Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Jaqueline de Souza Valdemiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-09012023-231054/
Resumo: A Formação Continuada de Professores é uma importante ferramenta que contribui com o profissional da educação em todas as áreas. Da mesma forma, no ensino de Astronomia, é necessário que ela seja sensível à necessidade dos docentes, contribuindo e agregando em suas rotinas e práticas pedagógicas. Reconhecendo a importância conceitual e a necessidade do ensino de Astronomia em sala de aula, levantou-se a pergunta: Quais mudanças de comportamento profissional com relação ao ensino de Astronomia podem ser potencializadas durante um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais? O presente trabalho aponta que o conteúdo relacionado aos cometas é um potencial interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia, tanto da unidade temática de Terra e Universo, como por meio da abordagem de outras áreas do conhecimento, todas presentes na Base Nacional Comum Curricular. O desenvolvimento dos conteúdos conceituais e abordagem por meio de oficinas e simuladores virtuais sobre os cometas agregou significativamente na construção do conhecimento dos docentes num curso de Formação Continuada de Professores por meio do modelo prático-reflexivo de Donald Schön, da educação progressiva de John Dewey e da aprendizagem significativa de David Ausubel, o que possibilitou o desenvolvimento de novos trabalhos temáticos pelos professores. Pela técnica da Análise de Conteúdo, os resultados revelaram que uma formação centrada em um único assunto ao qual possa ser explorado e desenvolvido com diversos recursos, favorece o processo de ensino e aprendizagem do professor. A análise também mostrou que, ao final, os professores demonstraram mudança de comportamento em sua prática pedagógica e profissional no que diz respeito ao reconhecer a necessidade da pesquisa constante, a adoção de novas tecnologias e ferramentas de ensino e a motivação para desenvolver os temas junto aos estudantes.
id USP_71820224c68ac6054a2b5a58b0dfdf0d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09012023-231054
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino FundamentalContinuing Teacher Education: comets as an interdisciplinary pedagogical strategy to insert Astronomy concepts in the early years of Elementary SchoolAstronomy TeachingCometCometasContinuing Education of TeachersEnsino de AstronomiaFormação Continuada do ProfessorInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityProfessor ReflexivoReflective TeacherA Formação Continuada de Professores é uma importante ferramenta que contribui com o profissional da educação em todas as áreas. Da mesma forma, no ensino de Astronomia, é necessário que ela seja sensível à necessidade dos docentes, contribuindo e agregando em suas rotinas e práticas pedagógicas. Reconhecendo a importância conceitual e a necessidade do ensino de Astronomia em sala de aula, levantou-se a pergunta: Quais mudanças de comportamento profissional com relação ao ensino de Astronomia podem ser potencializadas durante um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais? O presente trabalho aponta que o conteúdo relacionado aos cometas é um potencial interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia, tanto da unidade temática de Terra e Universo, como por meio da abordagem de outras áreas do conhecimento, todas presentes na Base Nacional Comum Curricular. O desenvolvimento dos conteúdos conceituais e abordagem por meio de oficinas e simuladores virtuais sobre os cometas agregou significativamente na construção do conhecimento dos docentes num curso de Formação Continuada de Professores por meio do modelo prático-reflexivo de Donald Schön, da educação progressiva de John Dewey e da aprendizagem significativa de David Ausubel, o que possibilitou o desenvolvimento de novos trabalhos temáticos pelos professores. Pela técnica da Análise de Conteúdo, os resultados revelaram que uma formação centrada em um único assunto ao qual possa ser explorado e desenvolvido com diversos recursos, favorece o processo de ensino e aprendizagem do professor. A análise também mostrou que, ao final, os professores demonstraram mudança de comportamento em sua prática pedagógica e profissional no que diz respeito ao reconhecer a necessidade da pesquisa constante, a adoção de novas tecnologias e ferramentas de ensino e a motivação para desenvolver os temas junto aos estudantes.The Continuing Teachers Education is an important tool that contribute to education professionals in all areas. Likewise the teaching of Astronomy needs to be sensitive to the needs of teachers, encouraging and adding to their routines and pedagogical practices. Recognizing the conceptual importance and necessity of teaching astronomy in the classroom, the question is: what changes in behavior professional with regard to the teaching of Astronomy can be leveraged during a continuing education course for teachers in the early years? This work points out that content of comets is a potential interdisciplinary approach to insert Astronomy concepts, both from the thematic unit of Earth and Universe, as well as through the approach of other areas of knowledge, all present in the National Common Curricular Base. The development of conceptual contents and approach through workshops and virtual simulators about comets added significantly to the construction of knowledge of teachers in a course of Continuing Teacher Education through the model practical-reflective work of Donald Schön, of John Dewey\'s progressive education and of significant learning from David Ausubel, which enabled the development of new thematic works by teachers. Using the Analysis of Contents technique, the results revealed that a training centered on a single subject to which it can be explored and developed with many resources, favors the teacher\'s teaching and learning process. The analysis also showed that, in the end, teachers demonstrated a change in behavior in their pedagogical and professional practice with regard to the recognition of need for constant research, adoption of new technologies and tools of teaching and the motivation to develop the themes with the students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPicazzio, EnosCampos, Jaqueline de Souza Valdemiro2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-09012023-231054/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-10T16:14:32Zoai:teses.usp.br:tde-09012023-231054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-10T16:14:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Continuing Teacher Education: comets as an interdisciplinary pedagogical strategy to insert Astronomy concepts in the early years of Elementary School
title Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Campos, Jaqueline de Souza Valdemiro
Astronomy Teaching
Comet
Cometas
Continuing Education of Teachers
Ensino de Astronomia
Formação Continuada do Professor
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Professor Reflexivo
Reflective Teacher
title_short Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Campos, Jaqueline de Souza Valdemiro
author_facet Campos, Jaqueline de Souza Valdemiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picazzio, Enos
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Jaqueline de Souza Valdemiro
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomy Teaching
Comet
Cometas
Continuing Education of Teachers
Ensino de Astronomia
Formação Continuada do Professor
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Professor Reflexivo
Reflective Teacher
topic Astronomy Teaching
Comet
Cometas
Continuing Education of Teachers
Ensino de Astronomia
Formação Continuada do Professor
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Professor Reflexivo
Reflective Teacher
description A Formação Continuada de Professores é uma importante ferramenta que contribui com o profissional da educação em todas as áreas. Da mesma forma, no ensino de Astronomia, é necessário que ela seja sensível à necessidade dos docentes, contribuindo e agregando em suas rotinas e práticas pedagógicas. Reconhecendo a importância conceitual e a necessidade do ensino de Astronomia em sala de aula, levantou-se a pergunta: Quais mudanças de comportamento profissional com relação ao ensino de Astronomia podem ser potencializadas durante um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais? O presente trabalho aponta que o conteúdo relacionado aos cometas é um potencial interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia, tanto da unidade temática de Terra e Universo, como por meio da abordagem de outras áreas do conhecimento, todas presentes na Base Nacional Comum Curricular. O desenvolvimento dos conteúdos conceituais e abordagem por meio de oficinas e simuladores virtuais sobre os cometas agregou significativamente na construção do conhecimento dos docentes num curso de Formação Continuada de Professores por meio do modelo prático-reflexivo de Donald Schön, da educação progressiva de John Dewey e da aprendizagem significativa de David Ausubel, o que possibilitou o desenvolvimento de novos trabalhos temáticos pelos professores. Pela técnica da Análise de Conteúdo, os resultados revelaram que uma formação centrada em um único assunto ao qual possa ser explorado e desenvolvido com diversos recursos, favorece o processo de ensino e aprendizagem do professor. A análise também mostrou que, ao final, os professores demonstraram mudança de comportamento em sua prática pedagógica e profissional no que diz respeito ao reconhecer a necessidade da pesquisa constante, a adoção de novas tecnologias e ferramentas de ensino e a motivação para desenvolver os temas junto aos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-09012023-231054/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-09012023-231054/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090535803060224