Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo Filho, Maurilio Messias de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18148/tde-27082013-105058/
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade a obtenção de curvas que regem o comportamento estático da sustentação e arrasto de uma asa em função da variação de seu câmber através do uso do flape de bordo de ataque, com base em resultados experimentais obtidos em túnel de vento. O estudo inclui uma revisão sobre o uso de flapes de bordo de ataque e uma descrição dos ensaios em túnel de vento. O modelo tridimensional da asa utilizada para os experimentos contém um flape de bordo de ataque em metade de sua envergadura e foi construído segundo o perfil GA(W)-1. O experimento inclui a determinação da sustentação e do arrasto para cada valor do ângulo de ataque da asa e do ângulo do flape de bordo de ataque. O objetivo é obter uma correlação ótima entre estes dois ângulos de forma que, para cada ângulo de ataque da asa seja determinado um ângulo ótimo do flape de bordo de ataque que confira a máxima sustentação.
id USP_7018871d20e0d4f564a12ca225100fd7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27082013-105058
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensionalEffect of the variation of camber in the aerodynamics characteristics of a three-dimensional wingArrastoCâmberCâmberDragFlape de bordo de ataqueLeading edge flapLiftSustentaçãoO presente trabalho tem por finalidade a obtenção de curvas que regem o comportamento estático da sustentação e arrasto de uma asa em função da variação de seu câmber através do uso do flape de bordo de ataque, com base em resultados experimentais obtidos em túnel de vento. O estudo inclui uma revisão sobre o uso de flapes de bordo de ataque e uma descrição dos ensaios em túnel de vento. O modelo tridimensional da asa utilizada para os experimentos contém um flape de bordo de ataque em metade de sua envergadura e foi construído segundo o perfil GA(W)-1. O experimento inclui a determinação da sustentação e do arrasto para cada valor do ângulo de ataque da asa e do ângulo do flape de bordo de ataque. O objetivo é obter uma correlação ótima entre estes dois ângulos de forma que, para cada ângulo de ataque da asa seja determinado um ângulo ótimo do flape de bordo de ataque que confira a máxima sustentação.The present work has for purpose the attainment of curves that conduct the static behavior of the lift and drag of a wing in function of the variation of its camber through the use of the leading edge flap, on the basis of gotten experimental results obtained in the wind tunnel. The study includes a revision of the use of leading edge flaps and a description of the wind tunnel tests. The three-dimensional model of the wing used in the experiments contains a leading edge flap along half of the span and was constructed with a GA(W)-1 section profile. The experiment includes the determination of lift and drag for each value of angle of attack of the wing and each angle of the leading edge flap. The objective is to obtain a good correlation between the two angles in such a way that, for each angle of attack of the wing there is determined an excellent angle of the leading edge flap that confers principle lift.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatalano, Fernando MartiniAraujo Filho, Maurilio Messias de2008-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18148/tde-27082013-105058/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-27082013-105058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional
Effect of the variation of camber in the aerodynamics characteristics of a three-dimensional wing
title Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional
spellingShingle Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional
Araujo Filho, Maurilio Messias de
Arrasto
Câmber
Câmber
Drag
Flape de bordo de ataque
Leading edge flap
Lift
Sustentação
title_short Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional
title_full Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional
title_fullStr Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional
title_full_unstemmed Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional
title_sort Efeito da variação de câmber nas características aerodinâmicas de uma asa tri-dimensional
author Araujo Filho, Maurilio Messias de
author_facet Araujo Filho, Maurilio Messias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catalano, Fernando Martini
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo Filho, Maurilio Messias de
dc.subject.por.fl_str_mv Arrasto
Câmber
Câmber
Drag
Flape de bordo de ataque
Leading edge flap
Lift
Sustentação
topic Arrasto
Câmber
Câmber
Drag
Flape de bordo de ataque
Leading edge flap
Lift
Sustentação
description O presente trabalho tem por finalidade a obtenção de curvas que regem o comportamento estático da sustentação e arrasto de uma asa em função da variação de seu câmber através do uso do flape de bordo de ataque, com base em resultados experimentais obtidos em túnel de vento. O estudo inclui uma revisão sobre o uso de flapes de bordo de ataque e uma descrição dos ensaios em túnel de vento. O modelo tridimensional da asa utilizada para os experimentos contém um flape de bordo de ataque em metade de sua envergadura e foi construído segundo o perfil GA(W)-1. O experimento inclui a determinação da sustentação e do arrasto para cada valor do ângulo de ataque da asa e do ângulo do flape de bordo de ataque. O objetivo é obter uma correlação ótima entre estes dois ângulos de forma que, para cada ângulo de ataque da asa seja determinado um ângulo ótimo do flape de bordo de ataque que confira a máxima sustentação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18148/tde-27082013-105058/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18148/tde-27082013-105058/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257456533569536