Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19042024-082550/ |
Resumo: | Este trabalho inicia-se com uma breve revisão sobre os principais elementos de projeto e edificação do navio, que têm impacto no custo de construção e operação. Dentre esses elementos destacam-se as formas e linhas, devido sua interação com o sistema propulsivo, responsável pelo item de maior valor no custo total de uma viagem redonda. Levantam-se e apresentam-se índices de produtividade e custos sobre itens de construção, custos de maquinarias e índices de instalação, índices de custos indiretos e lucro utilizados por empresas construtoras de embarcações na região da Hidrovia Tietê-Paraná. A partir desses levantamentos, estabelece-se método matemático para determinação de custo de construção de embarcações fluviais. Levantam-se índices de custos de operação de veículos hidroviários de transporte de cargas e passageiros (passeio de curta distância), modos operacionais e instalações portuárias. A partir desses dados, estabelece-se método para cálculo dos vários itens de custos do transporte hidroviário, tempos viajando (em operação) e parado (espera, porto, docagens, reparo, outros) e o preço desse transporte (frete). A partir do modelo estabelecido, faz-se aplicação para dois casos comuns na região, um comboio típico do Rio Tietê, para transporte de grãos entre São Simão (GO) e Pederneiras (SP), e para um comboio areieiro, tão comum nos rios brasileiros. Analisa-se o impacto de cada item de custo no valor total por viagem redonda,propondo-se um controle mais adequado sobre eles, de modo a melhor gerenciar o sistema de transporte como um todo. Ao final são apresentadas as principais conclusões obtidas pela aplicação do método implantado, bem como recomendações para melhorias no projeto de embarcações, e dos componentes do sistema de transporte, as vias e os terminais. |
id |
USP_6fd8769f6e48b5f0ed05d29961f46bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19042024-082550 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais.Untitled in englishNavios (Edificação)Ships (Building)Este trabalho inicia-se com uma breve revisão sobre os principais elementos de projeto e edificação do navio, que têm impacto no custo de construção e operação. Dentre esses elementos destacam-se as formas e linhas, devido sua interação com o sistema propulsivo, responsável pelo item de maior valor no custo total de uma viagem redonda. Levantam-se e apresentam-se índices de produtividade e custos sobre itens de construção, custos de maquinarias e índices de instalação, índices de custos indiretos e lucro utilizados por empresas construtoras de embarcações na região da Hidrovia Tietê-Paraná. A partir desses levantamentos, estabelece-se método matemático para determinação de custo de construção de embarcações fluviais. Levantam-se índices de custos de operação de veículos hidroviários de transporte de cargas e passageiros (passeio de curta distância), modos operacionais e instalações portuárias. A partir desses dados, estabelece-se método para cálculo dos vários itens de custos do transporte hidroviário, tempos viajando (em operação) e parado (espera, porto, docagens, reparo, outros) e o preço desse transporte (frete). A partir do modelo estabelecido, faz-se aplicação para dois casos comuns na região, um comboio típico do Rio Tietê, para transporte de grãos entre São Simão (GO) e Pederneiras (SP), e para um comboio areieiro, tão comum nos rios brasileiros. Analisa-se o impacto de cada item de custo no valor total por viagem redonda,propondo-se um controle mais adequado sobre eles, de modo a melhor gerenciar o sistema de transporte como um todo. Ao final são apresentadas as principais conclusões obtidas pela aplicação do método implantado, bem como recomendações para melhorias no projeto de embarcações, e dos componentes do sistema de transporte, as vias e os terminais.This work begins with a brief revision about the main design variables and construction of the ship, which have impact in the construction cost and operation. Among those elements the forms and lines are pointed out, due its interaction with the propulsion system, responsible for the largest value in the total cost of a round trip. Then, productivity indexes and costs on construction items, costs of machineries and installation indexes, indexes of indirect costs and fropfit used by building companies of ships in Tietê-Paraná\'s Waterway are searched. Analytical models were developed for determination of cost of construction of fluvial ships. Also, indexes of costs of operation of river vehicles for transportation of loads and passengers (tour of short distance), operational manners and port facilities are obtained. Starting from those data, model for calculation of the several items of costs were developed concerning river transportation, travelling times (operating) and stopping (waits, port, docking, repair, other) as well as the price of that transport operation (freights). From the model developed, applications for two common cases in the area, a typical vessels convoy of Rio Tietê, for transport of grains among São Simão (GO) and Pederneiras (SP), and for a vessels convoy of sand, so common in the Brazilian rivers. The impact of each cost item is analyzed in the total value of a round trip, proposing a more appropriate control on them, to best manage the transportsystem as a whole. At the end, the main conclusions obtained by the application of the method developed are presented, as well as recommendations for improvements in the design of river ships and in the components of the transportation system, the waterways and the terminals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTaniguchi, CelioGarcia, Hilton Aparecido2001-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19042024-082550/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:47Zoai:teses.usp.br:tde-19042024-082550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais. Untitled in english |
title |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais. |
spellingShingle |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais. Garcia, Hilton Aparecido Navios (Edificação) Ships (Building) |
title_short |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais. |
title_full |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais. |
title_fullStr |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais. |
title_full_unstemmed |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais. |
title_sort |
Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de custos de construção e operação de embarcações fluviais. |
author |
Garcia, Hilton Aparecido |
author_facet |
Garcia, Hilton Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taniguchi, Celio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Hilton Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Navios (Edificação) Ships (Building) |
topic |
Navios (Edificação) Ships (Building) |
description |
Este trabalho inicia-se com uma breve revisão sobre os principais elementos de projeto e edificação do navio, que têm impacto no custo de construção e operação. Dentre esses elementos destacam-se as formas e linhas, devido sua interação com o sistema propulsivo, responsável pelo item de maior valor no custo total de uma viagem redonda. Levantam-se e apresentam-se índices de produtividade e custos sobre itens de construção, custos de maquinarias e índices de instalação, índices de custos indiretos e lucro utilizados por empresas construtoras de embarcações na região da Hidrovia Tietê-Paraná. A partir desses levantamentos, estabelece-se método matemático para determinação de custo de construção de embarcações fluviais. Levantam-se índices de custos de operação de veículos hidroviários de transporte de cargas e passageiros (passeio de curta distância), modos operacionais e instalações portuárias. A partir desses dados, estabelece-se método para cálculo dos vários itens de custos do transporte hidroviário, tempos viajando (em operação) e parado (espera, porto, docagens, reparo, outros) e o preço desse transporte (frete). A partir do modelo estabelecido, faz-se aplicação para dois casos comuns na região, um comboio típico do Rio Tietê, para transporte de grãos entre São Simão (GO) e Pederneiras (SP), e para um comboio areieiro, tão comum nos rios brasileiros. Analisa-se o impacto de cada item de custo no valor total por viagem redonda,propondo-se um controle mais adequado sobre eles, de modo a melhor gerenciar o sistema de transporte como um todo. Ao final são apresentadas as principais conclusões obtidas pela aplicação do método implantado, bem como recomendações para melhorias no projeto de embarcações, e dos componentes do sistema de transporte, as vias e os terminais. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19042024-082550/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19042024-082550/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256519374012416 |