Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Solema Sanches
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-140509/
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar os processos de configuração identitária profissional de docentes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A problematização desta pesquisa se dá a partir da demanda atípica que os Institutos Federais trazem aos professores, uma vez que estes atuam simultaneamente em diversos níveis e modalidades de ensino no âmbito desta instituição educacional. Ancorado nos princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, este estudo foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro, por meio de revisão bibliográfica, buscou compreender os conceitos de identidade e identidade profissional com base nas contribuições de Ciampa (1997, 1998, 2017), Dubar (2005, 2009), Hall (2006) e Melucci (2004). Em particular, a abordagem da identidade profissional docente fundamenta-se em Silva (2007, 2009, 2010, 2015), Gatti (1996, 2012, 2016), Ferreira (2000) e Nóvoa (1999, 2009, 2017). No bojo do contexto contemporâneo líquido, a identidade profissional é tomada em seu caráter processual que se dá entre o individual (Eu professor) e o coletivo (Nós professores), o relacional e o biográfico; o sujeito é considerado como ser ativo no processo de (re)configuração identitária. Ainda no primeiro momento, buscamos também compreender o histórico da Rede Federal de Educação Profissional e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que foram instituídos em 2008 com a sanção da Lei 11.892. O segundo momento da pesquisa foi para realização da pesquisa de campo, em que procedemos entrevistas semiestruturadas, bem como aplicamos a escala EIPST com treze professores de um Instituto Federal. Os resultados da pesquisa foram organizados em quatro categorias de análise. Dentre os principais aspectos representativos dos processos de configuração identitária dos professores entrevistados temos que contraditoriamente os professores identificam a docência de maneira valorizada, ampliada e delimitada no âmbito do Instituto Federal. Valorizada, pois, ainda que se confirme certa tendência de intensificação do trabalho docente, as condições objetivas relacionadas à carreira, salário e jornada de trabalho são compreendidas como elementos de valorização da docência. Ampliada, pois os docentes referem à possibilidade de trabalhar com vários níveis ou modalidade de ensino como enriquecedora, além de ressaltarem o quanto são mobilizados a construírem maneiras para lidar com esta demanda atípica. E delimitada, pois, frente às incertezas do cenário político e educacional brasileiro à época das entrevistas, os professores expressaram insegurança quanto ao futuro dos Institutos Federais o que influencia de maneira restritiva em seus projetos pessoais, bem como em seus planos relacionados à profissão e à formação continuada.
id USP_72420d43a9ac9d6393d5ccb1d5adc6b8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16052019-140509
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de casoProfessional identity processes of teachers in an instituto federal de educação, ciência e tecnologia: a case studyEducaçãoEducationFederal InstituteIdentidade profissionalInstituto FederalProfessional identityO objetivo desta pesquisa é analisar os processos de configuração identitária profissional de docentes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A problematização desta pesquisa se dá a partir da demanda atípica que os Institutos Federais trazem aos professores, uma vez que estes atuam simultaneamente em diversos níveis e modalidades de ensino no âmbito desta instituição educacional. Ancorado nos princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, este estudo foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro, por meio de revisão bibliográfica, buscou compreender os conceitos de identidade e identidade profissional com base nas contribuições de Ciampa (1997, 1998, 2017), Dubar (2005, 2009), Hall (2006) e Melucci (2004). Em particular, a abordagem da identidade profissional docente fundamenta-se em Silva (2007, 2009, 2010, 2015), Gatti (1996, 2012, 2016), Ferreira (2000) e Nóvoa (1999, 2009, 2017). No bojo do contexto contemporâneo líquido, a identidade profissional é tomada em seu caráter processual que se dá entre o individual (Eu professor) e o coletivo (Nós professores), o relacional e o biográfico; o sujeito é considerado como ser ativo no processo de (re)configuração identitária. Ainda no primeiro momento, buscamos também compreender o histórico da Rede Federal de Educação Profissional e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que foram instituídos em 2008 com a sanção da Lei 11.892. O segundo momento da pesquisa foi para realização da pesquisa de campo, em que procedemos entrevistas semiestruturadas, bem como aplicamos a escala EIPST com treze professores de um Instituto Federal. Os resultados da pesquisa foram organizados em quatro categorias de análise. Dentre os principais aspectos representativos dos processos de configuração identitária dos professores entrevistados temos que contraditoriamente os professores identificam a docência de maneira valorizada, ampliada e delimitada no âmbito do Instituto Federal. Valorizada, pois, ainda que se confirme certa tendência de intensificação do trabalho docente, as condições objetivas relacionadas à carreira, salário e jornada de trabalho são compreendidas como elementos de valorização da docência. Ampliada, pois os docentes referem à possibilidade de trabalhar com vários níveis ou modalidade de ensino como enriquecedora, além de ressaltarem o quanto são mobilizados a construírem maneiras para lidar com esta demanda atípica. E delimitada, pois, frente às incertezas do cenário político e educacional brasileiro à época das entrevistas, os professores expressaram insegurança quanto ao futuro dos Institutos Federais o que influencia de maneira restritiva em seus projetos pessoais, bem como em seus planos relacionados à profissão e à formação continuada.The objective of this research is to analyze the identity configuration processes of teachers in an Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. This paper examines the atypical demand that the Federal Institutes present to its faculty, since the teachers have to act simultaneously in different education levels and modalities in the institution. Based on methodological principles of a qualitative research, this study was carried out in two moments: first, the review of literature, which aimed to understand the concepts of identity and professional identity, based on the contributions of Ciampa (1997, 1998, 2017), Dubar (2005, 2009), Hall (2006), and Melucci (2004). The approach of teachers professional identity is largely based on Silva (2007, 2009, 2010, 2015), Gatti (1996, 2012, 2016), Ferreira (2000) and Nóvoa (1999, 2009, 2017). Amidst the liquid contemporary context, professional identity is understood in its processual character between the individual (I, teacher) and the collective (We, teachers), the relational and the biographic. The subject is considered an active being in the identity reconfiguration process. We sought to understand the history of the Rede Federal de Educação Profissional and the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, which were set up in 2008 after the promulgation of the law 11.892. In the second moment of the research, we carried out semi-structured interviews, as well as applied the EIPST scale, with 13 teachers of a Federal Institute. The data collected was organized and divided into four categories of analysis. Amongst the main representative aspects of the identity configuration processes of the teachers interviewed, we have found that teachers identify the teaching experience in a conflicting way within the scope of the Federal Institute: as both valued, expanded and limited experiences. Valued, because they see the objective conditions regarding their career, salary and working hours as elements that highlight the teaching experience, despite noting a certain tendency for intensification of the work load. Expanded, because the possibility of working with various levels or modalities of teaching is referred to as fulfilling, and teachers emphasise how much they feel mobilized to search for new ways of dealing with this atypical demand. And it is seen as a limited experience, since the political and educational sceneries at the time of the interviews were filled with uncertainty, thus teachers demonstrated a sense of insecurity regarding the future of Federal Institutes in Brazil and this influences their personal projects in a restrictive manner, as well as their professional plans or continuing education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria de Lourdes Ramos daValverde, Solema Sanches2019-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-140509/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:58:51Zoai:teses.usp.br:tde-16052019-140509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:58:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso
Professional identity processes of teachers in an instituto federal de educação, ciência e tecnologia: a case study
title Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso
spellingShingle Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso
Valverde, Solema Sanches
Educação
Education
Federal Institute
Identidade profissional
Instituto Federal
Professional identity
title_short Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso
title_full Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso
title_fullStr Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso
title_full_unstemmed Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso
title_sort Processos identitários profissionais de professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso
author Valverde, Solema Sanches
author_facet Valverde, Solema Sanches
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria de Lourdes Ramos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Valverde, Solema Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Federal Institute
Identidade profissional
Instituto Federal
Professional identity
topic Educação
Education
Federal Institute
Identidade profissional
Instituto Federal
Professional identity
description O objetivo desta pesquisa é analisar os processos de configuração identitária profissional de docentes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A problematização desta pesquisa se dá a partir da demanda atípica que os Institutos Federais trazem aos professores, uma vez que estes atuam simultaneamente em diversos níveis e modalidades de ensino no âmbito desta instituição educacional. Ancorado nos princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, este estudo foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro, por meio de revisão bibliográfica, buscou compreender os conceitos de identidade e identidade profissional com base nas contribuições de Ciampa (1997, 1998, 2017), Dubar (2005, 2009), Hall (2006) e Melucci (2004). Em particular, a abordagem da identidade profissional docente fundamenta-se em Silva (2007, 2009, 2010, 2015), Gatti (1996, 2012, 2016), Ferreira (2000) e Nóvoa (1999, 2009, 2017). No bojo do contexto contemporâneo líquido, a identidade profissional é tomada em seu caráter processual que se dá entre o individual (Eu professor) e o coletivo (Nós professores), o relacional e o biográfico; o sujeito é considerado como ser ativo no processo de (re)configuração identitária. Ainda no primeiro momento, buscamos também compreender o histórico da Rede Federal de Educação Profissional e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que foram instituídos em 2008 com a sanção da Lei 11.892. O segundo momento da pesquisa foi para realização da pesquisa de campo, em que procedemos entrevistas semiestruturadas, bem como aplicamos a escala EIPST com treze professores de um Instituto Federal. Os resultados da pesquisa foram organizados em quatro categorias de análise. Dentre os principais aspectos representativos dos processos de configuração identitária dos professores entrevistados temos que contraditoriamente os professores identificam a docência de maneira valorizada, ampliada e delimitada no âmbito do Instituto Federal. Valorizada, pois, ainda que se confirme certa tendência de intensificação do trabalho docente, as condições objetivas relacionadas à carreira, salário e jornada de trabalho são compreendidas como elementos de valorização da docência. Ampliada, pois os docentes referem à possibilidade de trabalhar com vários níveis ou modalidade de ensino como enriquecedora, além de ressaltarem o quanto são mobilizados a construírem maneiras para lidar com esta demanda atípica. E delimitada, pois, frente às incertezas do cenário político e educacional brasileiro à época das entrevistas, os professores expressaram insegurança quanto ao futuro dos Institutos Federais o que influencia de maneira restritiva em seus projetos pessoais, bem como em seus planos relacionados à profissão e à formação continuada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-140509/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-140509/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257070358757376