Análise do colapso por fadiga do eixo veicular auxiliar de caminhões.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-25042024-152423/ |
Resumo: | No Brasil, muitos caminhões empregados no transporte de carga a granel ou líquida utilizam um eixo auxiliar, que aumenta a capacidade de carga do veículo. Apesar das vantagens associadas ao emprego deste eixo auxiliar, este componente tem apresentado um colapso por fadiga, caracterizado pela ocorrência de fratura na região do cordão de solda de ligação entre a ponteira e a viga tubular, causando a perda das rodas. Neste trabalho é apresentada a análise do fenômeno de fadiga deste eixo veicular auxiliar, tendo em vista o complexo carregamento dinâmico atuante sobre este componente, devido ao contato pneu/via trafegável. Foi desenvolvido uma metodologia de análise baseada na aplicação da Curva SN em conjunto com a regra de Palmgren-Miner, de forma a definir o dano acumulado associado a cada solicitação dinâmica, permitindo a definição da vida operacional do eixo. As tensões dinâmicas atuantes sobre este eixo foram obtidas experimentalmente, com a instrumentação de um eixo instalado em um caminhão tanque, sendo estas registradas quando o caminhão percorria uma rota específica. Com auxílio da utilização do Métodos dos Elementos Finitos, para definição das tensões estáticas atuantes no eixo veicular auxiliar, avaliou-se uma possível proposta de alteração da geometria deste componente, visando a redução das tensões atuantes na região da solda de fixação da ponteira, bem como procurou-se sugerir alterações no processo de fabricação do eixo veicularauxiliar, visando a redução dos defeitos introduzidos pelo emprego da soldagem para união dos elementos que compõem este eixo, sempre buscando uma melhora do desempenho do eixo, com relação à ocorrência de colapso por fadiga. |
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