A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Marli Batista
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-29102010-125844/
Resumo: Este trabalho discute a obra pedagógica musical de H.Villa-Lobos contida nos cinco volumes editados para uso no Canto Orfeônico (Guia Prático, Solfejos - volumes 1 e 2 e Canto Orfeônico - volumes 1 e 2) sob o ponto de vista da pedagogia musical; não é focado, em primeiro plano, nas questões ideológicas do Canto Orfeônico, nem pretende recomendar a aplicação dessa política educacional nos dias atuais. A proposta principal é apresentar uma análise do material selecionado, arranjado, composto e editado por Villa-Lobos para o Canto Orfeônico, para uma possível utilização no processo de ensino musical, face à importância do compositor e desse segmento de sua obra. A partir da análise pedagógica, são apresentadas sugestões de cunho didático relacionadas à metodologia de ensino musical relacionada com a priorização da atividade. Considerando o objetivo principal deste trabalho, que é sugerir uma organização didática para a utilização das canções e solfejos contidos nos cinco volumes analisados, são estabelecidos os critérios adotados, bem como os instrumentos utilizados para tanto. São abordados os precedentes do movimento do Canto Orfeônico e as personagens que influenciaram Villa-Lobos na preparação de sua obra pedagógica. Os textos que serviram de base para o trabalho foram os cinco volumes da edição Vitale e os quatro volumes do Guia Prático pela editora ABM - Academia Brasileira de Música (FUNARTE-ABM, último trimestre de 2009). O primeiro capítulo refere-se ao contexto da criação da obra pedagógica de Villa-Lobos e o segundo capítulo apresenta as análises das peças contidas nos cinco volumes em questão.
id USP_72d66f5f87072e7cb9ca3a8d49045987
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29102010-125844
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no BrasilA obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no BrasilCanto OrfeônicoChoral Music (Canto Orfeônico)DidacticDidáticaEducação MusicalMusical EducationMusical PedagogyPedagogia MusicalSolfegeSolfejoEste trabalho discute a obra pedagógica musical de H.Villa-Lobos contida nos cinco volumes editados para uso no Canto Orfeônico (Guia Prático, Solfejos - volumes 1 e 2 e Canto Orfeônico - volumes 1 e 2) sob o ponto de vista da pedagogia musical; não é focado, em primeiro plano, nas questões ideológicas do Canto Orfeônico, nem pretende recomendar a aplicação dessa política educacional nos dias atuais. A proposta principal é apresentar uma análise do material selecionado, arranjado, composto e editado por Villa-Lobos para o Canto Orfeônico, para uma possível utilização no processo de ensino musical, face à importância do compositor e desse segmento de sua obra. A partir da análise pedagógica, são apresentadas sugestões de cunho didático relacionadas à metodologia de ensino musical relacionada com a priorização da atividade. Considerando o objetivo principal deste trabalho, que é sugerir uma organização didática para a utilização das canções e solfejos contidos nos cinco volumes analisados, são estabelecidos os critérios adotados, bem como os instrumentos utilizados para tanto. São abordados os precedentes do movimento do Canto Orfeônico e as personagens que influenciaram Villa-Lobos na preparação de sua obra pedagógica. Os textos que serviram de base para o trabalho foram os cinco volumes da edição Vitale e os quatro volumes do Guia Prático pela editora ABM - Academia Brasileira de Música (FUNARTE-ABM, último trimestre de 2009). O primeiro capítulo refere-se ao contexto da criação da obra pedagógica de Villa-Lobos e o segundo capítulo apresenta as análises das peças contidas nos cinco volumes em questão.This paper discusses the musical pedagogical work of H.Villa-Lobos contained in the five volumes edited for use in Canto Orfeônico (\"Guia Prático, Solfejos\" - volumes 1 e 2 and \"Canto Orfeônico\" - volumes 1 and 2) of the musical pedagogy point of view; it is not focused, in first plan, the ideological questions of Canto Orfeônico, nor intends to recommend the implementation of educational policy in the current days. The main purpose is to present an analysis of the selected, arranged, composed material and edited by Villa-Lobos for Canto Orfeônico, for a possible use in the process of musical education, given the importance of the composer and this segment of his work..From this pedagogical analysis, suggestions are presented related to the didactic methodology of music education related to the prioritization of activity. Considering the main objective of this work, which is to suggest a didactic organization for the use of the songs and solfeges contained in the five analyzed volumes, the adopted criterias are established, as well as the instruments used for both . The precedents of the movement of the Canto Orfeônico who had influenced Villa-Lobos in the preparation of his pedagogical work and also the characters are registered. The texts that served as the basis for this work were the five-volume edition of Vitale and four volumes of the Practical Guide by ABM - Brazilian Academy of Music (FUNARTE-ABM, the last semester of 2009). The first chapter refers to setting up the educational work of Villa-Lobos and the second chapter presents the analysis of the parts contained in five volumes in question.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRamos, Marco Antonio da SilvaÁvila, Marli Batista2010-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-29102010-125844/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-29102010-125844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
title A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
spellingShingle A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
Ávila, Marli Batista
Canto Orfeônico
Choral Music (Canto Orfeônico)
Didactic
Didática
Educação Musical
Musical Education
Musical Pedagogy
Pedagogia Musical
Solfege
Solfejo
title_short A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
title_full A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
title_fullStr A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
title_full_unstemmed A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
title_sort A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
author Ávila, Marli Batista
author_facet Ávila, Marli Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Marco Antonio da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Marli Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Canto Orfeônico
Choral Music (Canto Orfeônico)
Didactic
Didática
Educação Musical
Musical Education
Musical Pedagogy
Pedagogia Musical
Solfege
Solfejo
topic Canto Orfeônico
Choral Music (Canto Orfeônico)
Didactic
Didática
Educação Musical
Musical Education
Musical Pedagogy
Pedagogia Musical
Solfege
Solfejo
description Este trabalho discute a obra pedagógica musical de H.Villa-Lobos contida nos cinco volumes editados para uso no Canto Orfeônico (Guia Prático, Solfejos - volumes 1 e 2 e Canto Orfeônico - volumes 1 e 2) sob o ponto de vista da pedagogia musical; não é focado, em primeiro plano, nas questões ideológicas do Canto Orfeônico, nem pretende recomendar a aplicação dessa política educacional nos dias atuais. A proposta principal é apresentar uma análise do material selecionado, arranjado, composto e editado por Villa-Lobos para o Canto Orfeônico, para uma possível utilização no processo de ensino musical, face à importância do compositor e desse segmento de sua obra. A partir da análise pedagógica, são apresentadas sugestões de cunho didático relacionadas à metodologia de ensino musical relacionada com a priorização da atividade. Considerando o objetivo principal deste trabalho, que é sugerir uma organização didática para a utilização das canções e solfejos contidos nos cinco volumes analisados, são estabelecidos os critérios adotados, bem como os instrumentos utilizados para tanto. São abordados os precedentes do movimento do Canto Orfeônico e as personagens que influenciaram Villa-Lobos na preparação de sua obra pedagógica. Os textos que serviram de base para o trabalho foram os cinco volumes da edição Vitale e os quatro volumes do Guia Prático pela editora ABM - Academia Brasileira de Música (FUNARTE-ABM, último trimestre de 2009). O primeiro capítulo refere-se ao contexto da criação da obra pedagógica de Villa-Lobos e o segundo capítulo apresenta as análises das peças contidas nos cinco volumes em questão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-29102010-125844/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-29102010-125844/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257488438591488