Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacla, Douglas
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27022024-133347/
Resumo: O objetivo deste trabalho é propiciar ao Operador Logístico, atuante no segmento de transportes, um planejamento ótimo para gestão e dimensionamento de uma frota de caminhões tanques especializados em transporte a granel. A pesquisa realizada para essa Dissertação de Mestrado propõe métodos para promover o aproveitamento de rotas compostas viáveis sob o ponto de vista operacional e de compatibilidade entre os produtos transportados, buscando minimizar os custos de transporte e otimizando a utilização de cada caminhão transportando carga, diminuindo assim seu deslocamento improdutivo. A proposta consiste na elaboração de um modelo de programação linear, baseado em alterações do modelo clássico de transportes, que aborda todas as características técnicas, operacionais e econômicas do transporte de cargas perigosas, e sua implementação num caso real com uma significativa base de dados. Visando dar maior consistência ao método, introduz-se uma heurística que contempla as janelas de tempo impostas pelas restrições do mercado. Os resultados obtidos demonstram a eficácia da proposta, a medida que com a implementação das rotas compostas traz, para a base de dados considerada, efetiva redução de distância total percorrida e da frota utilizada, e conseqüente aumento da produtividade. A materialização dos ganhos apontados com composição de rotas depende da atuação do Operador Logístico, cuja atuação é discutida nesse trabalho e que deve interagir nos processos técnicos, econômicos e na integração do transporte de todos os produtos envolvidos.
id USP_0595ce6e54b7c0deb661db8403d55cf5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27022024-133347
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.Untitled in englishCaminhõesFreight transportLinear programmingProgramação linearTransporte de cargaTrucksO objetivo deste trabalho é propiciar ao Operador Logístico, atuante no segmento de transportes, um planejamento ótimo para gestão e dimensionamento de uma frota de caminhões tanques especializados em transporte a granel. A pesquisa realizada para essa Dissertação de Mestrado propõe métodos para promover o aproveitamento de rotas compostas viáveis sob o ponto de vista operacional e de compatibilidade entre os produtos transportados, buscando minimizar os custos de transporte e otimizando a utilização de cada caminhão transportando carga, diminuindo assim seu deslocamento improdutivo. A proposta consiste na elaboração de um modelo de programação linear, baseado em alterações do modelo clássico de transportes, que aborda todas as características técnicas, operacionais e econômicas do transporte de cargas perigosas, e sua implementação num caso real com uma significativa base de dados. Visando dar maior consistência ao método, introduz-se uma heurística que contempla as janelas de tempo impostas pelas restrições do mercado. Os resultados obtidos demonstram a eficácia da proposta, a medida que com a implementação das rotas compostas traz, para a base de dados considerada, efetiva redução de distância total percorrida e da frota utilizada, e conseqüente aumento da produtividade. A materialização dos ganhos apontados com composição de rotas depende da atuação do Operador Logístico, cuja atuação é discutida nesse trabalho e que deve interagir nos processos técnicos, econômicos e na integração do transporte de todos os produtos envolvidos.The present dissertation intend to provide for the Logistics Operator, which also operates in a cargo transport Market, an ideal planning to manage and evaluate a specialised fleet of tank trucks. The research (that) was developed for this dissertation presentes methods to achieve the utilization of possible composed routes from an operational point of view and compatibility between transported products, seeking for the minimum transpoirtation cost, in order to get the maximum productivity of each truck transporting cargo, in addition reducing the truck travel without cargo. The ai mis to develop a linear program model, which considers all technical, operational, and economics characteristics from dangerous cargo transport, furthermore the application of this model in a real case study, whose has got an expressive data base. To effective the advantages is necessary more then composse routes, but also interaction of Logistics Operator with technical and economic process, and seek for integrating all products are involved.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosTacla, Douglas1999-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27022024-133347/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:47Zoai:teses.usp.br:tde-27022024-133347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
Untitled in english
title Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
spellingShingle Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
Tacla, Douglas
Caminhões
Freight transport
Linear programming
Programação linear
Transporte de carga
Trucks
title_short Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
title_full Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
title_fullStr Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
title_full_unstemmed Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
title_sort Estudo para otimização de rotas no transporte rodoviário de cargas granelizadas na indústria química.
author Tacla, Douglas
author_facet Tacla, Douglas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botter, Rui Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Tacla, Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Caminhões
Freight transport
Linear programming
Programação linear
Transporte de carga
Trucks
topic Caminhões
Freight transport
Linear programming
Programação linear
Transporte de carga
Trucks
description O objetivo deste trabalho é propiciar ao Operador Logístico, atuante no segmento de transportes, um planejamento ótimo para gestão e dimensionamento de uma frota de caminhões tanques especializados em transporte a granel. A pesquisa realizada para essa Dissertação de Mestrado propõe métodos para promover o aproveitamento de rotas compostas viáveis sob o ponto de vista operacional e de compatibilidade entre os produtos transportados, buscando minimizar os custos de transporte e otimizando a utilização de cada caminhão transportando carga, diminuindo assim seu deslocamento improdutivo. A proposta consiste na elaboração de um modelo de programação linear, baseado em alterações do modelo clássico de transportes, que aborda todas as características técnicas, operacionais e econômicas do transporte de cargas perigosas, e sua implementação num caso real com uma significativa base de dados. Visando dar maior consistência ao método, introduz-se uma heurística que contempla as janelas de tempo impostas pelas restrições do mercado. Os resultados obtidos demonstram a eficácia da proposta, a medida que com a implementação das rotas compostas traz, para a base de dados considerada, efetiva redução de distância total percorrida e da frota utilizada, e conseqüente aumento da produtividade. A materialização dos ganhos apontados com composição de rotas depende da atuação do Operador Logístico, cuja atuação é discutida nesse trabalho e que deve interagir nos processos técnicos, econômicos e na integração do transporte de todos os produtos envolvidos.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27022024-133347/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27022024-133347/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256538300809216