Enlaçamentos bordantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hildebrane Augusto dos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-11012018-084657/
Resumo: Todo nó (ou enlaçamento) em R<sup<3 (ou S3) é bordo de uma superfície conexa, compacta e orientável chamada, uma superfície de Seilert do nó (ou enlaçamento). Não é verdade, no entanto, que dado um enlaçamento em R3 (ou S3) sempre se possa obter, para cada componente do enlaçamento. uma superfície de Seilert. de modo que todas elas sejam disjuntas duas a duas. Os enlaçamentos que gozam dessa propriedade são chamados enlaçamentos bordantes e unia tal coleção de superfícies de Seilert é chamada uma BL-superfície de Seifert. As diferentes BL-superfícies de Seifert de um mesmo k-enlaçamento bordante correspondem diferentes eisões (splittings). (isto é. certos epimorfismos do grupo fundamental do k-enlaçamento no grupo livre em k geradores), a menos dos cobordismos apropriados. O objetivo deste trabalho é apresentar um teorema que fornece um método geométrico para se obter todas as cisões (splittings) de qualquer enlaçamento bordante dado.
id USP_70776a0724e68ddc535ffb88296ad9b0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11012018-084657
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Enlaçamentos bordantesNot availableNão disponívelNot availableTodo nó (ou enlaçamento) em R<sup<3 (ou S3) é bordo de uma superfície conexa, compacta e orientável chamada, uma superfície de Seilert do nó (ou enlaçamento). Não é verdade, no entanto, que dado um enlaçamento em R3 (ou S3) sempre se possa obter, para cada componente do enlaçamento. uma superfície de Seilert. de modo que todas elas sejam disjuntas duas a duas. Os enlaçamentos que gozam dessa propriedade são chamados enlaçamentos bordantes e unia tal coleção de superfícies de Seilert é chamada uma BL-superfície de Seifert. As diferentes BL-superfícies de Seifert de um mesmo k-enlaçamento bordante correspondem diferentes eisões (splittings). (isto é. certos epimorfismos do grupo fundamental do k-enlaçamento no grupo livre em k geradores), a menos dos cobordismos apropriados. O objetivo deste trabalho é apresentar um teorema que fornece um método geométrico para se obter todas as cisões (splittings) de qualquer enlaçamento bordante dado.Every knot (or link) in R3 or S3 bounds a connected, oriented, compact surface called a Seifert surface for the knot (or link). A boundary link is a link whose components bound disjoint Seifert. surfaces: we shall call the union of such collection of surfaces, a BL-Seifert surface for the boundary link. Different BL-Seifert, surfaces of the same boundary link of k-components correspond to different. splitting (that is, certain epimorphism of tle fundamental group of the k-link to lho free group on k generators), up to the appropriate cobordisms. The purpose of this work is to present a geometric method to obtain all possible splittings of any given boundary link.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampos, José Eduardo Prado Pires deSantos, Hildebrane Augusto dos2002-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-11012018-084657/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-11012018-084657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enlaçamentos bordantes
Not available
title Enlaçamentos bordantes
spellingShingle Enlaçamentos bordantes
Santos, Hildebrane Augusto dos
Não disponível
Not available
title_short Enlaçamentos bordantes
title_full Enlaçamentos bordantes
title_fullStr Enlaçamentos bordantes
title_full_unstemmed Enlaçamentos bordantes
title_sort Enlaçamentos bordantes
author Santos, Hildebrane Augusto dos
author_facet Santos, Hildebrane Augusto dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, José Eduardo Prado Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hildebrane Augusto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Não disponível
Not available
topic Não disponível
Not available
description Todo nó (ou enlaçamento) em R<sup<3 (ou S3) é bordo de uma superfície conexa, compacta e orientável chamada, uma superfície de Seilert do nó (ou enlaçamento). Não é verdade, no entanto, que dado um enlaçamento em R3 (ou S3) sempre se possa obter, para cada componente do enlaçamento. uma superfície de Seilert. de modo que todas elas sejam disjuntas duas a duas. Os enlaçamentos que gozam dessa propriedade são chamados enlaçamentos bordantes e unia tal coleção de superfícies de Seilert é chamada uma BL-superfície de Seifert. As diferentes BL-superfícies de Seifert de um mesmo k-enlaçamento bordante correspondem diferentes eisões (splittings). (isto é. certos epimorfismos do grupo fundamental do k-enlaçamento no grupo livre em k geradores), a menos dos cobordismos apropriados. O objetivo deste trabalho é apresentar um teorema que fornece um método geométrico para se obter todas as cisões (splittings) de qualquer enlaçamento bordante dado.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-11012018-084657/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-11012018-084657/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090602767220736