Imersões horo-justas de variedades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buosi, Marcelo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-08072015-145447/
Resumo: Neste trabalho estudamos as imersões horo-justas de variedades em espaços hiperbólicos. Uma aplicação f : X → > Ηm é horo-justa se para todo h-semi-espaço η a inclusão de f-1 (η) em X induz monomorfismo na hornologia de Cech. Estudamos a equivalência desta definição com a propriedade que toda função altura horoesférica não-degenerada é perfeita. Introduzimos também o conceito de curvatura hiperbólica absoluta total para imersões em espaços hiperbólicos e mostramos que imersões horo-justas são imersões com curvatura hiperbólica absoluta total mínima e mostramos uma extensão parcial do Teorema de Chern-Lashof. Uma questão importante consiste um entender se este conceito é equivalente à justeza em espaços hiperbólicos. Nossa contribuição é mostrar que a resposta é positiva quando a imersão está contida em certas variedades umbílicas. Para imersões de S1 em Η2, ou aquelas contidas em variedades umbílicas de Η3, mostramos que horo-justeza e justeza são equivalentes.
id USP_7207691a5bc8f0d45221070903305229
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08072015-145447
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Imersões horo-justas de variedadesHoro-tight immersions of manifoldsNão disponívelNot availableNeste trabalho estudamos as imersões horo-justas de variedades em espaços hiperbólicos. Uma aplicação f : X → > Ηm é horo-justa se para todo h-semi-espaço η a inclusão de f-1 (η) em X induz monomorfismo na hornologia de Cech. Estudamos a equivalência desta definição com a propriedade que toda função altura horoesférica não-degenerada é perfeita. Introduzimos também o conceito de curvatura hiperbólica absoluta total para imersões em espaços hiperbólicos e mostramos que imersões horo-justas são imersões com curvatura hiperbólica absoluta total mínima e mostramos uma extensão parcial do Teorema de Chern-Lashof. Uma questão importante consiste um entender se este conceito é equivalente à justeza em espaços hiperbólicos. Nossa contribuição é mostrar que a resposta é positiva quando a imersão está contida em certas variedades umbílicas. Para imersões de S1 em Η2, ou aquelas contidas em variedades umbílicas de Η3, mostramos que horo-justeza e justeza são equivalentes.In this work we study horo-tight immersions of manifolds in hyperbolic spaces. A map f of a topological space X into Ηm is called horo-tight if for every h-half-space t) in Ηm, the induced homomorphism Η(f-1) → Η(X) in Cech homology is injective. We show that this definition is equivalent to require that every non-degenerate horospherical height, function is polar. We also introduce the concept of total absolute hyperbolic curvature of immersions into hyperbolic spaces and show that horo-tightness corresponds to minimal total absolute hyperbolic curvature. A partial extension of the Chern-Lashof theorern is then proved in this context. A key point is to understand whether horo-tightness implies tightness. In this direction we prove that this is the case for some umbilical immersions. In the case of immersions of S1 into Η2 or umbilical immersions into Η3 we also show that horo-tightness is equivalent to tightness.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRuas, Maria Aparecida SoaresBuosi, Marcelo2004-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-08072015-145447/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-08072015-145447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imersões horo-justas de variedades
Horo-tight immersions of manifolds
title Imersões horo-justas de variedades
spellingShingle Imersões horo-justas de variedades
Buosi, Marcelo
Não disponível
Not available
title_short Imersões horo-justas de variedades
title_full Imersões horo-justas de variedades
title_fullStr Imersões horo-justas de variedades
title_full_unstemmed Imersões horo-justas de variedades
title_sort Imersões horo-justas de variedades
author Buosi, Marcelo
author_facet Buosi, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruas, Maria Aparecida Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Buosi, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Não disponível
Not available
topic Não disponível
Not available
description Neste trabalho estudamos as imersões horo-justas de variedades em espaços hiperbólicos. Uma aplicação f : X → > Ηm é horo-justa se para todo h-semi-espaço η a inclusão de f-1 (η) em X induz monomorfismo na hornologia de Cech. Estudamos a equivalência desta definição com a propriedade que toda função altura horoesférica não-degenerada é perfeita. Introduzimos também o conceito de curvatura hiperbólica absoluta total para imersões em espaços hiperbólicos e mostramos que imersões horo-justas são imersões com curvatura hiperbólica absoluta total mínima e mostramos uma extensão parcial do Teorema de Chern-Lashof. Uma questão importante consiste um entender se este conceito é equivalente à justeza em espaços hiperbólicos. Nossa contribuição é mostrar que a resposta é positiva quando a imersão está contida em certas variedades umbílicas. Para imersões de S1 em Η2, ou aquelas contidas em variedades umbílicas de Η3, mostramos que horo-justeza e justeza são equivalentes.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-08072015-145447/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-08072015-145447/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256805182275584