Cor e arquitetura: um encontro inevitável.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-24042021-220100 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta a aproximação à produção da arquitetura moderna e contemporânea com o enfoque na cromaticidade e busca, portanto, entender os princípios adotados pelos arquitetos na definição e uso da cor no projeto de arquitetura. O objetivo foi o de compreender os processos de desenvolvimento cromático nos projetos, seus resultados e desdobramentos, que levam a uma identidade cromática. De natureza mista, a investigação às obras arquitetônicas foi realizada tendo duas principais abordagens: em um primeiro momento, qualitativa e exploratória, considerando a experiência do percurso pelas obras para a obtenção da vivência do espaço e a percepção da cromaticidade e então, em um segundo momento, uma abordagem quantitativa, considerando a aferição executada através do levantamento cromático, realizados presencialmente e utilizando um conjunto de materiais técnicos para notação e registro das cores. Como recorte metodológico, a pesquisa partiu da análise cromática presentes nas obras dos arquitetos laureados pelo The Pritzker Architecture Prize, por ordem de premiação: 1988 - Oscar Niemeyer, 1989 - Frank Gehry, 1996 - Rafael Moneo, 2006 - Paulo Mendes da Rocha e 2008 - Jean Nouvel. O segundo arquiteto premiado na história do The Pritzker Architecture Prize, no ano de 1980, foi Luis Barragán, que foi amplamente explorado nesta pesquisa, a qual encontrou também em Le Corbusier uma profusa produção cromática. Ambos, Barragán e Le Corbusier, foram grandes pesquisadores e adeptos da policromia na arquitetura e, desta forma, suas produções colaboraram de maneira fundamental com esta pesquisa, que se aprofundou em seus princípios teóricos e práticos, quanto ao uso da cor. A análise das cores aferidas nas obras destes arquitetos permitiu vislumbrar múltiplos cenários sobre os processos de escolha que definiram o uso da cor no desenvolvimento do projeto arquitetônico, realizado de forma sistêmica e não aleatória. Os resultados obtidos dos levantamentos cromáticos foram compilados em registros gráficos organizados em fichas cromáticas e apresentam as paletas de cores dos arquitetos investigados, destacando seus atributos técnicos e estéticos, e permitindo a observação e apuração da identidade cromática dos autores das obras avaliadas. |
id |
USP_711c9b6347fbe7b9baa28fc14fa3a6b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-24042021-220100 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Cor e arquitetura: um encontro inevitável. Color and architecture: an inevitable meeting. 2020-07-10João Carlos de Oliveira CesarOreste Bortolli JuniorRoberto Novelli FialhoMarco Garaude GiannottiDebora SanchesCristiani Pansonato Guessi BalieiroUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Color check Colour in architecture Cor na arquitetura Le Corbusier Le Corbusier Levantamento cromático Luis Barragán Luis Barragán Pritzker Pritzker Esta pesquisa apresenta a aproximação à produção da arquitetura moderna e contemporânea com o enfoque na cromaticidade e busca, portanto, entender os princípios adotados pelos arquitetos na definição e uso da cor no projeto de arquitetura. O objetivo foi o de compreender os processos de desenvolvimento cromático nos projetos, seus resultados e desdobramentos, que levam a uma identidade cromática. De natureza mista, a investigação às obras arquitetônicas foi realizada tendo duas principais abordagens: em um primeiro momento, qualitativa e exploratória, considerando a experiência do percurso pelas obras para a obtenção da vivência do espaço e a percepção da cromaticidade e então, em um segundo momento, uma abordagem quantitativa, considerando a aferição executada através do levantamento cromático, realizados presencialmente e utilizando um conjunto de materiais técnicos para notação e registro das cores. Como recorte metodológico, a pesquisa partiu da análise cromática presentes nas obras dos arquitetos laureados pelo The Pritzker Architecture Prize, por ordem de premiação: 1988 - Oscar Niemeyer, 1989 - Frank Gehry, 1996 - Rafael Moneo, 2006 - Paulo Mendes da Rocha e 2008 - Jean Nouvel. O segundo arquiteto premiado na história do The Pritzker Architecture Prize, no ano de 1980, foi Luis Barragán, que foi amplamente explorado nesta pesquisa, a qual encontrou também em Le Corbusier uma profusa produção cromática. Ambos, Barragán e Le Corbusier, foram grandes pesquisadores e adeptos da policromia na arquitetura e, desta forma, suas produções colaboraram de maneira fundamental com esta pesquisa, que se aprofundou em seus princípios teóricos e práticos, quanto ao uso da cor. A análise das cores aferidas nas obras destes arquitetos permitiu vislumbrar múltiplos cenários sobre os processos de escolha que definiram o uso da cor no desenvolvimento do projeto arquitetônico, realizado de forma sistêmica e não aleatória. Os resultados obtidos dos levantamentos cromáticos foram compilados em registros gráficos organizados em fichas cromáticas e apresentam as paletas de cores dos arquitetos investigados, destacando seus atributos técnicos e estéticos, e permitindo a observação e apuração da identidade cromática dos autores das obras avaliadas. This research presents an approximation to the modern and contemporary architecture production, focusing on chromaticity and, therefore attempting to understand the main fundamentals adopted by the architects in the definition and use of color on architecture projects. Its goal was to understand the processes of the chromatic development in the projects, its results and unfolding, leading to a chromatic identity. Being one of a mixed nature, the investigation of the architectural works was made using two main approaches: primarily it was qualitative and exploitative, taking into account the experience of going through the buildings to obtain the perception of the space and the chromaticity; then, in a second moment, a quantitative approach was taken, considering the color check data, collected and conducted onsite while making use of materials meant for rating and registering colors. As a methodological outlining, the research started from the chromatic analysis found on the works of the architects crowned by The Pritzker Architecture Prize, following a chronological order: 1988 - Oscar Niemeyer, 1989 - Frank Gehry, 1996 - Rafael Moneo, 2006 - Paulo Mendes da Rocha and 2008 - Jean Nouvel. The second architect awarded in the history of The Pritzker Architecture Prize, in 1980, was Luis Barragán, who was densely studied in this research, which also found a profuse chromatic production in Le Corbusier. Both Barragán and Le Corbusier were great researchers and supporters of the polychrome in architecture and, thus, their productions collaborated fundamentally to this research, which deepened their main theoretical and practical tenets as for using color in their projects. The analysis of the colors on these architects\' work provided the possibility to glimpse on multiple scenarios concerning the choosing processes that defined the use of color in the development of the architectural project, executed systemically rather than randomly. The results achieved through the color check data were assembled in graphic registers and organized in files; it also presents the color palettes of the investigated architects, highlighting their technical and aesthetical attributes, and allowing the observation and the verification of the chromatic identity of the authors\' work considered. https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-24042021-220100info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:02:37Zoai:teses.usp.br:tde-24042021-220100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:14:13.003134Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Cor e arquitetura: um encontro inevitável. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Color and architecture: an inevitable meeting. |
title |
Cor e arquitetura: um encontro inevitável. |
spellingShingle |
Cor e arquitetura: um encontro inevitável. Cristiani Pansonato Guessi Balieiro |
title_short |
Cor e arquitetura: um encontro inevitável. |
title_full |
Cor e arquitetura: um encontro inevitável. |
title_fullStr |
Cor e arquitetura: um encontro inevitável. |
title_full_unstemmed |
Cor e arquitetura: um encontro inevitável. |
title_sort |
Cor e arquitetura: um encontro inevitável. |
author |
Cristiani Pansonato Guessi Balieiro |
author_facet |
Cristiani Pansonato Guessi Balieiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
João Carlos de Oliveira Cesar |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oreste Bortolli Junior |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Roberto Novelli Fialho |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marco Garaude Giannotti |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Debora Sanches |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiani Pansonato Guessi Balieiro |
contributor_str_mv |
João Carlos de Oliveira Cesar Oreste Bortolli Junior Roberto Novelli Fialho Marco Garaude Giannotti Debora Sanches |
description |
Esta pesquisa apresenta a aproximação à produção da arquitetura moderna e contemporânea com o enfoque na cromaticidade e busca, portanto, entender os princípios adotados pelos arquitetos na definição e uso da cor no projeto de arquitetura. O objetivo foi o de compreender os processos de desenvolvimento cromático nos projetos, seus resultados e desdobramentos, que levam a uma identidade cromática. De natureza mista, a investigação às obras arquitetônicas foi realizada tendo duas principais abordagens: em um primeiro momento, qualitativa e exploratória, considerando a experiência do percurso pelas obras para a obtenção da vivência do espaço e a percepção da cromaticidade e então, em um segundo momento, uma abordagem quantitativa, considerando a aferição executada através do levantamento cromático, realizados presencialmente e utilizando um conjunto de materiais técnicos para notação e registro das cores. Como recorte metodológico, a pesquisa partiu da análise cromática presentes nas obras dos arquitetos laureados pelo The Pritzker Architecture Prize, por ordem de premiação: 1988 - Oscar Niemeyer, 1989 - Frank Gehry, 1996 - Rafael Moneo, 2006 - Paulo Mendes da Rocha e 2008 - Jean Nouvel. O segundo arquiteto premiado na história do The Pritzker Architecture Prize, no ano de 1980, foi Luis Barragán, que foi amplamente explorado nesta pesquisa, a qual encontrou também em Le Corbusier uma profusa produção cromática. Ambos, Barragán e Le Corbusier, foram grandes pesquisadores e adeptos da policromia na arquitetura e, desta forma, suas produções colaboraram de maneira fundamental com esta pesquisa, que se aprofundou em seus princípios teóricos e práticos, quanto ao uso da cor. A análise das cores aferidas nas obras destes arquitetos permitiu vislumbrar múltiplos cenários sobre os processos de escolha que definiram o uso da cor no desenvolvimento do projeto arquitetônico, realizado de forma sistêmica e não aleatória. Os resultados obtidos dos levantamentos cromáticos foram compilados em registros gráficos organizados em fichas cromáticas e apresentam as paletas de cores dos arquitetos investigados, destacando seus atributos técnicos e estéticos, e permitindo a observação e apuração da identidade cromática dos autores das obras avaliadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-24042021-220100 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-24042021-220100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794503016619966464 |