Encantarias do Sertão: percepção imaginativa e imaginação criadora na arte do barro de Maria Lira Marques
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-25052023-111638/ |
Resumo: | Esta narrativa reflexiva se apresenta como resultado de um percurso de pesquisa acerca do fenômeno criativo no qual as mãos humanas se debruçam sobre a matéria argilosa em processos artísticos-artesanais. A pesquisa de campo de inspiração antropológica, se deu em caráter de observação participante diante do engajamento ontológico junto à D. Lira Marques Borges e foi registrada em relatos e extenso volume de imagens fotográficas. Em uma abordagem fenomenológica e procurando oferecer relevo à elementos de sua biografia imersa em profunda religiosidade, da comunidade tradicional de Araçuaí, vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, interessou a pesquisadora apreender as essências de seu percurso criativo junto à argila. O tratamento do conjunto de vivências partilhadas encontra respaldo teórico nas formulações de autores consagrados da fenomenologia como Gaston Bachelard, Maurice Merleau-Ponty, Mircea Eliade, Gilbert Durand e Henry Corbin; e também de Nikolay Berdyaev e Hampaté Bâ. AS reflexões estão ancoradas em suas proposições conceituais tais como: imaginação material, cogito amassador, cogito operante, devaneios da vontade, corporeidade, imaginário, consciência imaginativa, imaginalização, mundo imaginal e pessoalidade. O sentido e o alcance de uma prática expressiva junto ao barro pode assim ser apreciado em diálogo com as contribuições de autores contemporâneos como Ana Crespo, Monica Udler Cromberg, Soraia Chung Saura & Zimmermann, Marcos Ferreira-Santos, Emanuele Coccia, entre outros. Os depoimentos de D. Lira Marques, a contemplação de seus trabalhos, a reconstrução de seu percurso de vida, levaram a autora a identificar a presença de um processo de formação pessoal que ao mesmo tempo é coletivizado dentro da estrutura imaginária da maestria, lhe conferindo percepção imaginativa e acesso às imaginalizações do mundo imaginal. Os saberes tocados no itinerário desta investigação constituem uma contribuição significativa com o propósito de maximizar as relações entre imaginação e práticas formativas mediadas pela arte da terra. |
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Encantarias do Sertão: percepção imaginativa e imaginação criadora na arte do barro de Maria Lira MarquesEncantarias do Sertão: imaginative perception and creative imagination in the clay art of Maria Lira MarquesArt ceramicsArte cerâmicaArtistic creationCreative imaginationCriação artísticaFenomenologiaImaginação criativaImaginárioImaginaryImaginative perceptionLira MarquesLira MarquesMundus imaginalisMundus imaginalisPercepção imaginativaPhenomenologyEsta narrativa reflexiva se apresenta como resultado de um percurso de pesquisa acerca do fenômeno criativo no qual as mãos humanas se debruçam sobre a matéria argilosa em processos artísticos-artesanais. A pesquisa de campo de inspiração antropológica, se deu em caráter de observação participante diante do engajamento ontológico junto à D. Lira Marques Borges e foi registrada em relatos e extenso volume de imagens fotográficas. Em uma abordagem fenomenológica e procurando oferecer relevo à elementos de sua biografia imersa em profunda religiosidade, da comunidade tradicional de Araçuaí, vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, interessou a pesquisadora apreender as essências de seu percurso criativo junto à argila. O tratamento do conjunto de vivências partilhadas encontra respaldo teórico nas formulações de autores consagrados da fenomenologia como Gaston Bachelard, Maurice Merleau-Ponty, Mircea Eliade, Gilbert Durand e Henry Corbin; e também de Nikolay Berdyaev e Hampaté Bâ. AS reflexões estão ancoradas em suas proposições conceituais tais como: imaginação material, cogito amassador, cogito operante, devaneios da vontade, corporeidade, imaginário, consciência imaginativa, imaginalização, mundo imaginal e pessoalidade. O sentido e o alcance de uma prática expressiva junto ao barro pode assim ser apreciado em diálogo com as contribuições de autores contemporâneos como Ana Crespo, Monica Udler Cromberg, Soraia Chung Saura & Zimmermann, Marcos Ferreira-Santos, Emanuele Coccia, entre outros. Os depoimentos de D. Lira Marques, a contemplação de seus trabalhos, a reconstrução de seu percurso de vida, levaram a autora a identificar a presença de um processo de formação pessoal que ao mesmo tempo é coletivizado dentro da estrutura imaginária da maestria, lhe conferindo percepção imaginativa e acesso às imaginalizações do mundo imaginal. Os saberes tocados no itinerário desta investigação constituem uma contribuição significativa com o propósito de maximizar as relações entre imaginação e práticas formativas mediadas pela arte da terra.This reflective narrative is presented as a result of a research path about the creative phenomenon in which human hands lean over clayey material in artisticcraft processes. This anthropologically inspired field research took place in the form of a participant observation in the face of the ontological engagement with Ms. Lira Marques Borges and was recorded in reports and an extensive volume of photographic images. Using a phenomenological approach and seeking to highlight elements of her biography immersed in deep religiosity from the traditional community of Araçuaí (Jequitinhonha Valley, Minas Gerais) the researcher was interested in apprehending the essences of her creative journey with clay. The treatment of this set of shared experiences finds theoretical support in the formulations of renowned phenomenology authors such as Gaston Bachelard, Maurice MerleauPonty, Mircea Eliade, Gilbert Durand and Henry Corbin; and Nikolay Berdyaev and Hampaté Bâ. The reflections are anchored in their conceptual propositions such as: material imagination, kneading cogito, operant cogito, daydreams of the will, corporeality, imaginary, imaginative consciousness, imaginalization, imaginal world and personhood. The meaning and scope of an expressive practice with clay can thus be appreciated in dialogue with the contributions of contemporary authors such as Ana Crespo, Monica Udler Cromberg, Soraia Chung Saura & Zimmermann, Marcos Ferreira-Santos, Emanuele Coccia, among others. The testimonies of Ms. Lira Marques, the contemplation of her work, the reconstruction of her life path, led the author to identify the presence of a process of personal formation that is at the same time is collectivized within the imaginary structure of mastery, giving it imaginative perception and access to the imaginalizations of the imaginal world. The knowledge touched on in this investigations itinerary constitutes a significant contribution with the purpose of maximizing the relations between imagination and formative practices mediated by the art of the clay.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSaura, Soraia ChungGiannotti, Sirlene Maria2023-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-25052023-111638/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-07T13:15:18Zoai:teses.usp.br:tde-25052023-111638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-07T13:15:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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