Estudo de Recepção de Público da exposição \"Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas - Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena\"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-16112021-112641/ |
Resumo: | A pesquisa tem como discussão central o estudo de recepção da exposição colaborativa e autonarrativaResistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas - Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena no MAE-USP. Inicialmente, são aprentadas informações obtidas com os curadores e gestores indígenas de seus próprios museus, sobre suas concepções de museu e expectativas sobre a exposição por meio de vídeos, artigos e entrevistas. Em seguida, a dissertação explana sobre as grandes transformações recentes dos museus etnográficos pelas áreas de museologia e antropologia. No que se refere ao público visitante da exposição, o modelo hipotético, ancorado no multimétodo, discute e propõe orientações para a pesquisa de recepção, seu recorte conceitual e as estratégias para a coleta de dados. Com bases teóricas na comunicação museológica, nos interessa saber como o visitante se apropria das mensagens museológicas, em face das expectativas indígenas. O conceito de indigenização aproximado da museologia social, alimentará a discussão, considerando a participação indígena no processo expográfico. Os resultados da pesquisa recaem sobre as expectativas indígenas, por um lado, e no outro o entendimento do protagonismo indígena a partir das vozes indígenas, a relação museologia e povos indígenas e, por fim, o desenvolver debate metodológico sobre o estudo de recepção e a exposição objeto desta pesquisa. |
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Estudo de Recepção de Público da exposição \"Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas - Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena\"The research has a central discussion the reception study of the collaborative exhibition and self-narrative \"Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas - Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena\" at MAE-USP.Estudo de recepção em museu; Exposição colaborativa; Participação indígena no museu; Comunicação museológica; Indigenização do museuReception study at museums; Collaborative exhibition; Indigenous participation at museums; Museology communication; Indigenization of museumA pesquisa tem como discussão central o estudo de recepção da exposição colaborativa e autonarrativaResistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas - Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena no MAE-USP. Inicialmente, são aprentadas informações obtidas com os curadores e gestores indígenas de seus próprios museus, sobre suas concepções de museu e expectativas sobre a exposição por meio de vídeos, artigos e entrevistas. Em seguida, a dissertação explana sobre as grandes transformações recentes dos museus etnográficos pelas áreas de museologia e antropologia. No que se refere ao público visitante da exposição, o modelo hipotético, ancorado no multimétodo, discute e propõe orientações para a pesquisa de recepção, seu recorte conceitual e as estratégias para a coleta de dados. Com bases teóricas na comunicação museológica, nos interessa saber como o visitante se apropria das mensagens museológicas, em face das expectativas indígenas. O conceito de indigenização aproximado da museologia social, alimentará a discussão, considerando a participação indígena no processo expográfico. Os resultados da pesquisa recaem sobre as expectativas indígenas, por um lado, e no outro o entendimento do protagonismo indígena a partir das vozes indígenas, a relação museologia e povos indígenas e, por fim, o desenvolver debate metodológico sobre o estudo de recepção e a exposição objeto desta pesquisa.The research has a central discussion the reception study of the collaborative exhibition and self-narrative \"Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas - Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena\" at MAE-USP. Initially, information obtained with indigenous curators, and managers of their own museums, about their museum conceptions and expectations about the exhibition through videos, articles and interviews. Regarding the visiting public of the exhibition, the hypothetical model, anchored in the multimethod, will raise guidelines for data collection. With theoretical bases in museological communication, we are interested in discovering how the visitor appropriates museum messages, in the face of indigenous expectations. The concept of indigenization related with social museology will sustain the discussion, considering the indigenous participation in the expographic process. The results of the research focus on indigenous expectations, on the one hand, and on the other the understanding of indigenous protagonism from indigenous voices, the relationship between museology and indigenous peoples and, finally, the development of methodological debate about the study of reception and the exhibition, that are the main object of this research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCury, Marília XavierFerreira, Helena Janolio Freire de Andrada2021-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-16112021-112641/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-27T13:00:09Zoai:teses.usp.br:tde-16112021-112641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-27T13:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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