Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-31052022-142532/ |
Resumo: | Observa-se que o modelo de ensino tradicional ainda é dominante nas salas de aula. Considerando que a meta da educação contemporânea não é ensinar conteúdos, mas desenvolver competências, o objetivo deste trabalho foi criar um roteiro de aprendizagem, em que o método de aula é baseado na aprendizagem por competências e aplicação de metodologias de gestão de projetos para o desenvolvimento de desafios reais. Para atingir o objetivo, o roteiro foi aplicado seguindo o passo a passo proposto para discentes que ao longo de sua formação no ensino superior tecnológico numa Instituição de Ensino Superior participaram da execução de projetos. Em seguida, para avaliar o impacto do roteiro foi usado um método de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com esses mesmos discentes. Durante a execução do projeto os discentes vivenciaram situações complexas e imprevisíveis; por meio da aplicação de recursos e conhecimentos, conseguiram resolver situações-problema, que são singulares e que não seriam vivenciadas em aulas tradicionais. Diante de todo o estudo, foi possível considerar que este é um roteiro apto a ser usado no ensino superior, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de competências dos discentes. Para isso, regras e demanda de esforço precisam estar claras para os docentes, para os discentes e para a instituição de ensino. Cumpridas tais demandas a realização de um desafio real é um método possível para preparar os discentes das novas gerações para a atuação em sociedade, inserindo-os no centro e não somente como espectadores do processo de ensino-aprendizagem. |
id |
USP_6ff7a5e1de63e9aafde17f3d47970187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-31052022-142532 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competênciasA roadmap for applying an active methodology, maximizing the development of skillsActive methodologyCompetênciasDesafio realMetodologia ativaModelModeloReal challengeSkillsObserva-se que o modelo de ensino tradicional ainda é dominante nas salas de aula. Considerando que a meta da educação contemporânea não é ensinar conteúdos, mas desenvolver competências, o objetivo deste trabalho foi criar um roteiro de aprendizagem, em que o método de aula é baseado na aprendizagem por competências e aplicação de metodologias de gestão de projetos para o desenvolvimento de desafios reais. Para atingir o objetivo, o roteiro foi aplicado seguindo o passo a passo proposto para discentes que ao longo de sua formação no ensino superior tecnológico numa Instituição de Ensino Superior participaram da execução de projetos. Em seguida, para avaliar o impacto do roteiro foi usado um método de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com esses mesmos discentes. Durante a execução do projeto os discentes vivenciaram situações complexas e imprevisíveis; por meio da aplicação de recursos e conhecimentos, conseguiram resolver situações-problema, que são singulares e que não seriam vivenciadas em aulas tradicionais. Diante de todo o estudo, foi possível considerar que este é um roteiro apto a ser usado no ensino superior, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de competências dos discentes. Para isso, regras e demanda de esforço precisam estar claras para os docentes, para os discentes e para a instituição de ensino. Cumpridas tais demandas a realização de um desafio real é um método possível para preparar os discentes das novas gerações para a atuação em sociedade, inserindo-os no centro e não somente como espectadores do processo de ensino-aprendizagem.It is observed that the traditional teaching model is still dominant in classrooms. Considering that the goal of contemporary education is not to teach content, but to develop competences, the objective of this work was to create a learning roadmap, in which the class method is based on competence-based learning and the application of project management methodologies for the development of real challenges. To achieve the objective, the script was applied following the proposed step by step for students who, throughout their training in technological higher education in a Higher Education Institution, participated in the execution of projects. Then, to assess the impact of the script, a qualitative research method was used, based on interviews with these same students. During the execution of the project, the students experienced complex and unpredictable situations; through the application of resources and knowledge, they managed to solve problem situations, which are unique and would not be experienced in traditional classes. In view of the entire study, it was possible to consider that this is a script able to be used in higher education, with the objective of maximizing the development of students\' competences. For this, rules and demand for effort need to be clear for teachers, students and the educational institution. Once such demands are met, the realization of a real challenge is a possible method to prepare students of the new generations to act in society, placing them at the center and not only as spectators of the teaching-learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirSimon, Alexandre Calabro2022-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-31052022-142532/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-02T17:50:22Zoai:teses.usp.br:tde-31052022-142532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-02T17:50:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências A roadmap for applying an active methodology, maximizing the development of skills |
title |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências Simon, Alexandre Calabro Active methodology Competências Desafio real Metodologia ativa Model Modelo Real challenge Skills |
title_short |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências |
title_full |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências |
title_sort |
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências |
author |
Simon, Alexandre Calabro |
author_facet |
Simon, Alexandre Calabro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cazarini, Edson Walmir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simon, Alexandre Calabro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Active methodology Competências Desafio real Metodologia ativa Model Modelo Real challenge Skills |
topic |
Active methodology Competências Desafio real Metodologia ativa Model Modelo Real challenge Skills |
description |
Observa-se que o modelo de ensino tradicional ainda é dominante nas salas de aula. Considerando que a meta da educação contemporânea não é ensinar conteúdos, mas desenvolver competências, o objetivo deste trabalho foi criar um roteiro de aprendizagem, em que o método de aula é baseado na aprendizagem por competências e aplicação de metodologias de gestão de projetos para o desenvolvimento de desafios reais. Para atingir o objetivo, o roteiro foi aplicado seguindo o passo a passo proposto para discentes que ao longo de sua formação no ensino superior tecnológico numa Instituição de Ensino Superior participaram da execução de projetos. Em seguida, para avaliar o impacto do roteiro foi usado um método de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com esses mesmos discentes. Durante a execução do projeto os discentes vivenciaram situações complexas e imprevisíveis; por meio da aplicação de recursos e conhecimentos, conseguiram resolver situações-problema, que são singulares e que não seriam vivenciadas em aulas tradicionais. Diante de todo o estudo, foi possível considerar que este é um roteiro apto a ser usado no ensino superior, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de competências dos discentes. Para isso, regras e demanda de esforço precisam estar claras para os docentes, para os discentes e para a instituição de ensino. Cumpridas tais demandas a realização de um desafio real é um método possível para preparar os discentes das novas gerações para a atuação em sociedade, inserindo-os no centro e não somente como espectadores do processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-31052022-142532/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-31052022-142532/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257512911306752 |