Coloração de grafos e método probabilístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Daniel Morgato
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-144309/
Resumo: Nesta dissertação estudamos alguns problemas envolvendo coloração de grafos, e focamos em alguns resultados a respeito desse assunto que usam o método probabilístico. Vamos, primeiramente, demonstrar o Teorema de Brooks e o Teorema de Vizing, que são os dois primeiros resultados que qualquer estudante da área vê a respeito de coloração de vértices e arestas respectivamente. Em seguida, introduzimos o conceito de lista-coloração e mostramos uma prova do Teorema de Galvin, que até recentemente era um problema em aberto. O Teorema de Galvin afirma que para qualquer grafo bipartido G, o número cromático e o número lista-cromático são iguais. Ainda na primeira parte do texto, explicamos o que é coloração total e enunciamos a principal conjectura que existe a respeito desse assunto. Depois disso, numa segunda parte do texto, fazemos um resumo de conceitos probabilísticos e de algumas ferramentas como o Lema Local e algumas desigualdades importantes. Esses conceitos são usados no restante do texto. Em seguida, mostramos algumas aplicações do método probabilístico para resolver problemas de lista-coloração e problemas de coloração total.
id USP_70278cc2aa137931bff590ab5127a6f5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-144309
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Coloração de grafos e método probabilísticonot availableTeoria Dos GrafosNesta dissertação estudamos alguns problemas envolvendo coloração de grafos, e focamos em alguns resultados a respeito desse assunto que usam o método probabilístico. Vamos, primeiramente, demonstrar o Teorema de Brooks e o Teorema de Vizing, que são os dois primeiros resultados que qualquer estudante da área vê a respeito de coloração de vértices e arestas respectivamente. Em seguida, introduzimos o conceito de lista-coloração e mostramos uma prova do Teorema de Galvin, que até recentemente era um problema em aberto. O Teorema de Galvin afirma que para qualquer grafo bipartido G, o número cromático e o número lista-cromático são iguais. Ainda na primeira parte do texto, explicamos o que é coloração total e enunciamos a principal conjectura que existe a respeito desse assunto. Depois disso, numa segunda parte do texto, fazemos um resumo de conceitos probabilísticos e de algumas ferramentas como o Lema Local e algumas desigualdades importantes. Esses conceitos são usados no restante do texto. Em seguida, mostramos algumas aplicações do método probabilístico para resolver problemas de lista-coloração e problemas de coloração total.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKohayakawa, YoshiharuMartin, Daniel Morgato2005-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-144309/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-31T19:14:44Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-144309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-31T19:14:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coloração de grafos e método probabilístico
not available
title Coloração de grafos e método probabilístico
spellingShingle Coloração de grafos e método probabilístico
Martin, Daniel Morgato
Teoria Dos Grafos
title_short Coloração de grafos e método probabilístico
title_full Coloração de grafos e método probabilístico
title_fullStr Coloração de grafos e método probabilístico
title_full_unstemmed Coloração de grafos e método probabilístico
title_sort Coloração de grafos e método probabilístico
author Martin, Daniel Morgato
author_facet Martin, Daniel Morgato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kohayakawa, Yoshiharu
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Daniel Morgato
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Dos Grafos
topic Teoria Dos Grafos
description Nesta dissertação estudamos alguns problemas envolvendo coloração de grafos, e focamos em alguns resultados a respeito desse assunto que usam o método probabilístico. Vamos, primeiramente, demonstrar o Teorema de Brooks e o Teorema de Vizing, que são os dois primeiros resultados que qualquer estudante da área vê a respeito de coloração de vértices e arestas respectivamente. Em seguida, introduzimos o conceito de lista-coloração e mostramos uma prova do Teorema de Galvin, que até recentemente era um problema em aberto. O Teorema de Galvin afirma que para qualquer grafo bipartido G, o número cromático e o número lista-cromático são iguais. Ainda na primeira parte do texto, explicamos o que é coloração total e enunciamos a principal conjectura que existe a respeito desse assunto. Depois disso, numa segunda parte do texto, fazemos um resumo de conceitos probabilísticos e de algumas ferramentas como o Lema Local e algumas desigualdades importantes. Esses conceitos são usados no restante do texto. Em seguida, mostramos algumas aplicações do método probabilístico para resolver problemas de lista-coloração e problemas de coloração total.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-144309/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-144309/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257209354846208