Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Alexandre Calabro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-31052022-142532/
Resumo: Observa-se que o modelo de ensino tradicional ainda é dominante nas salas de aula. Considerando que a meta da educação contemporânea não é ensinar conteúdos, mas desenvolver competências, o objetivo deste trabalho foi criar um roteiro de aprendizagem, em que o método de aula é baseado na aprendizagem por competências e aplicação de metodologias de gestão de projetos para o desenvolvimento de desafios reais. Para atingir o objetivo, o roteiro foi aplicado seguindo o passo a passo proposto para discentes que ao longo de sua formação no ensino superior tecnológico numa Instituição de Ensino Superior participaram da execução de projetos. Em seguida, para avaliar o impacto do roteiro foi usado um método de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com esses mesmos discentes. Durante a execução do projeto os discentes vivenciaram situações complexas e imprevisíveis; por meio da aplicação de recursos e conhecimentos, conseguiram resolver situações-problema, que são singulares e que não seriam vivenciadas em aulas tradicionais. Diante de todo o estudo, foi possível considerar que este é um roteiro apto a ser usado no ensino superior, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de competências dos discentes. Para isso, regras e demanda de esforço precisam estar claras para os docentes, para os discentes e para a instituição de ensino. Cumpridas tais demandas a realização de um desafio real é um método possível para preparar os discentes das novas gerações para a atuação em sociedade, inserindo-os no centro e não somente como espectadores do processo de ensino-aprendizagem.
id USP_6ff7a5e1de63e9aafde17f3d47970187
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31052022-142532
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competênciasA roadmap for applying an active methodology, maximizing the development of skillsActive methodologyCompetênciasDesafio realMetodologia ativaModelModeloReal challengeSkillsObserva-se que o modelo de ensino tradicional ainda é dominante nas salas de aula. Considerando que a meta da educação contemporânea não é ensinar conteúdos, mas desenvolver competências, o objetivo deste trabalho foi criar um roteiro de aprendizagem, em que o método de aula é baseado na aprendizagem por competências e aplicação de metodologias de gestão de projetos para o desenvolvimento de desafios reais. Para atingir o objetivo, o roteiro foi aplicado seguindo o passo a passo proposto para discentes que ao longo de sua formação no ensino superior tecnológico numa Instituição de Ensino Superior participaram da execução de projetos. Em seguida, para avaliar o impacto do roteiro foi usado um método de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com esses mesmos discentes. Durante a execução do projeto os discentes vivenciaram situações complexas e imprevisíveis; por meio da aplicação de recursos e conhecimentos, conseguiram resolver situações-problema, que são singulares e que não seriam vivenciadas em aulas tradicionais. Diante de todo o estudo, foi possível considerar que este é um roteiro apto a ser usado no ensino superior, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de competências dos discentes. Para isso, regras e demanda de esforço precisam estar claras para os docentes, para os discentes e para a instituição de ensino. Cumpridas tais demandas a realização de um desafio real é um método possível para preparar os discentes das novas gerações para a atuação em sociedade, inserindo-os no centro e não somente como espectadores do processo de ensino-aprendizagem.It is observed that the traditional teaching model is still dominant in classrooms. Considering that the goal of contemporary education is not to teach content, but to develop competences, the objective of this work was to create a learning roadmap, in which the class method is based on competence-based learning and the application of project management methodologies for the development of real challenges. To achieve the objective, the script was applied following the proposed step by step for students who, throughout their training in technological higher education in a Higher Education Institution, participated in the execution of projects. Then, to assess the impact of the script, a qualitative research method was used, based on interviews with these same students. During the execution of the project, the students experienced complex and unpredictable situations; through the application of resources and knowledge, they managed to solve problem situations, which are unique and would not be experienced in traditional classes. In view of the entire study, it was possible to consider that this is a script able to be used in higher education, with the objective of maximizing the development of students\' competences. For this, rules and demand for effort need to be clear for teachers, students and the educational institution. Once such demands are met, the realization of a real challenge is a possible method to prepare students of the new generations to act in society, placing them at the center and not only as spectators of the teaching-learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirSimon, Alexandre Calabro2022-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-31052022-142532/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-02T17:50:22Zoai:teses.usp.br:tde-31052022-142532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-02T17:50:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
A roadmap for applying an active methodology, maximizing the development of skills
title Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
spellingShingle Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
Simon, Alexandre Calabro
Active methodology
Competências
Desafio real
Metodologia ativa
Model
Modelo
Real challenge
Skills
title_short Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
title_full Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
title_fullStr Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
title_full_unstemmed Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
title_sort Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
author Simon, Alexandre Calabro
author_facet Simon, Alexandre Calabro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cazarini, Edson Walmir
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Alexandre Calabro
dc.subject.por.fl_str_mv Active methodology
Competências
Desafio real
Metodologia ativa
Model
Modelo
Real challenge
Skills
topic Active methodology
Competências
Desafio real
Metodologia ativa
Model
Modelo
Real challenge
Skills
description Observa-se que o modelo de ensino tradicional ainda é dominante nas salas de aula. Considerando que a meta da educação contemporânea não é ensinar conteúdos, mas desenvolver competências, o objetivo deste trabalho foi criar um roteiro de aprendizagem, em que o método de aula é baseado na aprendizagem por competências e aplicação de metodologias de gestão de projetos para o desenvolvimento de desafios reais. Para atingir o objetivo, o roteiro foi aplicado seguindo o passo a passo proposto para discentes que ao longo de sua formação no ensino superior tecnológico numa Instituição de Ensino Superior participaram da execução de projetos. Em seguida, para avaliar o impacto do roteiro foi usado um método de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com esses mesmos discentes. Durante a execução do projeto os discentes vivenciaram situações complexas e imprevisíveis; por meio da aplicação de recursos e conhecimentos, conseguiram resolver situações-problema, que são singulares e que não seriam vivenciadas em aulas tradicionais. Diante de todo o estudo, foi possível considerar que este é um roteiro apto a ser usado no ensino superior, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de competências dos discentes. Para isso, regras e demanda de esforço precisam estar claras para os docentes, para os discentes e para a instituição de ensino. Cumpridas tais demandas a realização de um desafio real é um método possível para preparar os discentes das novas gerações para a atuação em sociedade, inserindo-os no centro e não somente como espectadores do processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-31052022-142532/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-31052022-142532/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257512911306752