Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caputo, Ubirajara de None
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-13062024-121805/
Resumo: O bullying escolar é um tipo de violência entre pares caracterizada por atos hostis recorrentes contra estudantes com menor força/poder no grupo. Todos os anos, centenas de milhões de crianças e adolescentes são vitimadas em todo mundo, sendo que lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs), ou presumidos/as como tal, são mais atingidos/as do que os/as demais. Na perspectiva psicossocial adotada nesta tese, o bullying escolar LGBTfóbico é uma atividade de dominação entre pares fundamentada na diferenciação de gêneros, na forma em que esta é preconizada pelo sistema patriarcal, isto é, de modo que homens ocupem a posição dominante e mulheres a de subordinação. Para compreender que sentidos estão implicados nessas situações de violência, realizei cinco longas entrevistas semiestruturadas com adultos LGBTs que foram vítimas desse tipo de bullying em seus percursos escolares. Como quadro teórico, utilizei a Estrutura Socioecológica do Bullying na Juventude, e para interpretar os relatos provenientes das entrevistas utilizei a abordagem teórico-metodológica denominada Produção de Sentidos em Práticas Discursivas. Foi possível apreender sete sentidos articulados entre si que aparecem reiteradamente nos relatos dos entrevistados: (des)esperança; desumanização; estado de alerta; inadequação; prevaricação; solidão; violência gratuita.
id USP_723fd2de35833664360a988541f86969
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13062024-121805
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violênciaNot foundAssédioBullyingBullyingHarassmentHomofobiaHomophobiaLGBTLGBTSchool violenceViolência escolarO bullying escolar é um tipo de violência entre pares caracterizada por atos hostis recorrentes contra estudantes com menor força/poder no grupo. Todos os anos, centenas de milhões de crianças e adolescentes são vitimadas em todo mundo, sendo que lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs), ou presumidos/as como tal, são mais atingidos/as do que os/as demais. Na perspectiva psicossocial adotada nesta tese, o bullying escolar LGBTfóbico é uma atividade de dominação entre pares fundamentada na diferenciação de gêneros, na forma em que esta é preconizada pelo sistema patriarcal, isto é, de modo que homens ocupem a posição dominante e mulheres a de subordinação. Para compreender que sentidos estão implicados nessas situações de violência, realizei cinco longas entrevistas semiestruturadas com adultos LGBTs que foram vítimas desse tipo de bullying em seus percursos escolares. Como quadro teórico, utilizei a Estrutura Socioecológica do Bullying na Juventude, e para interpretar os relatos provenientes das entrevistas utilizei a abordagem teórico-metodológica denominada Produção de Sentidos em Práticas Discursivas. Foi possível apreender sete sentidos articulados entre si que aparecem reiteradamente nos relatos dos entrevistados: (des)esperança; desumanização; estado de alerta; inadequação; prevaricação; solidão; violência gratuita.School bullying is a type of violence among peers characterized by continuous hostile acts against students with less strength/power within the group. Every year hundreds of millions of children and adolescents are victimized around the world, being the (presumed) lesbian, gay, bisexual, and transsexual (LGBT) ones more targeted than others. In the psychosocial perspective adopted in this thesis, LGBTphobic school bullying is an act of domination among peers based on gender differentiation, as proclaimed by the patriarchal system, i.e., in a way that men occupy the dominant position and women, the subordinate one. To understand the implicated meanings in these situations of violence, I conducted five long semi-structured interviews with LGBT adults who were victims of this type of bullying in their educational journeys. I used the socioecological structure of bullying in youth as theoretical background. Moreover, I made use of a theoretical-methodological approach called Meaning Production in Discursive Practices to interpret the accounts in the interviews. It was possible to apprehend seven meanings articulated to one another that repeatedly appear in the interviewees accounts: (lack of) hope; dehumanization; alert state; inadequacy; prevarication; solitude; senseless violence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Fabio deCaputo, Ubirajara de None2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-13062024-121805/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-02T20:31:16Zoai:teses.usp.br:tde-13062024-121805Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-02T20:31:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
Not found
title Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
spellingShingle Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
Caputo, Ubirajara de None
Assédio
Bullying
Bullying
Harassment
Homofobia
Homophobia
LGBT
LGBT
School violence
Violência escolar
title_short Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
title_full Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
title_fullStr Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
title_full_unstemmed Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
title_sort Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos implicados na violência
author Caputo, Ubirajara de None
author_facet Caputo, Ubirajara de None
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fabio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Caputo, Ubirajara de None
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio
Bullying
Bullying
Harassment
Homofobia
Homophobia
LGBT
LGBT
School violence
Violência escolar
topic Assédio
Bullying
Bullying
Harassment
Homofobia
Homophobia
LGBT
LGBT
School violence
Violência escolar
description O bullying escolar é um tipo de violência entre pares caracterizada por atos hostis recorrentes contra estudantes com menor força/poder no grupo. Todos os anos, centenas de milhões de crianças e adolescentes são vitimadas em todo mundo, sendo que lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs), ou presumidos/as como tal, são mais atingidos/as do que os/as demais. Na perspectiva psicossocial adotada nesta tese, o bullying escolar LGBTfóbico é uma atividade de dominação entre pares fundamentada na diferenciação de gêneros, na forma em que esta é preconizada pelo sistema patriarcal, isto é, de modo que homens ocupem a posição dominante e mulheres a de subordinação. Para compreender que sentidos estão implicados nessas situações de violência, realizei cinco longas entrevistas semiestruturadas com adultos LGBTs que foram vítimas desse tipo de bullying em seus percursos escolares. Como quadro teórico, utilizei a Estrutura Socioecológica do Bullying na Juventude, e para interpretar os relatos provenientes das entrevistas utilizei a abordagem teórico-metodológica denominada Produção de Sentidos em Práticas Discursivas. Foi possível apreender sete sentidos articulados entre si que aparecem reiteradamente nos relatos dos entrevistados: (des)esperança; desumanização; estado de alerta; inadequação; prevaricação; solidão; violência gratuita.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-13062024-121805/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-13062024-121805/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256937699213312