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimões, Antonio CarlosMoreira, Elis Mayara Nobre2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-22102021-110357/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-10-29T11:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-22102021-110357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-10-29T11:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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